A importância de criar hábitos de higiene pessoal desde criança

Os hábitos de higiene pessoal são imprescindíveis para adultos e crianças, pois é um tema que envolve a saúde. Está comprovado que as pequenas ações que constituem a higiene pessoal evitam doenças causadas por vírus e bactérias. Dessa maneira, os riscos de contrair doenças diminui.

Um hábito se adquire com o tempo. Para que uma ação se transforme em hábito, ela deve ser repetida muitas vezes. Somente assim vai entrar na sua rotina. Por isso, é fundamental que as crianças aprendam desde cedo os hábitos de higiene pessoal. Se uma criança se acostumar com essas práticas, esse costume vai permanecer durante toda sua vida.

O que é a higiene pessoal?

Entende-se por higiene pessoal as ações com as quais uma pessoa cuida da sua higiene e da sua aparência. O objetivo é, por um lado, evitar contrair doenças e, por outro, ter uma convivência harmoniosa em sociedade. Cuidar da própria higiene é responsabilidade de cada um. Por esse motivo, o ambiente familiar é o primeiro lugar em que uma criança aprende a cuidar da sua higiene.

“A atenção com o desenvolvimento de hábitos de higiene pessoal desde criança é uma missão dos pais”

Com as práticas diárias e o exemplo, os pais devem ensinar aos pequenos como higienizar cada parte do corpo. Esses momentos dedicados aos hábitos de higiene pessoal devem ser prazerosos, de maneira que a criança goste de realizá-los. Frequentemente, os pais inventam várias estratégias para deixar esses momentos divertidos.

As escolas também contribuem na formação desses hábitos. Dessa maneira, escola e família estão unidas nessa causa em comum. O fato de serem estimuladas nesses contextos das suas vidas faz com que as crianças prestem mais atenção aos hábitos de higiene pessoal.

hábitos de higiene pessoal

Quais são os hábitos de higiene pessoal mais importantes?

Para que as crianças desenvolvam hábitos de higiene pessoal, é necessário que consigam pensar em cada parte do corpo separadamente. Organizar uma rotina de higiene diária vai ajudar a criança a se acostumar a isso.

As ações básicas que as crianças devem realizar são:

1 – Tomar banho diariamente

Quando a criança toma banho, ela elimina da pele as toxinas e os restos de sujeira acumulados durante o dia. O momento mais adequado para tomar banho é à noite, antes de se deitar. Além de higienizar, o banho contribui para que a criança relaxe e durma melhor. No entanto, também não se pode abusar dos banhos, principalmente em lugares com temperaturas muito baixas.

O banho é um bom momento para mostrar para a criança como lavar cada parte do corpo, da cabeça aos pés, sem se esquecer das orelhas, das axilas e das partes íntimas. Além disso, é necessário ensinar que todo banho termina com uma boa secagem do corpo.

2 – Pentear e lavar o cabelo

O cabelo fica sujo com muita facilidade devido ao pó no ar. Manter o cabelo limpo e livre de lêndeas e piolhos é uma medida necessária. Os piolhos provocam coceira e podem causar dores de cabeça, mal-estar e irritabilidade. Além disso, impedem que as crianças descasem adequadamente, já que a sensação de desconforto não para até que os pequenos estejam dormindo.

3 – Lavar frequentemente as mãos com água e sabão

Esse é um dos hábitos de higiene pessoal mais importantes! Com essa ação, é possível prevenir doenças como a tuberculose, a pneumonia, a cólera, a gripe e as infecções respiratórias.

A UNICEF reconhece que mais de 50% das doenças e mortes de crianças pequenas são provocadas por germes provenientes de matéria fecal, que são transmitidos ao comer alimentos com as mãos sujas. Exigir que as crianças lavem as mãos ao chegar em casa, antes de comer e depois de ir ao banheiro é se preocupar com a saúde delas.

hábitos de higiene pessoal

4 – Ao lavar as mãos, as unhas devem receber tratamento especial

Muitas vezes nós nos descuidamos das unhas. Mantê-las cortadas e bem limpas vai evitar que se tornem depósitos de bactérias e vírus. É conveniente ensinar às crianças como limpar suas unhas com uma escova de cerdas macias, especiais para esse cuidado de higiene pessoal.

5 – Escovar os dentes após cada refeição

É recomendável escovar os dentes depois de cada uma das refeições importantes do dia ou, pelo menos, duas vezes por dia. Trata-se de uma medida imprescindível para evitar cáries, mau hálito e outros problemas dentários. Durante os primeiros anos de vida do seu filho, é importante que você o ajude a escovar os dentes corretamente. O ideal é que a partir dos 3 anos de idade a criança já saiba fazer isso sozinha. Além disso, é necessário explicar às crianças como se deve movimentar a escova para que todos os dentes fiquem limpos.

Trabalhar com as crianças para que elas interiorizem esses hábitos básicos de higiene pessoal vai contribuir para que mantenham uma boa saúde.

Recomendados para você