A importância dos horários para as crianças

16 de agosto de 2017

As crianças necessitam seguir certos horários porque isso ajudará a criar uma rotina que pode ser usada em espaços importantes, como na escola.

Ainda que seja  difícil para muitos pais, as crianças necessitam seguir certos horários no seu dia a dia. Às vezes, pela falta de ajuda de outras pessoas, pai e mãe levam a criança para passear para todos os lados, seja para cumprir com certas responsabilidades – encontros, supermercado, trabalho, etc… e inclusive participar de reuniões em horários noturnos, o que não favorece as crianças em nada.

O correto é que cumprir com os horários determinados permite uma criação de hábitos, que começam a repetir constantemente. Essas condutas os levam a ter um equilíbrio emocional básico e estabelecer um mecanismo fundamental para sua educação e a construção de uma personalidade própria.

Cumprir com os horários lhes dá o sentido da responsabilidade

Por sua vez, a realização constante das atividades transcendentais fomenta as virtudes do ser humano. Nesse sentido, se cria um ambiente positivo que favorece o desenvolvimento da criança, mediante a orientação adequada que proporcionam a mãe e o pai. O resultado: uma criança capaz de reconhecer responsabilidades e de querer cumprí-las.

Mas, qual é o momento indicado para começar com essa tarefa? Simplesmente, desde o primeiro dia em que nasce você pode ir criando esses hábitos importantes, para que seja um processo mais fácil. Contudo, com muita paciência e amor, você conseguirá excelentes resultados que vão lhe deixar surpresa com o tempo.

Os benefícios de ter horários para as crianças

Frente à essa missão a primeira coisa que você deve levar em conta é que não faz falta que o obrigue a cumprir com suas tarefas. Esse é um trabalho que merece muitíssima dedicação, e pouco a pouco você poderá ir corrigindo o que eles não executem corretamente ou incutindo novos valores que os levarão a realizar as metas.

Os ensinamentos que ficam não são os que se faz de cabeça a cabeça, mas sim de coração a coração.

-Howard G. Hendricks-

Agora, para que você saiba com precisão quais são as vantagens, passaremos esta lista de benefícios que vão lhe deixar maravilhada:

A segurança de um pequenino depende de suas rotinas

Ele necessita identificar que coisas são importantes e que habilidades possui para consegui-las. Na medida em que você o oriente, seu bebê irá se dando conta do mundo que o rodeia e como pode interagir com ele.

As crianças descobrem o sentido da ordem

Ao nascer eles não têm ideia do que é organização. Se você o ensina esse conceito com atividades sistemáticas, ele aprenderá com rapidez a mensagem que você estará transmitindo.

Repetição de rituais

Isso permite que o entorno se torne previsível, pelo que, começam a se sentir mais seguros nesse ambiente. Por exemplo, dizer para que recolham os brinquedos é relevante, e mostrando a eles como se faz, se sentirão motivados a executar por sua própria iniciativa.

sono, a alimentação e a higiene

São as primeiras atividades que devem ter um horário. Como parte de sua rotina inicial você poderá ensinar a ele que existem situações que se repetem em um momento específico do dia e não devem ser evitadas.

Organizar os pensamentos

Nos primeiros seis anos, as crianças da casa tem uma mente absorvente. Por isso, requerem uma certa ordem em seus pensamentos.

Noção de tempo

Ter horários fixa uma sensação de períodos de tempo.

Construção de uma personalidade

Orientá-los neste caminho os permite consolidar uma forma de ser.

Rudolf Dreikurs, educador e psiquiatra americano, insistia no raciocínio de que o cumprimento de horários para as crianças era tão importante como as paredes de uma casa, posto que impõe a elas certas fronteiras e dimensões de sua vida. “A rotina dá a elas um sentido de ordem, que dá origem à liberdade”, assinalou.

Como atingir esse objetivo?

Para poder fixar horários para seus filhos, você deve propor e dar os primeiros passos você mesma. Os especialistas asseguram que se você realiza uma tarefa por um mínimo de 21 dias, as ações passam a se converter em parte da sua vida cotidiana. Portanto, a constância em seus esforços é o requisito fundamental.

Nesse contexto, poderá compreender que logo que o bebê chegue em casa, você deve estabelecer as metas, tão logo seja possível. Desta forma, irá reconhecendo o espaço, os horários do papai e da mamãe, os sons da casa etc…

Os horários fazem que o mundo seja previsível para os pequeninos

Somado a isso, você deve acostumá-lo à sua hora do banho, da alimentação, o momento de fazer exercícios e dormir. Uma vez que você tenha estabelecido isso, deve permanecer firme para não alterar essa ordem.

Lembre-se que você será o exemplo a seguir para essa criança. Segure em suas mãos pelo caminho certo e verá como evolui com bons hábitos.