7 exercícios de ginástica cerebral para crianças

· 1 de março de 2018
A ginástica cerebral para crianças é ideal para intercalar atividades estáticas e o desenvolvimento dos dois hemisférios do cérebro por meio de habilidades linguísticas, cálculo matemático e pensamento simbólico.

A ginástica cerebral para crianças é uma rotina de treinamento que prepara o corpo e a mente para a aprendizagem. São exercícios que ajudam a liberar o stress, concentrar a energia e ativar o cérebro.

Essas atividades podem ser feitas em casa ou na escola e, além de serem importantes, são divertidas para seus filhos.

A essência desta técnica é estimular o cérebro através de comandos corporais que o estimulam. A grande vantagem da ginástica cerebral para crianças é que pode ser praticada por pessoas de qualquer idade.

Se um dia você necessitar focar sua atenção em uma atividade, faça um destes exercícios antes de começar.

A ginástica cerebral é uma técnica que propõe gerar novas conexões neurais para equilibrar e melhorar a aprendizagem. Seu objetivo é detectar e equilibrar as tensões acumuladas ao longo da vida na área de aprendizagem e também o desenvolvimento da criatividade e a conquista de metas.

–Susana Buscaglia–

Ginástica cerebral para crianças: uma forma de potencializar a aprendizagem

1.- Desenhar o número 8

Peça ao seu filho que desenhe o número 8 muitas vezes usando seus dedos, ou seja, fazendo a figura no ar. Você pode oferecer uma folha sulfite e ensinar como desenhá-lo.

O importante neste exercício é o uso da mão não dominante. Assim, o hemisfério criativo do cérebro é estimulado e os músculos da mão ativados.

2.- Engatinhar

Ajuda a eliminar o excesso de energia, o que é ideal antes de começar uma atividade que exija concentração. Neste exercício simples os dois hemisférios cerebrais são ativados e trabalham juntos.

A criança deve ficar em pé e tocar o joelho esquerdo com o cotovelo direito. Depois, fazer o mesmo movimento tocando o joelho direito com o cotovelo esquerdo. Os movimentos devem ser repetidos alternadamente.

A ginástica cerebral ajuda as crianças a se prepararem para as tarefas de casa.

3.- Desenho espelhado

É uma atividade de desenho bilateral, nela seu filho deverá desenhar uma figura com as duas mãos, ao mesmo tempo. Esta atividade desenvolve habilidades linguísticas escritas, cálculo matemático e pensamento simbólico.

Este exercício é recomendado antes de fazer tarefas complexas.

4.- Desenho do quadrado e do círculo

Este exercício propõe que a criança desenhe com a mão direita um quadrado, no ar ou em uma folha. Na mesma superfície e ao mesmo tempo, também deve desenhar um círculo, com a mão esquerda.

Os movimentos devem ser repetidos até  que as duas mãos consigam fazer a figura independentemente. É um exercício de dissociação que ajuda a potencializar o cérebro.

5.- Batidas e círculos

Outra atividade que estimula as duas metades do cérebro começa com uma das mãos no abdômen fazendo movimentos circulares. Esse movimento é acompanhado pelo movimento da outra mão que dá leves batidas na cabeça.

Assim conseguirá que o cérebro chegue a um estado ideal para a aprendizagem, para então assimilar informações novas.

6.- Dedos mindinhos e indicadores

Com o punho direito fechado, a criança deve levantar o dedo mindinho. Ao mesmo tempo, com o punho esquerdo fechado, levantará o dedo indicador. Depois, você indicará que ele deve mudar o movimento: na mão direita, o indicador e na mão esquerda, o mindinho.

Essa atividade ajuda a melhorar a concentração e a desenvolver a coordenação motora fina.

exercícios de ginástica cerebral

7.- Exercícios com o pescoço

Respirando profundamente, oriente a criança a relaxar os ombros e movimentar a cabeça para trás com os olhos fechados. Depois, deverá movimentar a cabeça de um lado ao outro e fazer pequenos círculos.

Durante todo o exercício a respiração é extremamente importante. Com esses movimentos é possível melhorar a respiração, o que leva mais oxigênio até o cérebro.

Você pode criar uma rotina de 5 a 10 minutos diários para a realização desses exercícios e realizá-la antes da escola. Assim estará preparando seu filho para processar adequadamente toda a informação que ele receberá durante o dia.

Com a ginástica cerebral para crianças, habilidades básicas são desenvolvidas desde muito cedo. Entre elas a coordenação, o equilíbrio, a coordenação motora fina e grossa, a concentração e a percepção visual. Antes de fazer as tarefas de casa, pratique essas atividades para que as crianças conquistem melhores resultados.