Como ajudar uma criança com dificuldade de aprendizagem a compreender a leitura

08 Janeiro, 2021
Se você tem um filho com dificuldade de aprendizagem, não perca essas dicas para melhorar a sua compreensão leitora.

A leitura nem sempre é o “forte” das crianças, mas é muito importante para a aprendizagem. Os pequenos precisam ler e entender o que está diante deles para que possam avançar no aprendizado diário. Ler é saber, e isso nos traz conhecimento. Portanto, é fundamental ajudar as crianças com dificuldade de aprendizagem a compreender a leitura.

Para muitos pais, essa tarefa não é nada fácil, mas não é impossível. É preciso saber ajudar para que, aos poucos, as crianças possam ler bem e entender o que estão lendo, mesmo que tenham alguma dificuldade de aprendizagem. Primeiramente, os pais precisam ter em mente que devem respeitar o ritmo e as capacidades dos filhos, pois só assim será possível avançar corretamente.

ajudar uma criança com dificuldade de aprendizagem a compreender a leitura

Faça perguntas para ajudar a entender a leitura

Quando uma criança está lendo, ela precisa ser questionada sobre o que está sendo lido. Dessa forma, você estará testando o seu entendimento quanto à leitura e ao seu conteúdo. Você pode até mesmo fazer algumas perguntas por escrito, pois isso também vai reforçar a sua compreensão da leitura e ela poderá pensar melhor na resposta.

Dessa forma, ao perguntar por escrito, você poderá desviar a atenção do seu filho e ele poderá pensar melhor sobre a resposta sem sentir o peso de responder rapidamente. Respeite o seu tempo e lembre-se de que, se ele não souber responder a alguma pergunta, basta voltar à parte relacionada da leitura para que ele se lembre e possa internalizar melhor as informações.

Aromas para lembrar

Quando o seu filho estiver estudando ou lendo algum conteúdo que precise ser lembrado para uma prova, torne-o interessante. Você pode usar um aroma enquanto o seu filho lê ou estuda para que, mais tarde, quando ele sentir esse aroma específico, ele se lembre do que estava estudando ou lendo.

Para muitas crianças, os aromas podem ajudá-las a lembrar de um momento ou memória específica. Assim, enquanto o seu filho estiver estudando para uma prova particularmente difícil ou estressante, peça para que ele use um determinado aroma, como, por exemplo, uma loção ou um perfume específico.

Quando chegar o dia da prova, peça que ele use o mesmo aroma que usava para estudar. Isso pode ajudá-lo a se lembrar do conteúdo.

O canto de leitura

É importante que o seu filho não sinta que a leitura é uma obrigação, porque então ele não vai querer ler ou vai senti-la como uma imposição. Ninguém gosta de ser obrigado a fazer as coisas e o seu filho não é exceção. Nesse sentido, é muito mais prático e útil que você opte por motivar o seu filho para que ele sinta que a leitura é um momento de relaxamento, crescimento pessoal e, acima de tudo, lazer.

Para isso, prepare um canto especial em casa onde o seu filho possa se sentar tranquilamente para ler sozinho ou acompanhado. Você pode até mesmo fazer adaptações para que este seja o seu canto de estudo tranquilo, onde ninguém vai incomodá-lo.

Uma mesa, almofadas no chão, uma cadeira confortável, livros nas estantes, luz natural e artificial suficiente para tornar a leitura confortável… Pense em como organizar esse espaço para que o seu filho possa utilizá-lo com frequência.

Escrever relatórios de livros

Escrever relatórios de livros pode ser desafiador, especialmente para crianças com necessidades especiais ou com uma dificuldade de aprendizagem. Essa estratégia pode ajudar o seu filho a se sentir dominado por um livro, fazendo com que ele se lembre dele capítulo por capítulo.

O ideal é que você tenha várias folhas de papel pautado grampeadas para fazer um caderno personalizado, embora você também possa separar um caderno que sirva apenas para fazer resumos de livros ou para anotar o que for sendo aprendido.

Sempre que o seu filho terminar de ler um capítulo, peça para ele escrever uma ou duas frases a fim de descrever o que aconteceu. Também peça para ele ler o que escreveu sobre os capítulos anteriores antes de começar um novo. Isso vai ajudá-lo a se lembrar do que está acontecendo na história.

ajudar uma criança com dificuldade de aprendizagem a compreender a leitura

Quando o seu filho terminar o último capítulo, peça para ele escrever algumas frases que descrevam como o livro terminou. Assim, no final ele terá um resumo completo para ajudá-lo a compreender e se lembrar de tudo o que foi lido. Ele se sentirá muito bem porque terá se lembrado da leitura e poderá decompor as informações.

Converse com o seu filho para ajudá-lo a entender a leitura

Converse com o seu filho sobre os principais problemas que surgem quando ele se senta para ler. O que ele acha mais difícil? O que faz com que ele se distraia? Como ele pode descobrir maneiras de deter as distrações?

Depois de ter feito um brainstorming para tornar a leitura mais produtiva, escreva um contrato com o seu filho para implementar as estratégias acordadas. Assim, cada vez que uma estratégia for usada com sucesso, dê pontos para que ele possa obter uma recompensa.

Em suma, esperamos que essas ideias para ajudar as crianças com dificuldade de aprendizagem a compreender a leitura sejam úteis para você e que você possa colocá-las em prática em casa com os seus filhos.