Massagens para aliviar as cólicas infantis: passo a passo
As técnicas de massagens contra as cólicas infantis são simples e podem ser feitas em casa por qualquer mãe ou pai. O alívio que chega através das mãos ajuda o bebê a relaxar. Você quer saber como fazê-las?
O que é a cólica infantil?
Antes de começar, é importante saber diferenciar se seu filho está sofrendo de cólicas infantis ou se apresenta algum outro desconforto. Por exemplo, alguma necessidade não atendida, como fome, sono ou se a fralda precisa ser trocada.
A cólica infantil é definida como crises de choro que duram mais de 3 horas por dia, duram pelo menos 3 dias e persistem por mais de 3 semanas.
Aqui estão algumas características que diferenciam este de outros tipos de choro:
- Iniciam de forma abrupta e sem causa aparente.
- O bebê fica tão irritado que é difícil confortá-lo.
- O tom do seu choro é mais alto e intenso do que o normal.
- O bebê contrai os músculos com mais intensidade. Por exemplo, cerra os punhos ou leva os braços em direção ao abdômen.
- Depois de alguns minutos ou horas, o problema se resolve espontaneamente.
Esses episódios ocorrem com mais frequência entre as duas primeiras semanas de vida e os 4 meses de idade, e as razões não estão cientificamente esclarecidas.
Como ajudar um bebê com cólicas?
Se seu filho sofre de cólicas infantis, você pode tentar algumas estratégias para ajudá-lo em casa.
É importante que você saiba que durante o momento mais agudo da crise, você deve tentar manter a calma. Os bebês percebem as emoções dos pais com muita clareza e, se você se sentir calma, será mais fácil transmitir esse estado para o seu bebê.
Enquanto chora, seu filho precisa da sua moderação, da sua serenidade e do seu acompanhamento.
Assim que o choro diminuir e o bebê estiver mais receptivo, você pode aplicar algumas massagens em seu abdômen, quadris e pernas. Dessa forma, você o ajuda a eliminar os gases que podem ter entrado em seu intestino durante a crise.
Massagens passo a passo
As massagens para o alívio das cólicas do bebê podem ser aplicadas pela mãe ou pelo pai, começando uma hora após a alimentação. A seguir, detalhamos o passo a passo de como realizá-las:
Prepare o espaço
Encontre um lugar confortável para sentar e deitar o bebê em uma superfície acolchoada. A temperatura do espaço deve ser amena, com luz fraca. Se você gostar, pode colocar uma música relaxante de fundo e um pouco de difusor aromático.
Organize os elementos necessários
Em primeiro lugar, lave as mãos, pois são o principal elemento da massagem. Suas unhas devem estar curtas o suficiente para não machucar o bebê.
Procure um meio de deslizamento, como óleo de amêndoas ou um creme seguro para bebês. Recomenda-se colocar uma toalha ou pano impermeável embaixo a criança, pois ela pode relaxar seus esfíncteres durante a massagem.
Prepare o bebê
Fale com ele, explique o que vocês vão fazer e por quê. Mesmo que ele ainda não esteja se expressando em palavras, seu filho estará mais bem preparado para a experiência se você avisar o que farão. Você também pode pedir a ele permissão para tirar a roupa e a fralda, para começar a transmitir a ideia de respeito pelo seu corpo.
Assim que o seu bebê estiver pronto, coloque-o no seu colo ou na superfície preparada para isso.
Comece com as massagens para cólicas
A sessão de massagem é o momento ideal para desfrutar da conexão e da proximidade com seu filho. É uma forma de acessar a comunicação não verbal, por meio do contato físico.
Para começar, experimente estas técnicas simples para ajudar a aliviar as cólicas:
- Comece com uma leve esfregada: o primeiro contato deve ser lento, superficial, semelhante a uma carícia. É a forma de avisar ao corpo do bebê que ele vai receber uma massagem. Com a palma da mão ou dos dedos (se o bebê for muito pequeno), percorra o abdômen do seu filho. Aproveite para passar o óleo ou o creme e gerar mais calor na área.
- Em seguida, algumas massagens lineares: trabalhe sobre a superfície delimitada entre as costelas e o púbis do bebê. Com 2 ou 3 dedos você pode deslizar para baixo, alternando entre uma mão e a outra.
- Prossiga com massagens circulares ao redor do umbigo: no sentido horário, aplique uma leve pressão enquanto massageia.
- Simule um esvaziamento do abdômen: com a palma de uma das mãos, aplique uma leve pressão das costelas em direção ao púbis. Alterne o mesmo movimento com a outra mão.
- Mobilize as pernas, simulando o movimento da bicicleta: leve um joelho do bebê ao peito e depois o outro.
- Termine com um banho quente: após a massagem, complete o relaxamento com um banho. O simples fato de flutuar na água quente dará ao bebê uma enorme calma.
Algumas sugestões
Por fim, sugerimos que você verifique sua técnica de amamentação para evitar o acúmulo de gases que podem incomodar seu bebê. Além disso, ofereça contato físico com seu bebê sempre que ele precisar.
Também implemente rotinas familiares , tanto de alimentação, banho e descanso. Isso ajuda o pequeno a se familiarizar com o ritmo da casa e a diminuir seu estado de alerta. Da mesma forma, melhora o seu descanso.
As massagens são muito úteis, mas devem ser praticadas da forma correta: com movimentos delicados, pressões suaves e proporcionais ao tamanho do bebê. Se você não se sentir segura para fazer isso, procure um especialista em massagens, como um fisioterapeuta infantil.
Pode interessar a você...Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sommermeyer H, Krauss H, Chęcińska-Maciejewska Z, Pszczola M, Piątek J. Infantile Colic-The Perspective of German and Polish Pediatricians in 2020. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(19):7011. Published 2020 Sep 25. doi:10.3390/ijerph17197011. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7579643/
- Hernández Hernández A. ¿Qué hacemos con el cólico del lactante? Pediatría Integral 2017, 21(17):20-21. Disponible en: http://pehsu.org/wp/wp-content/uploads/31CongresoSEPEAP.pdf#page=20
- Castillo Ramírez, Marisol, and Katy Vargas Durán. Efectividad del masaje en el área abdominal para la reducción de los cólicos del lactante. Enfermería Actual de Costa Rica 32 (2017): 79-89. Disponible en: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-45682017000100079&script=sci_abstract&tlng=es
- Fustero Albero, Marta, and Ana Carmen Josefina Coarasa Liron De Robles. Masaje abdominal en los cólicos del lactante: Estudio de resultados.
- Villán Sáenz, Francisco. Tratamiento del cólico del lactante. Terapia manual craneal. 2019.
- Santivañez Ayala, Yvanna Luz. INTERVENCIONES NO FARMACOLÓGICAS EFICACES PARA EL ALIVIO DEL CÓLICO DEL LACTANTE. 2018.
- Navarro Cabrera, Candelaria Jacqueline. Eficacia de una intervención educativa para fomentar el método madre canguro en cólico del lactante. 2017.
- Manteiga Urbón, Jose Luis. Eficacia de las técnicas craneales de fisioterapia manual en el cólico del lactante: un proyecto de investigación. 2019.