O que é a assembleia na educação infantil?

Na educação infantil, as rotinas são muito importantes porque são nelas que se estrutura a jornada escolar, e a montagem é uma delas. Falaremos neste artigo sobre seu funcionamento.
O que é a assembleia na educação infantil?

Última atualização: 09 fevereiro, 2022

Muitos pais certamente se perguntam: “O que é a assembleia na educação infantil?”. E, quase certamente, quem faz essa pergunta são aqueles pais que começam a levar seus filhos à pré-escola pela primeira vez.

A assembleia na educação infantil refere-se a um recurso e uma atividade em si, mas que, por sua vez, é composta por uma série de tarefas. Vamos ver o que é isso especificamente.

O que é a assembleia na educação infantil?

É uma metodologia que é desenvolvida diariamente nas escolas, tanto no início como no final do dia letivo. Seu principal objetivo é gerar um espaço de diálogo e reflexão entre as crianças e seu professor.

Com isso, implica uma disposição específica das crianças, que devem se sentar em círculo ou em U, como em uma assembleia, e contando com o professor como guia ou moderador.

Trata-se de motivar os pequenos a colocar em prática todos os dias, através de várias tarefas e atividades, o desenvolvimento de suas competências linguísticas, cognitivas e sociais.

Todos os dias, a assembleia permitirá que os pequenos se cumprimentem, reconheçam o dia da semana, conversem e contem sobre suas experiências e necessidades, e que os professores proponham as tarefas e atividades que realizarão durante o dia na escola.

O que é a assembleia na educação infantil?

As referidas atividades estarão relacionadas com a unidade didática ou os centros de interesse que estão sendo trabalhados em sala de aula. Ou, se a assembleia acontecer no final do dia, o tema serão as experiências de aprendizado.

Portanto, por meio de diversas atividades, a assembleia é proposta como metodologia para gerar nos alunos aprendizados relacionados à autonomia, à aquisição e ao uso correto da linguagem, à ampliação do vocabulário, com a internalização de normas e escuta ativa, ou seja, o respeito pela vez e pela palavra do outro.

Em suma, a assembleia estimula a expressão, a comunicação e a socialização, ajudando e motivando as crianças a participarem e a expressarem as suas experiências e emoções aos colegas e professores. Dessa forma, contribui para reforçar valores como companheirismo, solidariedade e empatia.

Quais benefícios a assembleia proporciona na educação infantil?

Em primeiro lugar, a assembleia é um evento eminentemente comunicativo. Dele decorrem os objetivos, na forma de acordo e consenso que regerá democraticamente o cotidiano escolar.

É um espaço para construir rotinas e práticas baseadas em regras de diálogo, alterando o sentido histórico da disciplina tradicional que ordenava as tarefas com base na superioridade. A assembleia fixa objetivos cujo cumprimento recai sobre a responsabilidade assumida pelos membros e grupos que na sua interação formam o grupo de alunos.

Tornase assim um espaço democrático, no qual as crianças expressam suas emoções, debatem e organizam a sala de aula, como um trabalho comunitário.

Na assembleia, elas aprendem a se colocar no lugar dos outros, praticam a escuta e a atenção, forjando sua personalidade.

Atividades realizadas em uma assembleia na educação infantil

A seguir estão algumas das atividades e tarefas que podem ser realizadas em uma assembleia.

Lista

Cada criança pode dizer bom dia e se apresentar. Uma atividade divertida ao fazer isso é pedir para os pequenos lembrarem aos colegas as vogais que estão presentes em seu nome.

Identificar a data

Em um calendário, os pequenos devem marcar o dia correspondente com círculos coloridos. Assim, eles estão aprendendo e revisando os números, e também aprendendo os meses do ano e sua ordem.

Contar aos colegas como foi o dia anterior

Os pequenos podem dizer se foram ao parque, contar histórias ou compartilhar o que jantaram na noite anterior, por exemplo. Essas informações podem ser usadas para apresentar uma atividade relacionada aos alimentos, seus tipos, de onde vêm e falar sobre a importância de se alimentar bem.

Fazer um registro climático

As crianças podem anotar em um diário específico para isso como está o dia, com sol, nuvens ou chuva, e até fazer desenhos. Elas também podem anotar e desenhar se estamos no verão, outono, inverno ou primavera, e assim aprender as estações do ano.

Lembrar as regras

As regras podem ser escritas em um cartaz ou parede com desenhos feitos pelos próprios alunos. Essas regras podem ser: cumprimentar ao entrar e sair da aula, levantar a mão para falar, esperar sua vez de falar, dizer se quer ir ao banheiro, agradecer, pedir desculpas e perdão, dar abraços, arrumar a sala depois de brincar, entre outros.

Falar sobre o que será aprendido no dia

Considerando a unidade didática ou o centro de interesse correspondente, podemos contar às crianças, por exemplo, que hoje elas vão conhecer alguns animais que vivem na água. Em seguida, fazendo perguntas como: “Você conhece algum?”, “Você sabe como eles respiram?”, “Você acha que eles são grandes?”

Essas perguntas podem ser usadas para descobrir o conhecimento prévio das crianças sobre o assunto. E pode ser uma atividade válida para todos os dias e todos os tópicos, unidades didáticas, trabalhos por centros de interesse que são trabalhados.

O que é a assembleia na educação infantil?

Mais atividades que acontecem em uma assembleia na educação infantil

Distribuir tarefas e organizar o grupo

Uma boa ideia é distribuir tarefas, mesmo que sejam simples como: “Ivan, você pode ficar de olho e avisar quando seus colegas quiserem falar?”, ou “Clara, hoje você é responsável por manter a lousa bem limpa”.

É sempre bom que as crianças assumam alguma responsabilidade e sejam elogiadas se forem bem depois que o dia escolar terminar.

Armazenar e organizar tudo em seu lugar

Como a assembleia também é válida para encerrar o dia letivo, uma atividade que pode ser feita antes de sair da aula é uma rotina de pedidos diários. No ritmo de uma música, os pequenos devem arrumar e organizar os brinquedos, ordenar as cadeiras, pegar coisas do chão, procurar suas mochilas e casacos, etc.

O que considerar no que diz respeito à assembleia na educação infantil

A duração e as características da assembleia na educação infantil vão depender da peculiaridade do grupo de alunos. Com isso, a assembleia deve ser flexível e se adaptar às circunstâncias do dia, aos interesses, e às necessidades e particularidades tanto da classe, em geral, como de cada um dos seus membros, em particular.

This might interest you...
A importância da Educação Infantil
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A importância da Educação Infantil

A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes para as crianças. Nesse período, são ensinadas as bases que servirão para o seu desenvolvimen...