Dicas para melhorar a concentração das crianças
Atualmente as crianças realizam muitas tarefas ao mesmo tempo. E as constantes distrações afetam sua atenção.
Com a finalidade de orientar, preparamos uma lista com várias dicas para melhorar a concentração das crianças. Com toda certeza, será de grande ajuda para as mamães.
Sem dúvida alguma, a razão principal de as crianças enfrentarem problemas de concentração é porque estão conectadas de maneira diferente dos adultos.
Nesse sentido, quando a tarefa que têm pela frente não é divertida, ficam entediadas e desviam sua atenção para alguma coisa mais interessante.
A concentração é como um músculo que precisa de exercício diário.
É verdade que algumas crianças nascem com uma capacidade de concentração maior do que outras.
No entanto, vale ressaltar que todos podem fortalecer essa habilidade se estratégias adequadas para melhorar a concentração forem adotadas.
Certamente, ajudar as crianças a melhorar a concentração lhes permitirá desenvolver uma autodisciplina e um enfoque eficaz desde pequenos.
Por outro lado, ter uma boa capacidade de concentração é algo que as ajudará a obter sucesso em longo prazo.
Isso trará reflexos, seja na escola, durante a fase universitária ou mesmo em sua carreira profissional.
Dicas para melhorar a concentração das crianças
Caso você precise melhorar a concentração de seu filho, estamos convencidos de que os seguintes conselhos serão bastante úteis. Tome nota!
1. Comer alimentos saudáveis e se hidratar corretamente
O primeiro conselho consiste em incluir alimentos saudáveis em sua dieta. Eles estão diretamente vinculados à concentração das crianças. Uma boa alimentação, sem dúvida, é muito importante.
Para as crianças em fase de crescimento, tem um efeito profundo na questão da energia e nas habilidades de concentração, assim como na saúde e no peso corporal.
Nesse sentido, você deve se assegurar de incluir alimentos dos quatro principais grupos em sua dieta e que seu filho coma de maneira equilibrada.
Essas providências ajudarão não só a sua função cerebral, mas também permitirá a ele se concentrar durante mais tempo.
Dessa forma, beber água também é de suma importância para o cérebro.
O motivo é que a desidratação tem um impacto bastante claro na concentração.
2. Descansar corretamente
Certamente, as crianças podem se concentrar melhor depois de um bom descanso noturno.
Além disso, as sonecas e os descansos adequados refrescam a mente e aumentam a concentração.
Uma soneca de, aproximadamente, vinte minutos depois da escola ou à tarde, é uma boa dica para aumentar a concentração das crianças.
Dessa forma, estabelecer um horário para dormir desde cedo contribui para que tenham uma rotina regular e cumpram os horários de descanso determinados.
“As coisas começam a se encaixar com absoluta perfeição quando estamos concentrados no que queremos”
Paulo Coelho
3. Estabelecer objetivos em curto prazo
Como mãe, é preciso que você estabeleça objetivos em curto prazo a fim de melhorar a concentração das crianças.
Aconselhamos estabelecer um limite de tempo para completar um objetivo.
Só para exemplificar, se estão estudando, você pode sugerir que estudem certa quantidade de páginas em um intervalo de vinte minutos.
Desse modo, devemos levar em conta que algumas crianças lidam bem com objetivos de tempo em curto prazo.
Mas outras podem se sentir pressionadas e ansiosas. Assim, podem perder o foco e a concentração.
4. Dê um tempo para as distrações
Você deve deixar que a criança dedique algum tempo para as distrações.
É bom que descarregue suas energias terminada suas tarefas. Na verdade, isso a ajudará a focar melhor na atividade seguinte.
A finalidade é que a criança fique o mais concentrada possível. E, dessa forma, se entretenha e se divirta previamente com atividades que despertem interesse.
Desse modo, quando voltar a trabalhar, deve evitar algumas distrações como a televisão.
5. Fazer exercícios
O último conselho é que a criança pratique atividades esportivas. O exercício ajuda o cérebro a se manter oxigenado e em forma.
Qualquer forma de entretenimento aumenta sua frequência cardíaca. Desse modo, o sangue flui ao cérebro e mantém, assim, sua memória aguda.
Pelo menos 30 minutos de exercícios por dia são bastante benéficos para as crianças. Seja correr, nadar, dançar ou andar de bicicleta.
Todas essas atividades beneficiam a saúde do cérebro, a cognição e, inclusive, ajudam a ampliar o hipocampo. Ele é o catalisador para a memória de longo prazo no cérebro.
Portanto , como qualquer outra habilidade, a concentração pode ser melhorada.
O segredo é ser consistente e colocar em prática algumas dicas para melhorar a concentração das crianças.
Sem dúvida alguma, seu filho obterá excelentes resultados!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Joe L. Frost, Sue Clark Wortham and Robert Stuart Reifel. (2001). Play and child development. Merrill, Prentice Hall.
-
Duncan, G. J., & Magnuson, K. (2011). The nature and impact of early achievement skills, attention skills, and behavior problems. Whither opportunity, 47-70.
-
Ericsson, I. (2008). Motor skills, attention and academic achievements. An intervention study in school years 1–3. British Educational Research Journal, 34(3), 301-313.
-
Jensen, E. (2009). Teaching with poverty in mind: What being poor does to kids’ brains and what schools can do about it. ASCD.
- Cadavid Castro, Martha Alicia. (2009). “Inteligencia, alimentación y nutrición en la niñez: revisión.” Perspect. nutr. hum 11.2 (2009): 187-201.
- Martin, A., Booth, J. N., Laird, Y., Sproule, J., Reilly, J. J., & Saunders, D. H. (2018). Physical activity, diet and other behavioural interventions for improving cognition and school achievement in children and adolescents with obesity or overweight. The Cochrane Database of Systematic Reviews, 3(3), CD009728. https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009728.pub3/abstract?cookiesEnabled