5 dicas para escolher a mochila ideal

Aqui mostraremos as dicas para escolher a mochila ideal para o seu filho. Ser confortável, segura, resistente e lavável são algumas das considerações a ter em conta.
5 dicas para escolher a mochila ideal
Marcela Alejandra Caffulli

Escrito e verificado por a pediatra Marcela Alejandra Caffulli.

Última atualização: 29 setembro, 2022

Quando as crianças iniciam um novo ano letivo, elas ficam empolgadas em comprar seus suprimentos e, claro, uma mochila na qual possam carregar os materiais: livros, cadernos, lápis de cor e tudo o que for necessário nesse período. Mencionamos algumas dicas a ter em conta na hora de escolher a mochila ideal para o seu filho.

Ser confortável, fácil de transportar e ter vários bolsos e compartimentos para guardar objetos, são características que você deve considerar ao sair para comprar a mochila perfeita para o seu pequeno. Leia e aprenda mais!

Confira as dicas para escolher a mochila ideal

No mercado você encontra uma grande diversidade de mochilas. Elas podem ser grandes, pequenas, quadradas, arredondadas, com alças finas ou grossas, ou estampadas. Claro que tem para todos os gostos. A questão é: qual delas se adapta melhor às necessidades do seu filho? Leia estas dicas para saber qual comprar.

1. Escolha o tamanho e o peso certos

Escolher uma mochila com o peso e o tamanho certo é fundamental, não só para o conforto, mas também para proteger as costas e a cintura da criança.

Saber escolher a mochila ideal para o seu filho implica escolher um tamanho e peso adequados, que esteja de acordo com a sua anatomia. Lembre-se de que ele vai carregá-la todos os dias e é por isso que deve ser confortável e fácil de transportar. Se a criança for para a pré-escola ou educação infantil, sua mochila deve ser menor. As maiores são indicadas para quem frequenta o ensino fundamental.

Em relação ao tamanho, para proteger sua postura, é fundamental que a largura da mochila não seja maior que a largura dos ombros. Da mesma forma, não deve ultrapassar cinco centímetros abaixo da cintura.

Além disso, certifique-se de que o material com o qual é feita a mochila seja leve para que, ao incluir o material escolar, não pese tanto. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o peso que uma criança pode carregar não deve ultrapassar 15% do seu peso corporal.

Por exemplo, se seu filho pesa 30 quilos, ele não deve carregar um peso maior que 4,5 quilos. Mas se a criança for maior e pesar cerca de 54 quilos, o que ela vai carregar não deve ultrapassar 8 quilos. Quanto ao tempo de uso, da escola para casa e de casa para a escola, não deve ultrapassar meia hora.

2. Escolha mochilas com encosto ergonômico e alças ajustáveis

Um encosto ergonômico que se adapta às costas proporcionará maior conforto para a criança. Além disso, a criança poderá carregá-la sem inconvenientes ou danos físicos no futuro. Um encosto reforçado também ajudará a distribuir o peso.

Tão importante quanto o encosto são as alças. Procure que a mochila tenha duas alças e que estas possam ser ajustadas à altura da criança. É melhor optar por um modelo com alças grossas e acolchoadas para maior conforto nos ombros.

Se for uma mochila com rodinhas, deve-se avaliar se a criança se sente à vontade para andar com ela e se não tropeça. Caso contrário, descarte esta opção.

3. Prefira um modelo lavável e fácil de limpar

Na hora de escolher a mochila ideal, procure aquela com tecidos fortes para maior segurança e durabilidade. Existem alguns modelos feitos de tecido duro e que são resistentes a cortes.

Por outro lado, se algo preocupa as mães, é a questão da lavagem e manutenção. Não é necessário dizer que as crianças tendem a deixar sua mochila em todos os lugares, por isso tende a ficar muito suja. Nesse sentido, existem tecidos ou materiais que são laváveis e fáceis de limpar com um pano úmido.

Uma mochila com vários compartimentos é ideal para guardar tanto suprimentos, como um lanche ou uma garrafa de água em lugares diferentes.

4. Escolha uma mochila com vários compartimentos

Quanto mais bolsos e compartimentos a mochila tiver, mais distribuído será o peso e menos danos causará às costas. Além disso, permite que você organize muito melhor os itens em seu interior e seu filho os encontrará mais facilmente.

Lembre-se de que dentro a criança levará seus cadernos, sua lancheira e sua garrafa de água. Portanto, se tiver vários bolsos, poderá acomodar tudo em diferentes partes. Há também mochilas com bolsos de malha para guardar o copo de água.

5. Escolha as cores e desenhos que a criança gosta

Seu filho levará sua mochila para a escola todos os dias durante o ano letivo. Por isso, compre um modelo que seja do seu estilo e gosto, com as cores ou o motivo que ele mais gostar.

Se é uma criança que adora as aventuras da Patrulha Canina, escolha um mochila com a imagem dos filhotes resgatados da série de televisão. Se é uma menina que ama as princesas da Disney, certifique-se de que sua mochila tenha esse design. De qualquer forma, o melhor é que a própria criança acompanhe você  para escolher seu motivo favorito.

Uma mochila adaptada aos gostos e às necessidades da criança

Haverá sempre uma mochila confortável e segura adaptada às necessidades e gostos do seu pequeno. O que você tem que fazer é escolher bem. O segredo é buscar a melhor distribuição de peso para que não afete as costas e os ombros do seu filho.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gattoronchieri V. La postura correcta. Editorial De Vecchi; 2016. Disponible en: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=Y4prDQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP4&dq=elegir+la+mochila+para+el+colegio&ots=NbuRmblcst&sig=k0vwS8DkOIJEZqNS6FxMa3kBLV0#v=onepage&q&f=false
  • Monroy K. Relación del uso de mochila escolar y la dorsalgia del 3er y 4to grado de secundaria de la Institución Educativa Gran Amauta. Perú: Universidad Alas Peruanas: 2017. Disponible en: https://repositorio.uap.edu.pe/handle/20.500.12990/2931
  • Nole O, Torres L. Uso de la mochila escolar y su relación con el dolor de espalda en escolares de 4° y 5° de primaria de la I.E N° 2003 Libertador José de San Martín, 2018. Perú: Universidad Privada Norbert Wiener: 2019. Disponible en: http://repositorio.uwiener.edu.pe/handle/123456789/2788

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.