7 dicas e recomendações para escolher uma bicicleta para crianças

Se você procura uma bicicleta para o seu filho, leve em conta que esta precisa se adequar às suas características. Mostramos algumas dicas e recomendações ao fazer essa escolha.
7 dicas e recomendações para escolher uma bicicleta para crianças

Última atualização: 29 agosto, 2022

Andar de bicicleta é uma das atividades favoritas das crianças, por isso este item é um dos melhores presentes que você pode dar ao seu pequeno. Além disso, andar de bicicleta trará vários benefícios para sua saúde geral. Se pretende surpreender o seu filho com uma bicicleta, apresentaremos algumas dicas e recomendações para que você saiba escolher bem.

Dicas para escolher uma bicicleta para crianças

Andar de bicicleta é muito mais do que praticar esportes. É uma atividade que permite que as crianças explorem e desfrutem da natureza, da cidade ou dos parques. Além disso, andar de bicicleta as ajuda a liberar energia e, assim, descansar melhor à noite.

Por outro lado, o ciclismo fortalece os laços familiares quando praticado em grupo. Por isso, ao comprar uma bicicleta para o seu filho, você deve procurar aquela que melhor se adapta às suas necessidades, de acordo com a sua idade e altura. A seguir, mostramos uma lista de dicas a serem consideradas.

1. Escolha o tamanho correto

É de extrema importância escolher bem o tamanho da bicicleta. Um banco que não se adapte à altura da criança impedirá que ela manuseie a bicicleta com segurança. Esses veículos são fabricados de acordo com o tamanho de suas rodas e você deve adquirir o diâmetro adequado das mesmas. Aqui estão algumas recomendações, dependendo da idade da criança:

  • Para os pequenos: é melhor comprar uma bicicleta sem pedais.
  • Entre 2 e 4 anos: o ideal é um modelo com roda de 12″ a 12,5″, com a qual a criança ganhará confiança e começará a desenvolver seu equilíbrio.
  • Para idades entre 3-5: o tamanho de roda de 14″ é recomendado.
  • De 4 a 6 anos: um diâmetro de 16″ é adequado.
  • Entre 5 e 7 anos: um diâmetro de 18″ é o melhor.
  • Dos 6 aos 9 anos: uma roda de 20″ é boa.
  • Idades 7-11: você pode pesquisar bicicletas maiores de 24″.
Deve-se ter em conta que a bicicleta tenha o tamanho adequado e que as suas características se adaptem às necessidades do pequeno. Se a criança tiver 2 anos ou menos, você pode optar por uma bicicleta sem pedais.

2. Conheça as características da bicicleta

Existem bicicletas de vários modelos, com freio contra-pedal, com freio de aro, com marchas, com guidão diferente e com geometria de quadro diferente.

A primeira coisa a considerar é para quem é a bicicleta. Dependendo da idade e das características da criança, você pode escolher uma bicicleta fácil de manusear ou outra mais robusta e sofisticada.

3. Escolha bicicletas com ou sem rodas laterais

A princípio, é bom que a bicicleta tenha rodas laterais, para que a criança ganhe confiança. As rodinhas permitirão que seu filho avance sem medo e você se sentirá mais calma, pelo menos até que o pequeno desenvolva seu equilíbrio e se atreva a pedalar sem elas.

4. Leve em consideração o peso da bicicleta

Quanto mais leve a bicicleta, mais fácil será de manusear. Além disso, movê-la de um lugar para outro será mais leve, caso você queira colocá-la no carro e levá-la ao parque ou à casa de um amigo de seu filho.

5. Verifique se tem bons freios

As manoplas e as alavancas de freio devem ser dimensionadas de acordo com as mãos do seu filho. Estes devem ser pequenos, finos e confortáveis. Além disso, você deve certificar-se de que tenha bons freios a disco mecânicos para que a criança possa parar com segurança.

6. Certifique-se de que o guidão não seja muito estreito

O guidão da bicicleta deve ter uma largura alinhada com os ombros, para que os braços não fiquem muito para dentro se a criança for muito pequena, ou muito para fora, se a criança for maior.

É importante que as crianças tenham capacete, luvas, joelheiras e todos os elementos necessários para lhes proporcionar maior segurança.

7. Compre equipamentos de segurança

Se o uso do capacete é importante para os adultos, será ainda mais para as crianças. Escolha um que se encaixe perfeitamente em sua cabeça e não se mova, o que evitará ferimentos se a criança cair ou esbarrar em objetos.

É muito provável que o pequeno caia regularmente, ainda mais se estiver começando a andar de bicicleta. Complete sua proteção com joelheiras, cotoveleiras, óculos e luvas para que ele fique o mais protegido possível.

Recomendações ao escolher uma bicicleta para crianças

Agora que você já conhece as especificações que uma bicicleta infantil deve ter, apontamos algumas recomendações a considerar na hora de dar este presente ao seu filho:

  • Não compre a bicicleta sem antes dar uma volta nela. Monte a criança nela e se ela experimentar vários modelos, melhor.
  • Não compre uma bicicleta porque você gosta dela. Permita que o pequeno escolha a cor e o estilo que mais gosta.
  • É ideal aprender a andar de bicicleta desde cedo, mas sem pressão. Você terá que se armar com paciência e ter em mente que algumas crianças precisam de mais tempo do que outras para se animar.
  • Encontre um local adequado para a criança aprender a andar de bicicleta. No asfalto vai ser melhor, mas as quedas podem ser mais perigosas lá. Pelo contrário, na grama custará um pouco mais, mas o pequeno não se machucará ao cair.
  • Ajuste o assento e os pedais. O assento deve estar a uma altura que permita que a criança coloque os pés no chão sem se sentar.
  • Quando a criança crescer, a bicicleta ficará pequena demais para ela. Aproximadamente, você deve mudar o tamanho da roda a cada dois anos. Normalmente, uma criança tem entre três e quatro bicicletas durante a infância.

Esporte e diversão ao andar de bicicleta

Aprender a andar de bicicleta é uma das primeiras conquistas na vida de uma criança. É uma prática que lhe proporcionará horas de diversão e adrenalina, enquanto pratica esportes e desenvolve sua autoestima. Correr com amigos em um parque ou andar de bicicleta em família será recompensador. Além disso, é uma ótima opção para passar o tempo nas férias de verão ou nos tempos livres.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carmichael C, Burke E. Bicicleta, salud y ejercicio. 3° Edición. España: Editorial Paidotribo; 2004. Disponible en: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=v4wfwZJzE30C&oi=fnd&pg=PA1&dq=elegir+una+bicicleta+para+ni%C3%B1os&ots=rMsFPOIFpC&sig=7U385znEs5HGouxjdVEXXYWRXCM#v=onepage&q&f=false
  • Roldán I. Buscador de rutas para movilidad en bicicleta en el área de Xátiva (Valencia). España: Universidad Politécnica de Valencia: 2021. Disponible en: http://hdl.handle.net/10251/173867
  • Rojas P. La bicicleta y su desarrollo práctico en educación primaria. 1° Edición. España: Wanceulen Editorial Deportiva; 2016. Disponible en: https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=DeGfDAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA6&dq=c%C3%B3mo+escoger+una+bicicleta+para+ni%C3%B1os&ots=w9jDd9VPDA&sig=w9uf__ZZNZ2sXoK0KA-ejQzAzIk#v=onepage&q&f=false

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.