5 dicas para criar uma área de estudo em casa

05 Novembro, 2020
Você quer saber como criar uma área de estudo perfeita para os seus filhos? A seguir, vamos dar algumas dicas. Tome nota de todas as ideias!

Com o início do ano letivo, ainda mais levando em consideração a situação atual que vivemos ao redor do mundo, é importante que as crianças tenham uma área de estudo em casa onde possam fazer a lição, revisar o conteúdo ou, se necessário, acompanhar as aulas on-line.

De fato, de acordo com os especialistas em psicologia infantil e juvenil do Gabinete Psicodiagnosis, um dos fatores fundamentais para motivar as crianças academicamente é proporcionar um local de estudo adequado, que seja silencioso, livre de distrações, bem iluminado e ventilado.

Além disso, existem outras dicas que devem ser levadas em consideração ao criar uma área de estudo em casa. Você quer saber quais são elas? Vamos falar sobre isso nas linhas a seguir.

5 dicas para criar uma área de estudo em casa

dicas para criar uma área de estudo em casa

1. Escolher uma boa escrivaninha

Escolher uma boa escrivaninha é essencial para criar um espaço adequado para estudar em casa. Seu tamanho deve ser proporcional ao da criança, isto é, a mesa deve ficar na altura do peito dela.

Além disso, é conveniente que seja grande, para que a criança possa colocar sobre ela o material necessário para o estudo, e que seja resistente, para que possa aguentar vários anos letivos em perfeito estado.

2. Ter uma cadeira ergonômica

Outro móvel indispensável em uma área de estudo é a cadeira. Recomenda-se que ela seja ergonômica, para que a criança possa passar muitas horas sentada sobre ela, enquanto mantém uma boa postura corporal.

Se o aluno tende a ficar inquieto, é preferível que a cadeira não tenha rodas, para evitar, na medida do possível, brincadeiras e movimentos desnecessários.

3. Ter um computador disponível e uma boa conexão com a Internet

Atualmente, em plena era da digitalização, o computador é uma ferramenta básica para a boa realização das tarefas acadêmicas, principalmente nas séries superiores. Por isso, é importante que a área de estudo contenha um computador com acesso a uma boa conexão de internet.

Para evitar problemas de visão, é conveniente que o computador seja colocado sobre a mesa com a tela a um braço de distância em relação à criança.

4. Ter móveis suficientes para armazenar e organizar o material escolar

Toda área de estudo deve ter prateleiras, gavetas e caixas suficientes para guardar e organizar o material escolar necessário para a realização das tarefas acadêmicas (livros, cadernos, anotações, lápis, etc.). Dessa forma, o pequeno terá tudo ao seu alcance para sua utilização ou possível consulta.

5. Decorar a área de estudo de acordo com os gostos da criança

A princípio, a área de estudo é criada com a intenção de que a criança passe muitas horas nela e, portanto, deve ser confortável para que ela se sinta à vontade. Dessa forma, é importante que o próprio estudante escolha parte da decoração, dando seu toque pessoal.

Por exemplo, ele pode escolher a cor dos móveis, a cor das paredes, pendurar os próprios desenhos, colocar cartazes ou gravuras decorativas que o motivem, etc.

dicas para criar uma área de estudo em casa

A importância de criar uma boa área de estudo em casa

Para que uma criança se torne um bom aluno, é fundamental que ela adquira e internalize bons hábitos de estudo desde pequena. Um aspecto muito importante para que isso aconteça é contar com uma área de estudo apropriada em casa.

Esse espaço pode ser localizado no quarto, na sala, no escritório ou até mesmo na cozinha, desde que o lugar reúna as características necessárias para ser considerado ideal para o estudo.

Além disso, se você tiver espaço suficiente, é possível criar vários cantos na área de estudo: um para leitura, outro para o computador, outro para o artesanato… Apesar disso, a amplitude do local é uma questão secundária. O que é realmente fundamental é que o pequeno saiba que tem um local específico em casa onde poderá fazer as tarefas escolares nas melhores condições possíveis.