Dicas para disfarçar as cicatrizes das crianças
Na maioria dos lares na Venezuela existe uma planta de babosa cujo nome científico é Aloe vera, essa planta tem muitas propriedades curativas e seus cristais são usados para disfarçar as cicatrizes de crianças e adultos.
Uma planta especial
As plantas de aloe vera requerem muito poucos cuidados e são para muitos um recurso muito valioso em casa, pois suas propriedades e nutrientes podem ser aproveitados para usos tão diversos quanto melhorar a tosse com um xarope preparado em casa ou melhorar substancialmente o aspecto da pele.
Para usá-la, basta cortar uma folha da penca e descascar a pele até encontrar um cristal. A penca são as folhas da planta, que você deve deixar descansar por alguns minutos para que solte um líquido amarelado. Depois, descasque e coloque o cristal de aloe sobre a ferida ou cicatriz.
Existem também cremes cujo ingrediente ativo é aloe vera. Você pode usá-los com confiança. O segredo da babosa e dos remédios caseiros é a perseverança.
Outra boa dica — que é útil não só para cuidar da pele de uma cicatriz, mas em geral — é evitar se expor demais ao sol.
Remédios caseiros para melhorar as cicatrizes
Há quem use óleo de rosa mosqueta para remover marcas na pele. Há também quem use suco de pepino na área ou simplesmente massageie o rosto com fatias de pepino. Isso ajudará a remover marcas e refrescar a pele.
Você também pode usar uma bola de algodão para massagear a área afetada com clara de ovo. A clara de ovo tem poderosas qualidades curativas que podem ajudar a curar cicatrizes.
O mel é um ingrediente eficaz para suavizar e melhorar a aparência da pele. Aplique mel nas áreas afetadas pelas cicatrizes e massageie o rosto suavemente. Deixe agir por 20 minutos e lave a área onde aplicou.
Esfregar fatias de batata suavemente na pele e deixar descansar por 10 minutos irá clarear as marcas e manchas. Você deve lavar a área afetada.
Outra dica é misturar uma colher de sopa de suco de limão, mel, óleo de amêndoas e leite em uma tigela. Em seguida, você deve aplicar essa mistura na cicatriz que deseja clarear e deixar agir por 15 minutos, enxaguando a pele em seguida.
Tipos de cicatrizes
A pele é a cobertura externa que cobre todo o corpo. É um órgão anatômico e funcional complexo, ligado à fisiologia e patologia de todo o organismo. Está sujeito a múltiplas agressões, que podem ser de diferentes causas e natureza.
Os dermatologistas consideram as cicatrizes o resultado da cicatrização de uma ferida ou lesão. E como tal, há pessoas com maior ou menor tendência para desenvolver marcas.
No entanto, quanto mais jovem você for, mais fácil será a cicatrização e menos perceptível será a cicatriz.
De acordo com os dados extraídos de uma página especializada em dermatologia, existem diferentes tipos de cicatrizes dependendo se a alteração é da superfície, da cor ou afeta a função.
- Cicatrizes devido à alteração da superfície. Geralmente se desenvolvem semanas após a lesão. Caracteriza-se pela sua espessura e elevação e geralmente têm uma aparência avermelhada.
- Cicatrizes devido à descoloração. São aquelas que deixam a pele com um tom mais claro (hipopigmentado) ou mais escuro (hiperpigmentado) do que antes.
De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, as feridas podem levar até 2 anos para cicatrizar completamente, enquanto algumas nunca voltam ao normal.
Eles também afirmam que lesões muito pequenas e superficiais ou feridas se reparam espontaneamente sem deixar vestígios, enquanto lesões muito grandes com perda de tecido deixam cicatrizes enormes.
Quanto mais grave a ferida, mais complicada a cicatrização. É importante lembrar que as cicatrizes nunca podem ser completamente removidas, mas muitas podem ter seu aspecto melhorado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Wechter, D.G. (2020). Cómo curan las heridas. MedlinePlus. [Internet] Disponible en: https://medlineplus.gov/spanish/ency/patientinstructions/000741.htm#:~:text=Los%20vasos%20sangu%C3%ADneos%20se%20abren,de%202%20a%205%20d%C3%ADas.
- Dat AD, Poon F, Pham KBT, Doust J. Aloe vera for treating acute and chronic wounds. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012, Issue 2. Art. No.: CD008762. DOI: 10.1002/14651858.CD008762.pub2. Disponible en: https://www.cochrane.org/es/CD008762/WOUNDS_aloe-vera-para-el-tratamiento-de-heridas-agudas-y-cronicas