5 dicas para fazer do quarto das crianças um espaço multitarefa ideal

28 Setembro, 2020
O quarto das crianças é o espaço da casa onde os pequenos passam mais tempo ao longo de suas vidas.

Sem dúvida, um dos espaços mais importantes da sua casa quando você tem um filho é o quarto dele. Sem dúvida, o quarto das crianças é um dos lugares nos quais elas mais vão passar o tempo, fazendo também diversas atividades, de modo que é importante criar um espaço multitarefa confortável e que as inspire.

O quarto das crianças é o espaço em que elas devem se sentir seguras. Além disso, também deve ser um local totalmente personalizado, próprio e pessoal. No quarto, elas não vão apenas dormir, também vão brincar e fazer a lição de casa, além de outras atividades diversas, de modo que é interessante aproveitar esse espaço ao máximo.

Por isso, a seguir, vamos mostrar uma seleção de ideias para aproveitar o quarto das crianças ao máximo e, assim, transformá-lo em um espaço multitarefa ideal.

Dicas para fazer do quarto das crianças um espaço multitarefa 

dicas para fazer do quarto das crianças um espaço multitarefa ideal

1. Não importa o tamanho do espaço, e sim a sua organização

Todos sabemos que uma criança não será capaz de fazer as mesmas atividades em um local com grandes dimensões do que em outro menos espaçoso.

No entanto, graças às redes sociais, estamos vendo no mundo da decoração e da organização de casas como tirar o máximo proveito de espaços pequenos.

Portanto, a primeira dica que você deve levar em consideração ao criar ou organizar o quarto das crianças é o fato de que o espaço é importante. Porém, ainda mais importante é saber tirar proveito dele sem sobrecarregá-lo.

2. A cama, o elemento principal do quarto das crianças

Um bom descanso é essencial para o desenvolvimento infantil. Portanto, as crianças devem descansar em uma cama prática e confortável. Nesse sentido, ao escolher uma cama nova, se possível, recomendamos contar com a ajuda das próprias crianças, se elas já tiverem autonomia suficiente.

Ao torná-las partícipes das decisões tomadas, elas se sentirão muito mais seguras e vão perceber esse espaço como algo muito mais pessoal e próprio.

Atualmente, os diversos tipos de camas para crianças permitem que elas durmam em barracas de camping, fortes, castelos ou tendas, como os índios.

3. A iluminação

Outro aspecto que devemos levar em consideração para criar um espaço multitarefa no quarto das crianças é a iluminação. Quanto mais luz natural puder entrar no quarto das crianças, melhorNo entanto, em muitas ocasiões, isso não é possível em maior ou menor grau, e se torna necessário usar a iluminação artificial.

Devemos incluir, no mínimo, uma luz embutida no teto, bem como uma luminária no espaço da mesa ou escrivaninha para a fase em que elas precisarem fazer as tarefas escolares.

dicas para fazer do quarto das crianças um espaço multitarefa ideal

Uma das últimas tendências para a decoração infantil é a inclusão de guirlandas de luzes na cama da criança ou na parede, para trazer ao espaço um ambiente diferente.

Outras dicas para o quarto do seu filho

4. Áreas diferenciadas para uma maior organização no quarto das crianças

A diferenciação de áreas no quarto das crianças também permitirá que ela aprenda a diferenciar atividades tão essenciais quanto as tarefas escolares das brincadeiras. Portanto, é essencial determinar bem os espaços de jogo, o tempo de sono e o horário das tarefas escolares, entre muitas outras coisas.

Um dos objetos que melhor define essas áreas são os tapetes, pois são ideais para áreas como o espaço de jogos ou o local utilizado para ler livros.

5. A roupa de cama também faz parte desse espaço

Os acessórios dos quartos das crianças também são essenciais para determinar um espaço divertido e confortável. É por isso que a roupa de cama, algo de destaque nos quartos, deve desempenhar um papel essencial no caso dos quartos dos pequenos.

Você pode brincar com isso de acordo com a época do ano ou a estação, ou ainda brincar com as cores, dependendo de outras que já estejam presentes no quarto, como, por exemplo, a cor da parede ou dos móveis.