Aeróbica para crianças: você conhece seus benefícios?

· 23 de janeiro de 2019
Os pequenos adoram dançar! A aeróbica para crianças é um esporte muito completo, graças ao qual, além de se exercitar, elas vão socializar com outras crianças.

A aeróbica para crianças é uma atividade muito completa e que pode servir para despertar amor pelo esporte em geral. Também trará outros benefícios, como o valor do esforço e do trabalho em equipe. É uma atividade muito divertida, e nós falaremos mais sobre ela a seguir.

Uma atividade muito completa

Pouco a pouco, a aeróbica para crianças vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Isso se deve principalmente ao fato de que é uma atividade que combina música e diversão através de exercícios que estimulam as brincadeiras, a expressão e a criatividade.

Em relação à idade, a aeróbica é uma das atividades que qualquer pessoa pode fazer, entre outras coisas, porque contém uma grande variedade de exercícios que podem ser adaptados para cada um.

Assim, aulas de aeróbica são muito diferentes para crianças e adultos. As crianças mais novas precisarão de exercícios especiais que, além de queimar calorias e tonificar o corpo, ajudem a relaxar e a se divertir em equipe.

No entanto, a melhor condição física que adquirem com isso é muito importante. A atividade aeróbica irá ajudar as crianças a gastar energia e dormir melhor. Além disso, ajuda a prevenir doenças, como as doenças cardiovasculares.

Para as crianças que são mais avessas ao esporte, a rotina de exercícios aeróbicos terá que chamar sua atenção, o que nem sempre é fácil. Normalmente, os monitores começam com o aquecimento e incentivam os pequenos a se integrarem na atividade física.

Aeróbica para crianças

Dicas para as crianças se motivarem com a aeróbica

Um primeiro passo para as crianças se integrarem na aeróbica é aprender a dançar em casa. Nesse sentido, é importante ajudá-las a desenvolver um amor pela música e pela dança.

Atmosfera musical

Uma das mudanças mais simples de realizar é a criação de um ambiente musical em casa, especialmente no quarto da criança.

Para conseguir isso, alguns brinquedos musicais podem ser colocados no quarto, como caixas de música ou uma guitarra de brinquedo.

A dança em casa

Outra boa recomendação é que os pais toquem música em casa sempre que puderem e que as crianças os assistam dançar ao som da música.

Por exemplo, ao fazer as tarefas da casa, o uso da música atrairá os pequenos para colaborar e eles se divertirão ao mesmo tempo.

Gostos musicais

Também é muito importante que os pais ajudem as crianças a descobrir e encontrar seus próprios gostos musicais.

Da mesma forma, professores em sala de aula podem tentar fazer vários grupos com diferentes estilos musicais. A ideia central é que a criança se sinta confortável na hora de dançar e descubra se gosta ou não.

Aeróbica para crianças

Vantagens proporcionadas pela aeróbica para crianças

1. Desenvolvimento psicomotor

Entre as principais vantagens da prática da aeróbica para crianças está o fato de que, as crianças desenvolverão suas habilidades ao máximo, incluindo a psicomotora.

Nesse sentido, o controle, a resistência e a destreza associadas à capacidade física aumentarão. Da mesma forma, as crianças começam, a partir disto, a ter consciência do próprio corpo.

2. Coordenação motora

A aeróbica, tanto na versão infantil quanto na adulta, melhora muito a coordenação motora de quem a pratica. Entre outras coisas, por ser necessário aprender a coreografia ao ritmo das músicas.

É uma atividade que requer concentração e atenção para cada um dos passos, tempos e repetições.

3. Aspecto da integração social

Entre os grandes benefícios da aeróbica está a sociabilidade que ela incentiva. É essencial que a criança seja integrada em grupos e conheça outras crianças. Sendo uma atividade de grupo, seu filho poderá fazer amigos facilmente e em um ambiente muito saudável.

Essa integração social vai gerar autoconfiança na criança, o que terá um impacto positivo em outros aspectos de sua vida. Isso certamente terá um impacto no seu futuro.

4. Agilidade

Por fim, entre as vantagens dessa atividade esportiva está a agilidade. Praticar aeróbica melhora a percepção do espaço, o equilíbrio e o maior controle do corpo.

Como você pode ver, a aeróbica é uma das atividades físicas mais recomendadas para as crianças porque, através de uma rotina divertida, com música e dança como protagonistas, elas desenvolverão todas as suas habilidades.

  • SANTOS, C. R. dos, SILVA, C. C. da, DAMASCENO, M. L., MEDINA-PAPST, J., & MARQUES, I. (2015). Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300497
  • Neris, Karla C, ristina F., Tkac, C. M., & Braga, R. K. (2012). a Influência Das Diferentes Práticas Esportivas No Desenvolvimento Motor Em Crianças. ACTA BRASILEIRA DO MOVIMENTO HUMANO – Revista de Educação Física.