Jogos e atividades de educação física para crianças de 8 anos

Jogos e atividades voltadas à educação física são essenciais para o desenvolvimento das crianças em idade escolar. Aqui vamos compartilhar algumas delas com você.
Jogos e atividades de educação física para crianças de 8 anos

Última atualização: 28 janeiro, 2022

Os jogos e as atividades de educação física para crianças de 8 anos devem ser mais específicos do que nas etapas anteriores. Pois bem, nessa idade, os gostos em termos de entretenimento são mais específicos, assim como o caráter e certos traços de personalidade dos pequenos.

É importante destacar que gostos e caráter continuam sendo construídos ao longo da vida, mas já nessa idade são fundamentais para a tomada de decisões. Além da maturidade emocional e social, a aparência física também influencia na escolha de jogos e atividades relacionadas à educação física.

Nessa ordem de ideias, mostraremos a seguir algumas alternativas bastante úteis para implementar em casa. Tome nota!

Jogos de habilidade física e atividades para crianças de 8 anos

Graças ao amadurecimento físico, social e psicológico, os jogos e as atividades realizadas a partir dos 8 anos podem ser muito mais complexas.

Além disso, é aconselhável implementar alternativas baseadas em situações reais para ajudar a criança a regular seu comportamento. Por meio dessas atividades, as crianças podem reforçar comportamentos positivos e corrigir comportamentos negativos.

Porém, o objetivo principal é que sejam atividades do seu agrado e que as motivem constantemente a praticá-las.

Meninos brincando em um balanço em forma de roda no parque.

O jogo do espelho

Essa atividade serve para estimular a coordenação e também para ensinar sobre a empatia.

Deve ser realizada por pelo menos duas crianças. Uma delas atua como um espelho e deve imitar qualquer movimento feito pela outra.

As crianças devem ficar de pé, frente a frente. Em seguida seguida, devem ser realizados movimentos controlados e simples, para que quem desempenha o papel de espelho responda da mesma forma.

Deve-se notar que o movimento reflexo da criança deve ser coordenado com o da outra. Conforme a atividade avança, os gestos devem ficar mais complexos e sofisticados.

Após a conclusão, é aconselhável trocar de papel para que ambos experimentem a sensação de serem um espelho.

Passar a bola

Passar a bola é um jogo simples de se jogar em grupos e contribui para a coordenação, a agilidade e o aprimoramento das habilidades sociais. E quanto mais crianças, mais difícil é a execução.

Em primeiro lugar, os pequenos devem se organizar em círculo e se sentar no chão. A partir daí, eles devem dizer o nome do colega e depois jogar a bola para ele com um salto.

Por um lado, essa atividade permite que as crianças se encontrem e interajam. Por outro lado, permite que dominem o elemento e estimulem suas habilidades físicas.

Pegar com o lenço

Pegar com o lenço é uma brincadeira de perseguição e o ideal é que seja jogada em grupo, embora possa ser realizada com pelo menos duas crianças.

O objetivo principal é pegar o colega, mas o detalhe está no lenço: uma das crianças deve segurar o lenço e assim perseguir e pegar o resto.

Você, o professor ou a pessoa que dirige o jogo, deve mencionar uma parte do corpo. Ao pegar o colega, a criança deve amarrar o lenço bem na parte que foi mencionada. Se o acessório estiver posicionado corretamente, a criança que foi pega deve começar a pegar as outras. Do contrário, todos continuam com as funções com as quais começaram.

Algumas atividades para estimular as habilidades motoras finas

Aqui estão algumas ideias mais tranquilas para estimular a concentração e as habilidades manuais. Lembre-se de que esses aspectos também devem ser exercitados, pois fazem parte do desenvolvimento integral da criança.

Fazer origami

O origami é uma atividade focada no trabalho das habilidades motoras finas das crianças. E para crianças de 8 anos é uma alternativa muito útil, já que sua capacidade de concentração é muito maior do que antes.

Para realizar essa atividade, vocês vão precisar apenas de uma folha de papel e do passo a passo da figura que pretendem fazer. Aconselhamos a começar com figuras simples que tenham apenas alguns passos. Lembre-se de que o objetivo, além de estimular a coordenação motora fina, é motivar as crianças a praticarem esse hobby.

Jogar jogos de tabuleiro

Crianças brincando de jogos cooperativos em sala de aula.

Da mesma forma que no origami, os jogos de tabuleiro são uma alternativa adequada para crianças de 8 anos.

Qualquer opção desse tipo pode ser utilizada nesse momento, desde que seja do interesse dos pequenos. Se gostarem, provavelmente o transformarão em um hobby interessante.

Vale lembrar que esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento psicológico, a tomada de decisões e a concentração, entre outros aspectos positivos.

Além disso, de acordo com uma publicação da Revista Chilena de Nutrição , certos jogos de tabuleiro servem como estratégia metodológica para promover alguns hábitos e estilos de vida saudáveis.

Jogos e atividades para crianças de 8 anos: incentive sem forçar

A realização constante de jogos e atividades em crianças de 8 anos é essencial para auxiliá-las no pleno desenvolvimento físico, psicológico e social, bem como na melhoria de seus padrões de comportamento.

Apesar de sua grande importância, nenhuma atividade deve ser realizada se as crianças não quiserem. Lembre-se de que, se elas se sentirem desmotivadas, não haverá nenhum tipo de incentivo apropriado.

Certifique-se de que as crianças brinquem motivadas, alegres e felizes o tempo todo. Além disso, acompanhe o ritmo delas o tempo todo.

Pode interessar a você...
5 atividades para fazer com a mamãe
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
5 atividades para fazer com a mamãe

Muitas são as atividades que as mães podem fazer com os filhos para ensinar, educar e divertir. Descubra!