10 dicas para fortalecer os talentos das crianças

Há crianças que se destacam de maneira incrível em certas áreas e isso deve ser aproveitado. Analisar, observar e promover esse talento será a nossa missão como pais.
10 dicas para fortalecer os talentos das crianças

Última atualização: 01 Fevereiro, 2021

Muitas crianças são talentosas e é nosso trabalho como pais descobrir esse talento e encorajá-las. A melhor época para promover os dons do nosso filho é quando ele deixa de ser um bebê para se tornar uma criança. Por isso, a seguir, veremos algumas dicas para fortalecer os talentos das crianças.

É importante que durante os primeiros anos de vida do nosso filho fortaleçamos o seu caráter para incentivá-lo a realizar os seus sonhos. Observar em qual área ele se destaca será essencial para focarmos na promoção dessas habilidades e destrezas. A maior paixão da criança pode ser o seu maior talento. É tudo apenas uma questão de observar e analisar o nosso filho. Uma criança que desenvolve as suas qualidades também melhora os seus sentidos e as suas habilidades motoras.

Por que é importante fortalecer os talentos das crianças?

O talento de uma criança pode ser reconhecido quando ela desenvolve uma habilidade com facilidade e, além disso, também a desempenha com desenvolturaPor exemplo, tocar um instrumento musical, jogar futebol, pintar com desenvoltura para a sua idade, etc. Muitas vezes, os pequenos pedem atividades extracurriculares relacionadas ao seu talento justamente porque sabem que se dão bem nessa área.

dicas para fortalecer os talentos das crianças

É importante ouvi-los e deixar que eles mesmos escolham, sem impor a atividade extracurricular que queremos ou que pensamos ser a melhor.

Às vezes, os pais insistem para que o filho tenha mil tarefas a cumprir porque acreditam que, dessa forma, ele terá sucesso. Porém, dessa forma, estamos cometendo um erro, já que ignoramos os seus ritmos de jogo, a relação com seus pares, o lazer e o momento de tranquilidade que ajuda a pensar, observar, investigar e construir a sua identidade.

Se ajudarmos a fortalecer os talentos das crianças desde cedo, estaremos despertando o seu interesse em diversas atividades, a sua capacidade de explorar o mundo, etc. Vamos promover a sua autonomia e a tomada de decisões, porque, como já sabemos, a criança de hoje será o adulto de amanhã. Por esse motivo, tente fazer com que ela tenha objetivos e queira alcançar todos eles.

Algumas dicas para fortalecer os talentos das crianças

Algumas crianças, desde pequenas, têm um grande interesse por certas atividades em que persistem para conseguir alcançar todos os seus objetivos. Os pequenos precisam de motivação e nós, como pais, devemos incentivá-los em todas as atividades que realizarem e nas quais se esforçarem. Veremos como podemos fortalecer os talentos das crianças seguindo algumas dessas dicas.

Aproveitar a curiosidade infantil

Temos que usar a curiosidade e a capacidade de espanto dos pequenos para estimular a aprendizagem.

Usar as emoções para produzir talentos

Se não houver paixão pelo que se faz, não há aprendizagem. Todos nós precisamos das emoções para buscar e realizar o que nos propomos a fazer.

Observar as preferências para fortalecer os talentos das crianças

Se observarmos e analisarmos os gostos, interesses e preocupações das crianças, perceberemos quais atividades despertam paixão e em quais delas elas podem passar horas sem se cansar. Talvez essas atividades sejam os seus talentos, por isso precisamos incentivá-las.

Desenvolver os talentos em diferentes contextos

É importante que os talentos sejam desenvolvidos nos diversos contextos pelos quais as crianças transitam no dia a dia, tais como escola, família, lazer, atividades culturais, etc.

Motivar em todos os momentos

Toda vez que o pequeno realizar uma atividade, temos que demonstrar claramente que confiamos nele e que temos certeza de que ele acabará conquistando tudo o que se propuser a fazer. Por isso, devemos acompanhá-lo em cada atividade e oferecer palavras de incentivo. Não devemos pressioná-lo nem exigir dele mais do que ele possa dar, porque assim estaríamos desmotivando-o.

Não pressionar para fortalecer os talentos das crianças

Todos nós queremos que os nossos filhos sejam os melhores em tudo o que fazem, mas não podemos nos esquecer de que todos nós precisamos cometer erros para que possamos aprender. Se pressionarmos as crianças para que sejam perfeitas, vamos transformá-las em crianças inseguras e introvertidas. Além disso, talvez o pequeno também possa se afastar de nós por pensar que não é perfeito o suficiente aos nossos olhos.

dicas para fortalecer os talentos das crianças

Estimular as suas capacidades e habilidades

O talento é inato, mas as habilidades e destrezas da criança devem ser estimuladas para impulsionar o desenvolvimento dos seus talentos. Sempre que percebermos que a criança gosta de determinadas coisas, devemos tentar encontrar atividades que tenham a ver com esses gostos para promover o seu aprendizado.

Porém, não devemos nos esquecer de consultá-la quando formos matriculá-la em uma atividade extracurricular para que ela vá com motivação, não por obrigação.

Aprendizagens que incluam a maioria dos sentidos

O ambiente em que o pequeno aprende deve incluir a maioria dos sentidos (auditivos, táteis, visuais) para, dessa forma, desenvolver a plasticidade cerebral.

Os hábitos e o treinamento favorecem os talentos

Se não houver um trabalho constante e regular, não estaremos fortalecendo os talentos das crianças. É através de treinamentos, práticas e hábitos que promovemos os talentos, por isso temos que trabalhar nesse sentido constantemente.

O jogo para impulsionar as habilidades                                                         

O jogo oferece às crianças a oportunidade de praticar as suas destrezas e habilidades e, com a prática, isso pode acabar se transformando em um talento.

Em resumo, se você colocar em prática essas dicas para fortalecer os talentos das crianças, você estará estimulando a sua inteligência e aprimorando as suas habilidades e destrezas. Quando descobrir qual é o talento do seu filho, a prática, o treinamento e o trabalho constante transformarão essa habilidade excepcional em sucesso profissional e em uma grande qualidade de vida.

Lembre-se de que é muito importante conversar com o seu filho sobre os seus sonhos e objetivos. Dê carinho e sempre mantenha uma boa comunicação com ele, estimulando a sua autonomia para que ele seja capaz de tomar as suas próprias decisões, mas sempre com a sua companhia.

Pode interessar a você...
Dicas para ensinar qualquer assunto por meio da arte
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Dicas para ensinar qualquer assunto por meio da arte

É possível ensinar qualquer assunto através da arte. É capaz de oferecer muitas vantagens quando usada como uma estratégia para a educação.