4 histórias para inspirar confiança nas crianças

As histórias ajudam seu pequeno a se desenvolver emocional e intelectualmente saudável. Mas as histórias sobre confiança para crianças podem influenciá-las? Descubra abaixo.
4 histórias para inspirar confiança nas crianças

Última atualização: 15 março, 2022

Você acha que a confiança é um tema difícil de discutir com as crianças? Se forem crianças pequenas, não será um tema fácil de lidar, mas é muito necessário. No entanto, é preciso buscar alternativas que lhe permitam ajudar seu filho com a falta ou o excesso de confiança. Uma das melhores opções são histórias sobre confiança para crianças. Conheça algumas delas e descubra como beneficiam seu filho.

O valor da confiança para as crianças

Abordar desde bem cedo a questão da confiança com as crianças torna mais fácil educá-las em outros aspectos. Também é importante ensinar a elas o valor da confiança. Em particular, como o excesso ou a falta dela pode ser prejudicial.

Dentro da boa formação das crianças, é fundamental ensiná-las a ter a confiança necessária nos outros, pois assim elas aprendem com as inter-relações com as pessoas. Além disso, elas devem aprender a confiar em seus amigos e parentes, pois a base da amizade é a confiança. Assim poderão ser bons amigos e manter relações de mútua cordialidade.

As 4 melhores histórias sobre confiança para crianças

Além das vantagens já mencionadas, esse tipo de história permite que os pequenos desenvolvam melhor seu vocabulário e habilidades como compreensão e memória. Por essa razão, recomendamos as seguintes histórias para o seu filho. Para acessar as legendas, basta ativar a opção nas configurações do YouTube.

1. O pássaro que não sabia voar

Essa maravilhosa história visa ajudar as crianças a entender como devem agir para ganhar a confiança dos outros. A leitura narra a história de um passarinho sem mãe que morava em Camarões.

Para descobrir sua progenitora, ele teve que confiar em seus companheiros. Além disso, ele também aprendeu a confiar em si mesmo, então ele foi capaz de ajudar seus companheiros quando eles se encontravam em dificuldades.

É importante que, após a leitura, você converse com seu filho sobre a atitude dos animais da história. Deixe a criança se expressar livremente e depois enfatize a confiança mútua dos animais.

2. O Corvo e a Raposa

Esse conto narra a história de uma raposa que sempre foi conhecida por mentir às escondidas e enganar o corvo. Contar essa história mostra às crianças o grande valor da confiança.

Para complementar a função de leitura, faça algumas perguntas. Você gostou da história? Do que se trata? Por que o corvo disse à raposa que ela perdeu mais do que ele? Assim a criança assimila mais a narração. Depois que ela responder, explique o significado de confiança mútua.

Essa história ajuda a criança a ver que a confiança entre os pares deve ser baseada na honestidade. Além disso, ela entende que para obter um resultado comum deve aprender a confiar e ganhar a confiança dos outros.

3. Pincho e Boni

Essa é uma das histórias sobre confiança para crianças que ajuda a reforçar a confiança dos pequenos em suas próprias habilidades. Basicamente, conhecemos a história de dois meninos gêmeos que tinham habilidades diferentes. No entanto, Pincho não suportava que seu irmão fosse melhor que ele em matemática.

Apesar disso, mais tarde ele percebeu que havia outras coisas que sabia fazer muito bem. Então não sentiu mais inveja e aprendeu a confiar em si. Essa história vai ensinar aos pequenos que todos nós temos habilidades diferentes, que devemos confiar nelas e conhecer seu valor.

Crianças lendo histórias infantis

4. Orelhas de borboleta

Essa história foi escrita especialmente para aumentar a autoestima e a confiança. Além disso, é ideal para ajudar as crianças a lidar com as provocações dos outros. É um conto que as ajuda a se amarem como são e com as suas particularidades. Dessa forma, podem confiar em suas capacidades.

A história é sobre uma garota que tem que lidar com as provocações de seus colegas. Ela os engana com sua imaginação e muito otimismo, de uma forma que mostra sua forte autoestima. É um livro infantil essencial.

Sem dúvida, com essas histórias sobre confiança para crianças será mais fácil abordar esse tópico com os pequenos. Lembre-se de que você precisa fazer um pouco mais do que apenas ler. Você também deve ajudar a criança através de suas ações. Faça com que ela veja seu exemplo, mostre a ele que você confia nela e destaque a importância de que ela confie em você.

Pode interessar a você...
História para crianças e seus benefícios
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
História para crianças e seus benefícios

A História se relaciona a um conjunto de eventos vivenciados por uma comunidade social, então é uma disciplina essencial para as crianças.



  • Jong, MT, & Bus, AG (2004). La eficacia de los libros electrónicos para fomentar la comprensión de las historias emergentes de los niños de jardín de infantes
  • Pérez, D., Pérez, AI, y Sánchez, R. (2013). El cuento como recurso didáctico. 3 Ciencias , 1–29