12 dicas para evitar cãibras nos pés e nas pernas durante a gravidez
As cãibras nas pernas e nos pés estão afetando sua gravidez? Se sim, calma! Este sintoma incômodo é um dos mais frequentes nesta fase, sobretudo no último trimestre, quando se conjugam vários dos fatores que favorecem o seu aparecimento.
A boa notícia é que elas podem ser prevenidas e amenizadas com alguns cuidados simples durante a gravidez. A seguir, falaremos sobre elas. Não deixe de ler!
Por que as cãibras nos pés e nas pernas são comuns durante a gravidez?
As cãibras musculares ocorrem quando o músculo se contrai repentinamente e endurece. Dessa forma, gera uma dor intensa na área afetada, que pode durar de alguns segundos a 10 minutos. Inclusive, o músculo permanece mais sensível ao toque até 24 horas após o evento.
Este sintoma incômodo é bastante comum durante a gravidez e afeta principalmente os membros inferiores (virilha, panturrilhas, plantas dos pés e dedos dos pés).
Estima-se que 45% das gestantes sofram de cãibras a partir do segundo trimestre de gestação e que o desconforto piore com o passar dos dias. Elas aparecem com mais frequência à noite e, assim, perturbam o sono já comprometido da futura mãe.
Por que as cãibras são geradas na gravidez?
A causa exata das cãibras nas pernas e nos pés durante a gravidez ainda não é clara. No entanto, geralmente estão relacionadas aos seguintes aspectos:
- Compressão do nervo pelo peso do útero.
- Circulação alterada nos membros inferiores, especificamente devido à desaceleração do retorno venoso.
- Desidratação.
- Níveis baixos de cálcio, potássio e fósforo elevado no sangue.
- Ação hormonal.
- Alteração no eixo da coluna vertebral secundária ao crescimento do útero. Esta estrutura comprime os nervos das extremidades inferiores.
Todos esses fatores favorecem o aparecimento das incômodas cãibras, mas, além disso, somam-se o cansaço do último trimestre, problemas de descanso e sobrecarga muscular.
Algumas dicas para preveni-las
Para evitar cãibras nas pernas e nos pés durante a gravidez, leve em consideração as seguintes dicas:
- Evite passar muito tempo na mesma posição, seja em pé, sentada ou de pernas cruzadas.
- Antes de ir para a cama, faça alguns exercícios de alongamento das pernas. Além disso, é conveniente realizar uma leve massagem nos membros inferiores se você se sentir cansada.
- Faça atividade física regular de baixo impacto, como ioga, pilates e natação. Todas essas são boas opções para manter seus músculos ativos durante a gravidez.
- Caminhe pelo menos 15 minutos por dia para promover o retorno venoso e ativar os músculos dos membros inferiores.
- Faça exercícios circulatórios, como mover os pés em círculos e depois mover os dedos dos pés para frente e para trás por 5 minutos.
- Mantenha uma boa hidratação, consumindo pelo menos 1,5 a 2 litros de água por dia.
- Siga uma dieta equilibrada e saudável que inclua frutas, legumes e laticínios.
- Inclua alimentos ricos em potássio, como bananas, nozes, figos, leguminosas, peixes (truta e garoupa) e carne magra.
- Escolha uma vitamina pré-natal que contenha cálcio, potássio e magnésio em doses adequadas. Para isso, você deve seguir o conselho do seu médico.
- Use roupas largas durante a gravidez. Evite calças apertadas nas pernas e nas panturrilhas.
- Escolha sapatos adequados que sejam confortáveis, tenham um salto firme e não sejam apertados. Evite usar sapatos de salto alto por muito tempo.
- Relaxe todos os dias. Procure atividades que promovam seu bem-estar e reduzam a ansiedade. O estresse indiretamente gera contrações musculares.
O que fazer em caso de cãibras musculares?
Quando esse sintoma irritante e doloroso aparecer, siga estas etapas para tratá-lo:
- Endireite a perna afetada, flexione suavemente o tornozelo e os dedos dos pés em direção às canelas. Repita isso várias vezes.
- Se a cãibra ocorrer na região da panturrilha, dobre a perna afetada para trás e coloque o pé na ponta dos pés para alongar esse músculo.
- Coloque uma bolsa térmica quente no músculo contraído e, quando a cãibra passar, aplique frio na área.
- Massageie suavemente o músculo afetado, você também pode tentar com os músculos circundantes.
- Quando a dor da cãibra passar, caminhe um pouco. Isso evita seu reaparecimento.
Sobre as cãibras da gravidez podemos dizer
Embora elas sejam apenas um incômodo, você não deve deixar de tratá-las e buscar alívio. Se as cãibras se tornarem muito frequentes, dolorosas e duradouras, ou forem acompanhadas de outros sintomas (como inchaço ou hematomas nas pernas), é melhor procurar um especialista para uma avaliação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American pregancy asociation (2021). Calambres musculares durante el embarazo. Recuperado de: https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-health-wellness/muscle-cramps-during-pregnancy/
- American pregancy asociation (2020). Tratamiento de los calambres musculares durante el embarazo. Recuperado de: https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-health-wellness/treating-muscle-cramps-during-pregnancy/
- Biblioteca científica Cochrane (2020). Intervenciones para los calambres en las piernas en el embarazo. Recuperado de: https://www.cochrane.org/es/CD010655/PREG_intervenciones-para-los-calambres-en-las-piernas-en-el-embarazo
- Henares, P. (2010). Calambres nocturnos: una queja frecuente en atención primaria. Medicina de Familia. SEMERGEN. Vol. 36. Núm. 3. Pp.182-183. Recuperado de: https://www.elsevier.es/es-revista-medicina-familia-semergen-40-articulo-calambres-nocturnos-una-queja-frecuente-S1138359310000511
- Mayo clinic (2021). ¿Qué causa los calambres en las piernas durante el embarazo?, ¿es posible evitarlos?. Recuperado de: https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/expert-answers/leg-cramps-during-pregnancy/faq-20057766