Dicas para superar as náuseas durante a gravidez

Sentir náuseas no começo da gravidez é a coisa mais normal do mundo. Veja, neste artigo, algumas dicas para superar as náuseas durante a gravidez.
Dicas para superar as náuseas durante a gravidez

Última atualização: 10 agosto, 2018

As mulheres grávidas não sentem náuseas somente no começo da gravidez. Esse incômodo pode, na verdade, continuar durante os nove meses. Por isso, é muito importante que todas as mulheres que querem ficar grávidas e ser mães conheçam alguns métodos para superar as náuseas e se sentir bem durante essa fase.

Afaste-se de comidas que provocam aversão

É necessário que durante os nove meses você se afaste de comidas pelas quais sente aversão. É possível que, no começo, você sinta vontade de comer carne porque sabe que é um bom alimento para sua dieta. Mas se você se sentir mal ou sentir aversão, o ideal é se limitar aos alimentos que não provocam nenhum mal-estar. É melhor evitar os alimentos que provocam aversão tanto quanto for possível.

Regular o tempo para evitar náuseas

Sim, para evitar as náuseas você deve regular o tempo. À que me refiro com regular? Regular o tempo em frente ao computador, ao celular, à televisão… É uma boa ideia regular o tempo em frente a qualquer tela porque, mesmo que você não acredite, isso pode aumentar o mal-estar estomacal.  Quando se presta muita atenção a uma tela, é possível se sentir mareada e sentir o estômago embrulhar. Por isso, é melhor que você estabeleça momentos frequentes de descanso.

náuseas durante a gravidez

Coma a cada duas horas

Coma a cada duas horas e não pule horários. Parece que não tem muito sentido comer a cada duas horas quando você está sentindo náuseas. Mas eu posso garantir que isso funciona e que vai ajudar você a se sentir muito melhor.

Suas náuseas vão aumentar se você comer grandes quantidades ou ficar muitas horas sem comer.  Eu não estou dizendo para você comer mais que o habitual, mas, sim, para fazer pequenas refeições regularmente.

Aproveite seus desejos

Os desejos existem para uma coisa: para que você possa se permitir alguns caprichos. Mas devem ser desejos reais. Não desejos que permitam que você sempre coma doces fora de hora.  A questão é que quando se sente desejos, se você se der ao capricho de vez em quando, também vai estar contribuindo para manter as náuseas controladas. O que pode significar ter vontade de comer kiwi à meia-noite? Que você precisa de vitamina C e que é uma boa ideia comer essa fruta, mesmo que seja somente um capricho.

Descanse o máximo que você puder

Você precisa descansar todos os dias quando estiver grávida. Se você observar, vai perceber que quanto mais casada estiver, mais náuseas vai sentir. Por isso, é tão importante descansar. E à noite, quando você se sentir um pouco cansada, o ideal é ir se deitar.

Bebidas e alimentos gelados

Se você gosta de picolés, não hesite em se permitir esse capricho. Ou tomar um chá gelado e até mesmo uma sopa fria. Os alimentos e as bebidas frias vão ajudar você a controlar as náuseas. Por isso, sem dúvidas, são uma boa opção. É claro, desde que você não estiver resfriada, nem estiver muito frio fora de casa.

náuseas durante a gravidez

Cuidado com remédios

É possível que o médico tenha recomendado remédios para as náuseas e os vômitos. Se forem seguros, você pode tomá-los. Mas, em algumas situações, esses mesmos medicamentos podem fazer com que você sinta mais náuseas e vontade de vomitar. Se isso acontecer, você deve consultar seu médico e contar o que está acontecendo. O ideal, sem dúvidas, é tentar métodos caseiros para obter bons resultados.

Essas são algumas formas que podem ajudar você a superar as náuseas durante a gravidez sem se incomodar demais, já que essa é uma sensação bastante desagradável. Você conhece alguma outra forma de combater as náuseas durante a gravidez? Compartilhe conosco seus conhecimentos!

Pode interessar a você...
Estudo revela que as náuseas da gravidez protegem o bebê
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Estudo revela que as náuseas da gravidez protegem o bebê

As náuseas da gravidez são um grande incômodo para todas as futuras mamães. Mas saiba que elas podem ser um sinal positivo


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Zhang H., Wu S., Feng J., Liu Z., Risk factors of prolonged nausea and vomiting during pregnancy. Risk Manag Healthc Policy, 2020. 13: 2645-2654.
  • Navari RM., Aapro M., Antiemetic prophylaxis for chemotherapy induced nausea and vomiting. N Engl J Med, 2016. 374 (14): 1356-67.

Os conteúdos de Sou Mamãe servem apenas para fins educacionais e informativos. Em nenhum momento substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.