Dicas para superar as náuseas durante a gravidez
As mulheres grávidas não sentem náuseas somente no começo da gravidez. Esse incômodo pode, na verdade, continuar durante os nove meses. Por isso, é muito importante que todas as mulheres que querem ficar grávidas e ser mães conheçam alguns métodos para superar as náuseas e se sentir bem durante essa fase.
Afaste-se de comidas que provocam aversão
É necessário que durante os nove meses você se afaste de comidas pelas quais sente aversão. É possível que, no começo, você sinta vontade de comer carne porque sabe que é um bom alimento para sua dieta. Mas se você se sentir mal ou sentir aversão, o ideal é se limitar aos alimentos que não provocam nenhum mal-estar. É melhor evitar os alimentos que provocam aversão tanto quanto for possível.
Regular o tempo para evitar náuseas
Sim, para evitar as náuseas você deve regular o tempo. À que me refiro com regular? Regular o tempo em frente ao computador, ao celular, à televisão… É uma boa ideia regular o tempo em frente a qualquer tela porque, mesmo que você não acredite, isso pode aumentar o mal-estar estomacal. Quando se presta muita atenção a uma tela, é possível se sentir mareada e sentir o estômago embrulhar. Por isso, é melhor que você estabeleça momentos frequentes de descanso.
Coma a cada duas horas
Coma a cada duas horas e não pule horários. Parece que não tem muito sentido comer a cada duas horas quando você está sentindo náuseas. Mas eu posso garantir que isso funciona e que vai ajudar você a se sentir muito melhor.
Suas náuseas vão aumentar se você comer grandes quantidades ou ficar muitas horas sem comer. Eu não estou dizendo para você comer mais que o habitual, mas, sim, para fazer pequenas refeições regularmente.
Aproveite seus desejos
Os desejos existem para uma coisa: para que você possa se permitir alguns caprichos. Mas devem ser desejos reais. Não desejos que permitam que você sempre coma doces fora de hora. A questão é que quando se sente desejos, se você se der ao capricho de vez em quando, também vai estar contribuindo para manter as náuseas controladas. O que pode significar ter vontade de comer kiwi à meia-noite? Que você precisa de vitamina C e que é uma boa ideia comer essa fruta, mesmo que seja somente um capricho.
Descanse o máximo que você puder
Você precisa descansar todos os dias quando estiver grávida. Se você observar, vai perceber que quanto mais casada estiver, mais náuseas vai sentir. Por isso, é tão importante descansar. E à noite, quando você se sentir um pouco cansada, o ideal é ir se deitar.
Bebidas e alimentos gelados
Se você gosta de picolés, não hesite em se permitir esse capricho. Ou tomar um chá gelado e até mesmo uma sopa fria. Os alimentos e as bebidas frias vão ajudar você a controlar as náuseas. Por isso, sem dúvidas, são uma boa opção. É claro, desde que você não estiver resfriada, nem estiver muito frio fora de casa.
Cuidado com remédios
É possível que o médico tenha recomendado remédios para as náuseas e os vômitos. Se forem seguros, você pode tomá-los. Mas, em algumas situações, esses mesmos medicamentos podem fazer com que você sinta mais náuseas e vontade de vomitar. Se isso acontecer, você deve consultar seu médico e contar o que está acontecendo. O ideal, sem dúvidas, é tentar métodos caseiros para obter bons resultados.
Essas são algumas formas que podem ajudar você a superar as náuseas durante a gravidez sem se incomodar demais, já que essa é uma sensação bastante desagradável. Você conhece alguma outra forma de combater as náuseas durante a gravidez? Compartilhe conosco seus conhecimentos!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Zhang H., Wu S., Feng J., Liu Z., Risk factors of prolonged nausea and vomiting during pregnancy. Risk Manag Healthc Policy, 2020. 13: 2645-2654.
- Navari RM., Aapro M., Antiemetic prophylaxis for chemotherapy induced nausea and vomiting. N Engl J Med, 2016. 374 (14): 1356-67.