Dieta no segundo trimestre de gravidez: dicas e recomendações

Vamos mostrar tudo o que você precisa saber para melhorar sua dieta no segundo trimestre da gravidez. Assim, você pode obter um suprimento ideal de nutrientes para o seu bebê em desenvolvimento. Não perca!
Dieta no segundo trimestre de gravidez: dicas e recomendações

Última atualização: 02 julho, 2022

No segundo trimestre de gravidez, a dieta pode ser ligeiramente modificada para atender ao aumento das demandas de energia e nutrientes. A partir desse momento, o feto já está com um tamanho considerável, portanto, a contribuição de certos elementos terá que ser aumentada para manter suas funções vitais e seu desenvolvimento em condições ideais.

Antes de começar, é fundamental observar que, em caso de dúvida, o melhor é consultar um especialista. O mesmo vale para qualquer sintoma fora do comum. Lembre-se de que vômitos e náuseas devem ser menos frequentes no segundo trimestre, mas azia e refluxo podem começar a incomodá-la.

Tome nota das seguintes recomendações para desfrutar da melhor fase da gravidez. Vamos lá!

Ingestão de calorias no segundo trimestre de gravidez

Grávida preparando comida saudável.
No segundo trimestre, as náuseas e o desconforto geralmente desaparecem, então você recupera o apetite e melhora o seu descanso. Aproveite para otimizar a dieta, mas regulando as “permissões” para não incorrer em excessos.

A partir do segundo trimestre de gravidez, as necessidades energéticas aumentam consideravelmente. O feto já é maior e tem maiores exigências do que antes.

Por esse motivo, é aconselhável ter um excedente de cerca de 300 calorias para evitar problemas no desenvolvimento do bebê. Mas você também não deve exagerar, pois essa quantidade supõe, por exemplo, a adição de um ou dois iogurtes gregos na dieta.

Obviamente, é recomendável que o aumento calórico seja dado por uma contribuição de proteínas ou gorduras, em vez de carboidratos. O consumo excessivo deste pode causar o desenvolvimento de diabetes gestacional, como evidenciado por pesquisa publicada na revista Nutrients. O risco é maior quando falamos de açúcares simples, mas também é aconselhável moderar a contribuição dos complexos, embora estes devam aparecer regularmente nas dietas.

Garanta o consumo de nutrientes essenciais

A contribuição de ácido fólico e ferro ainda é necessária no segundo trimestre de gravidez e é até provável que muitas futuras mães continuem com suplementos farmacológicos. Embora sejam mais decisivos durante os primeiros 3 meses, é fundamental evitar a falta desses nutrientes nessa fase.

De fato, as necessidades de outros elementos também podem ser aumentadas, como é o caso da vitamina D. Para satisfazê-las, o melhor é garantir a exposição regular à luz solar e praticar atividade física. As deficiências desse nutriente podem afetar o estado de saúde, conforme refletido em um estudo publicado na revista Reviews in Endocrine & Metabolic Disorders .

Da mesma forma, a partir do segundo trimestre de gravidez, outros nutrientes se tornam essenciais, como os ácidos graxos da série ômega 3. Esses compostos contribuem para o desenvolvimento cerebral do feto e melhoram a saúde cardiovascular da mãe, devido ao seu poderoso efeito anti-inflamatório.

Com a inclusão de peixes oleosos na dieta algumas vezes por semana, os requisitos para esses lipídios devem ser atendidos. Claro, é sempre aconselhável preferir os peixes pequenos. Os maiores podem concentrar metais pesados, como o mercúrio, o que pode afetar negativamente a saúde do bebê em desenvolvimento. Para evitar riscos, recomenda-se também moderar a ingestão de conservas de peixe, principalmente as que vêm em lata.

Os peixes oleosos são fonte de ácidos graxos ômega 3, mas deve-se evitar os grandes devido ao risco de envenenamento com mercúrio e outros metais pesados.

 

É importante melhorar a dieta no segundo trimestre de gravidez

Como você pôde verificar, no segundo trimestre de gravidez, deve ser implementada uma série de mudanças na dieta para alcançar um bom crescimento e desenvolvimento do feto.

Ainda é necessário prestar atenção à higiene dos alimentos, pois a intoxicação nesse momento pode dar um resultado ruim. Para isso, os alimentos de origem animal devem ser bem cozidos por dentro e as mãos lavadas antes e após o manuseio.

Por fim, cabe destacar que a manutenção de uma série de bons hábitos de vida como um todo ajudará a manter a saúde materno-fetal. Por exemplo, recomenda-se a prática regular de atividade física, dentro das limitações individuais e relacionadas à condição da mulher. Acima de tudo, será necessário priorizar o trabalho de força muscular. Da mesma forma, será fundamental manter uma boa noite de sono de pelo menos 7 horas de qualidade por dia.

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