Dicas para acabar com o rancor, um inimigo de todos

· 12 de março de 2018
O rancor é um sentimento natural, mas isso não significa que devemos viver com ele. Ensinar os filhos a perdoar é um investimento para o futuro que eles poderão manter para a vida toda.

Um dos piores inimigos do ser humano é o rancor. É um sentimento profundo que se caracteriza por ser difícil de desaparecer e, por isso, acaba desequilibrando o corpo e a mente.

Se você guardar um sentimento negativo por muito tempo ele acaba se virando contra você, causando sérios problemas que vão desde a ansiedade até as doenças psicossomáticas.

Considerando tudo isso, é bom aprender a superar os rancores, pois só fazem mal às suas costas, à sua mente e ao seu coração, fazendo com que se torne muito difícil seguir em frente.

A importância dos relacionamentos pessoais

Uma coisa que ajuda no equilíbrio emocional e a ser feliz com o ambiente em que vivemos, é contar com boas relações pessoais.

Com as boas relações pessoais, conhecemos, compartilhamos e participamos da vida um do outro. Desta forma nos tornamos cúmplices e nos apoiamos em tempos difíceis.

No entanto, embora as relações pessoais ofereçam muitos benefícios, podem existir conflitos e confrontos que produzem alguns sentimentos prejudiciais, tais como:

  • Orgulho
  • Raiva
  • Amargura
  • Ressentimento
  • Rancor
Pedir perdão é o primeiro requisito para acabar com o rancor.

O que é o rancor?

O rancor é um sentimento negativo. É um fardo pesado que afeta a saúde física e emocional, acabando com a tranquilidade. O rancor é um inimigo muito sutil que faz com que você vire escravo de uma situação ruim, daquilo que te ofendeu ou então que causou muita dor, humilhação ou rejeição, causando uma grande ferida emocional.

Como é uma pessoa rancorosa?

A pessoa rancorosa tem dificuldade em esquecer as desavenças que teve com outra pessoa. Ela precisa de muito tempo para assimilar o que aconteceu para depois decidir se vai perdoar e esquecer a situação.

É um erro ser uma pessoa rancorosa. Isso só vai causar mais solidão e sofrimento. Além disso, uma pessoa rancorosa tende a se fechar, bloqueando a comunicação com as outras pessoas.

Carregar um sentimento negativo por muito tempo é prejudicial pois ele acaba se virando contra você

12 conselhos para se livrar do rancor

O rancor não é um sentimento saudável, uma vez que pode levar ao ódio e à vingança.

A vida de uma pessoa pode acabar se transformando completamente por causa do rancor. Um sentimento negativo consome a energia de qualquer um. Para pôr um fim a esta situação desagradável, coloque as seguintes dicas em prática:

  • Libere esse sentimento desabafando. Você pode fazer isso escrevendo um diário pessoal ou conversando com alguém de confiança.
  • É preciso ter consciência de que esse sentimento só causa dor e sofrimento.
  • Vire a página da vida e coloque um ponto final. Tente não pensar mais no passado e, sim, focar mais no futuro, olhando sempre para frente.
É preciso acabar com o rancor

  • Reconheça que o rancor ou qualquer outro sentimento negativo não traz bem-estar. Só faz você gastar tempo e energia.
  • Aprenda a aceitar a imperfeição das pessoas. Todos os seres humanos cometem erros e vão continuar errando.
  • Tente não levar as ofensas tão a sério e tente esquecer o que aconteceu.
  • Aceite que tudo muda. Pode ser que a pessoa tenha mudado e você não percebeu. Talvez ela não corresponda mais à imagem que você tinha dela.
  • Converse com a pessoa que te ofendeu. Conte como você se sente e o que pensa sobre o que aconteceu.
  • Pratique a humildade e a empatia. Isso vai ajudar a perceber que todos cometem erros, inclusive você.
  • Tente dar o primeiro passo para resolver o problema. Isso é um ato de coragem da sua parte e não de derrota.
  • Esqueça a vingança, pois não traz coisas boas. Não devemos procurar os culpados e, sim, soluções para resolver o problema.
  • Perdoar sinceramente vai ajudar a parar de lembrar coisas negativas que entristecem. Com isso você também vai alcançar a serenidade e a paz interior.

Resumindo, os sentimentos negativos como o rancor são um peso extra nas costas e são muito prejudiciais ao longo do tempo. Se você não conseguir eliminá-los completamente com esses conselhos, procure um psicólogo.

Lembre-se de que guardar rancor é como tomar veneno e esperar que ele mate a outra pessoa.

Recomendados para você