Os 5 benefícios da caminhada para as crianças

Tente dar um passeio com seus filhos e amigos. Dessa forma, você pode obter o máximo de benefícios possíveis.
Os 5 benefícios da caminhada para as crianças

Última atualização: 08 junho, 2022

Os benefícios da caminhada para as crianças são inúmeros, razão pela qual a caminhada se destaca como uma das atividades físicas mais recomendadas em todo o mundo. Somado a isso, é uma atividade considerada como o ponto de partida para combater o sedentarismo, um dos principais males do nosso tempo.

Apesar do fato de as crianças se caracterizarem por serem inquietas ou estarem em constante movimento, isso não é mais uma norma universal. Uma das causas dessa tendência à quietude é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, que se tornaram o principal entretenimento em muitos lares.

Além de buscar as razões do sedentarismo, o objetivo da mudança deve ser a promoção do movimento. E nesse sentido, conhecer as virtudes da caminhada na infância ajudará você a desenvolver o melhor plano de ação. Não deixe de ler este artigo!

Benefícios da caminhada para as crianças

Caminhar não é apenas um hábito saudável, pois também pode ser uma atividade divertida para crianças e adultos. Em um passeio, você pode realizar diferentes propostas lúdicas, tornando-se um momento agradável para toda a família.

Dessa forma, a caminhada oferece uma série de benefícios para a saúde física e psicológica em qualquer idade. Convidamos você a conhecer quais são esses aspectos positivos e como seu pequeno pode obtê-los.

1. Contraria um estilo de vida sedentário

Um dos principais benefícios da caminhada, tanto em crianças como em adultos, baseia-se na luta contra o sedentarismo.

Como mencionado acima, a tendência à quietude é um dos problemas mais famosos do mundo. Hoje, as crianças ficam sentadas ou deitadas por longas horas, seja na escola ou em casa.

Por isso, atividades como a caminhada podem ser o ponto de partida para que elas adquiram um hábito saudável em sua rotina diária. Por outro lado, também pode ser a ponte para outros tipos de atividades benéficas, como os esportes.

Crianças em idade escolar caminham para ir à escola
A caminhada de ida e volta para a escola é um bom ponto de partida para incorporar esse hábito saudável na vida das crianças. Além disso, também lhes proporciona outros benefícios fundamentais.

2. Promove a aprendizagem

A aprendizagem é um dos aspectos mais importantes da vida de uma criança, uma vez que a jornada escolar representa uma grande porcentagem de seu tempo e esforço. Apesar disso, por vezes a falta de concentração e motivação interrompe continuamente a aquisição de novos conceitos.

No entanto, o aumento do nível de atividade física na rotina diária das crianças favorece a concentração, estimula a imaginação e aumenta a motivação. Isso ocorre porque o exercício aumenta a quantidade de sangue oxigenado que chega ao cérebro, bem como a outras áreas cruciais do corpo.

Por isso, caminhar até a escola é muito mais do que uma forma de deslocamento.

3. Contribui para a saúde do sistema cardiovascular

Ao se referir ao suprimento sanguíneo, é necessário falar sobre o sistema cardiovascular.

Entre os benefícios mais conhecidos da caminhada estão a melhora da saúde cardíaca, pulmonar e circulatória.

Para que as crianças obtenham esses benefícios físicos, é aconselhável realizar caminhadas diárias, pelo menos 30 minutos por dia e com variações de intensidade. Ao aumentar a intensidade, o estímulo cardiovascular tende a aumentar também.

4. Favorece o desenvolvimento das capacidades físicas

Caminhar é uma das melhores maneiras de entrar em forma e as crianças não são exceção.

Se as crianças realizarem essa atividade de forma regular, o desenvolvimento de várias habilidades físicas e motoras também é potencializado, entre as quais se destacam a resistência e a força. Além dessas, é possível melhorar a agilidade e a flexibilidade, mas essas habilidades exigem o trabalho combinado de caminhada e outros exercícios.

Crianças na floresta caminhando e brincando
Incentivar caminhadas ao ar livre é uma estratégia muito benéfica para melhorar a saúde das crianças, não só em sua esfera física, mas também psicológica e social.

5. Melhora o humor

O humor é outro fator importante na vida das crianças, que influencia grande parte de suas tarefas do dia a dia. Por isso, é necessário manter o estado de espírito em níveis positivos durante o maior tempo possível.

Uma alternativa para melhorar as emoções é fazer caminhadas, principalmente em grupos e ao ar livre. Aproveite o tempo de lazer para realizar passeios em trilhas ecológicas, parques ou zoológicos. Dessa forma, caminhar será muito mais divertido e relaxante.

Benefícios para as crianças de caminhar em família

Os benefícios da caminhada para as crianças podem ser obtidos sozinhos ou em conjunto. Mas, sem dúvida, fazer caminhadas em família é muito mais reconfortante. Além disso, permitirá que os pequenos adquiram maior confiança em si mesmos e em suas habilidades e até mesmo fortaleçam seus laços interpessoais.

O que você está esperando para sair agora passear?

Pode interessar a você...
Benefícios de fazer caminhadas em família
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Benefícios de fazer caminhadas em família

Nos últimos anos, tem se discutido com frequência os benefícios de fazer caminhadas em família. Veja quais são eles neste artigo.