Dicas de mães que vão facilitar sua vida

· 3 de fevereiro de 2018
Se você precisa de ajuda para colocar ordem na sua atarefada rotina de mãe, neste artigo oferecemos à você alguns conselhos que podem ser de grande ajuda.

Em um trabalho como o da maternidade, tão intenso e cheio de detalhes, será útil ouvir algumas dicas de mães para mães. Cada conselho vai ajudar você a otimizar o tempo das tarefas em casa e tornar seu dia a dia um pouco mais fácil.

Há duas formas de fazer as coisas: a prática e a complicada. Essas são as maneiras mais simples de desenvolver as tarefas que aparecem no dia a dia em casa. Tome nota e comece a simplificar suas dinâmicas familiares.

Dicas de mães que vão facilitar sua vida

  1. No começo de cada semana, escolha cinco roupas para cada um dos seus filhos. Coloque essas roupas em compartimentos separados do armário. Assim, você não vai perder muito tempo escolhendo todos os dias.
  2. Recicle elementos como as caixas dos ovos ou os rolos de papel higiênico. Você nunca sabe quando vai precisar dessas coisas para tarefas escolares. Além disso, com um pouco de tinta e criatividade também servem como organizadores.

Inclua seu companheiro e seus filhos nas tarefas de limpeza. Uma boa dica para incentivar as crianças é fazer parecer que cada atividade é uma corrida contra o tempo. As crianças adoram competir e, ao mesmo tempo, vão aprender um pouco de disciplina em casa.

“Desde a organização da roupa das crianças até a preparação das refeições, tudo pode se transformar em uma missão mais fácil”

  1. Coloque proteções de plástico ou de borracha embaixo dos lençóis para não ter um desastre em caso de acidentes noturnos. Se o colchão estiver protegido e seu filho fizer xixi na cama, o colchão vai ficar perfeitamente seco e você apenas terá que trocar o lençol.
  2. Promova condutas de valor e bons modos. Tenha em mente que as crianças aprendem com o exemplo. Dizer “por favor”, “obrigado(a)” ou “bom dia” vai ajudá-las a ver que são frases simples, mas necessárias.
dicas de mães

  1. Coloque todos os brinquedos e materiais escolares em recipientes individuais e etiquetados. Essa simples ação vai estimular a organização e permitir que cada coisa tenha seu espaço.
  2. Use músicas para estimular hábitos de limpeza e higiene pessoal. Mesmo que você ache um pouco bobo, inventar uma rima para o momento da higiene pessoal vai ajudar as crianças a compreender qual é o momento adequado para cada ação. Você também pode tentar colocar uma música que as motive e, assim, mantê-las entretidas enquanto realizam essas ações.

“Para os pais, os filhos não são um brinquedo nem a realização da sua necessidade de viver nem substitutos das suas ambições insatisfeitas. Os filhos são a obrigação de formar seres felizes.”

-Simone de Beauvoir-

Além disso…

Use um relógio ou cronômetro para controlar a rotina diária. Se seus filhos quiserem usar o mesmo brinquedo, ative o cronômetro. Se você quiser estabelecer um tempo limite para o banho ou a tarefa, coloque um alarme. Você vai ver como assim se aproveita o máximo de cada atividade.

  1. Separe momentos para descansar. Em uma profissão tão atarefada quanto a de ser mãe, se você não descansar, vai entrar em colapso. Se você quiser desfrutar plenamente da maternidade, também prepare um espaço para você que te permita relaxar e fazer o que quiser.
dicas de mães

  1. Tenha à mão alguns audiolivros ou histórias contadas para acompanhar suas viagens familiares. Seja no caminho da escola ou na próxima viagem de férias, uma história divertida pode manter seus filhos distraídos e felizes.
  2. Tenha separado uma coleção de tesouras, cola, papéis coloridos, algodão, tecido, adesivos, lápis de cor, tintas, etiquetas e canetas. Cada tarefa dos seus filhos é uma oportunidade para fazer a melhor obra de arte.

O propósito dessas dicas de mães é ajudar você a encontrar alternativas para realizar as mesmas atividades de maneiras mais simples, sem se desgastar em excesso. Coloque essas dicas de mães em prática!