Como analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores usadas

As crianças têm dificuldade para expressar suas emoções verbalmente, por isso elas têm muito mais facilidade para expressá-las desenhando. Neste artigo, veremos o que as cores usadas podem nos contar sobre a personalidade delas.
Como analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores usadas

Última atualização: 14 Dezembro, 2020

Os desenhos das crianças podem nos dizer muito sobre a sua personalidade, a sua relação com o entorno e a sua gestão emocional. Aqui, vamos aprender a analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores usadas. Porém, embora os pais possam tirar algumas conclusões, é sempre conveniente que as interpretações dos desenhos sejam feitas por um profissional.

É importante que, para interpretar os desenhos das crianças, estejamos atentos a todos os detalhes, pois todos eles estão nos contando algo sobre a sua personalidade. Devemos prestar atenção na posição, no tamanho, nos detalhes ornamentais do desenho, na pressão do lápis ao desenhar e até mesmo nos traços. Contudo, o que pode nos dar mais informações sobre o seu desenvolvimento emocional são as cores usadas pela criança ao pintar.

Você quer saber qual é o significado das cores que predominam nos desenhos do seu filho e o que elas podem dizer sobre a personalidade dele? Então continue lendo.

Coisas a se ter em mente ao analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores

Antes de começar a ver o significado de cada cor nos desenhos das crianças, veremos alguns aspectos que devem ser considerados para uma interpretação correta.

analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores usadas

Além das cores, levar em consideração outros aspectos

Quando analisarmos o desenho de uma criança, temos que contemplar o desenho de forma global, com todos os seus detalhes, a idade da criança, as formas do traço, a intensidade do traçado, a sua localização no papel, posição, etc.

Não é um método exato e pode haver erros na avaliação

Apesar disso, essas técnicas são muito úteis, principalmente em crianças, pois são simples e podem ser divertidas. Por meio delas, podemos detectar se os pequenos têm alguns problemas que, de outra forma, certamente, não poderíamos. As crianças têm muita dificuldade para expressar o que sentem de forma verbal.

As hipóteses formuladas pelos psicólogos infantis sempre devem ser verificadas por meio de outra avaliação mais estruturada, mas o desenho sempre será um complemento muito necessário para uma avaliação psicológica global da criança.

As características da cor variam de acordo com a tonalidade

As cores que tendem mais para um tom pastel ou que são aplicadas de forma suave indicam que estamos diante de uma personalidade mais calma e emotiva. Enquanto isso, cores mais vivas ou mais marcantes estão relacionadas a sentimentos mais intensos, que podem ser negativos (agressividade) ou positivos (amor).

Para analisar os desenhos das crianças, é importante observar se as cores são usadas de forma ideal

Ou seja, se a criança usa as cores de acordo com o que é visto na realidade. Isso ocorre a partir dos 7 anos. Se uma criança pinta um sol amarelo ou um prado verde, podemos analisá-los de acordo com a cor, mas, se a criança pintar o sol de verde, teremos que levar em consideração o motivo pelo qual houve essa mudança em relação à cor correspondente no desenho. Pode ser para chamar a atenção, para transgredir as regras, por criatividade, por impulsividade… Isso deve ser analisado.

Analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores

Agora que já sabemos algumas coisas que devemos levar em consideração, podemos ter uma tarde de pintura com o nosso filho para ver se, por meio dos seus desenhos, podemos conhecê-lo um pouco mais. Vamos lá? Lembre-se de que, para analisar, é importante procurar se há uma cor predominante em sua criação.

Azul

O azul dá uma sensação de calma, equilíbrio, tranquilidade. Crianças introvertidas e tímidas usam essa cor de forma predominante nos seus desenhos. Isso também pode nos dizer que se trata de uma criança pensativa e sensível. Um excesso de cor azul ou de intensidade pode estar nos dizendo que há um problema de enurese.

Rosa

Embora algumas pessoas achem que a cor rosa seja exclusiva das meninas, não é bem assim. Tanto meninos quanto meninas podem usar as cores igualmente e essa cor indica que estamos diante de crianças sonhadoras e muito criativas. Em algumas ocasiões, pode apontar que a criança tem uma necessidade de fugir da sua realidade ou uma grande criatividade.

Verde

Assim como a cor azul, denota que se trata de uma criança calma e sensível. Se essa cor for usada em elementos que não sejam verdes, isso nos diz que pode haver uma certa presença de desajuste e rebeldia.

Laranja

O predomínio dessa cor indica que estamos diante de uma criança muito sociável, que gosta de estar em contato com outras pessoas, muito ativa e impulsiva, que pode até mesmo ter problemas para se concentrar em uma determinada tarefa.

analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores usadas

Preto

Embora para os adultos o preto dê uma sensação de tristeza, nesse caso, indica poder e elegância. As crianças que usam essa cor são perfeccionistas, embora também possam ser um pouco introvertidas e distantes com os outros.

Marrom

Essa é a cor mais usada por crianças prudentes e responsáveis. Se for usado em excesso, temos que cuidar para que o pequeno não esteja perdendo coisas da infância por um excesso de responsabilidade.

Amarelo

O amarelo é uma cor que nos diz que se trata de uma criança muito sociável, alegre e cheia de vida. Contudo, se o seu uso for excessivo, isso pode indicar a presença de tensões e problemas emocionais.

Vermelho

É uma cor muito utilizada pelas crianças, provavelmente por causa do seu tom intenso. Se for usada de forma moderada, denota uma criança com muita energia e paixão. Porém, se houver um uso excessivo, indicaria que pode haver problemas de agressividade, falta de equilíbrio e hostilidade.

Violeta

Essa é uma cor relacionada à melancolia e, por isso, o seu uso excessivo estaria indicando que pode haver uma certa insatisfação na vida da criança, o que devemos deter o quanto antes.

Sobre como analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores

Como você pode ver, analisar os desenhos das crianças de acordo com as cores pode nos dizer muito sobre o seu mundo emocional, a sua personalidade e se elas podem estar passando por um problema que temos que resolver o mais rápido possível.

No entanto, essas informações que podemos obter só servem para nos orientar e para conhecermos melhor o nosso filho. Elas nunca poderão substituir um profissional da psicologia. É ele que fará uma análise mais exaustiva da criança e quem poderá nos dizer se há, ou não, um problema. Enquanto isso, vamos pintar!

Pode interessar a você...
O que fazer com os desenhos do meu filho?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
O que fazer com os desenhos do meu filho?

Você já teve essa experiência? Seu filho já passou por essa fase? Se sim, você sabe que acabamos cheios de cartinhas, papéis e desenhos em todos os...



  • Pont Amenos, T. (2014).Los test gráficos en el psicodiágnostico. Madrid: Sintesis.