Calçados com rodinhas: sim ou não?

3 de abril de 2019
Em relação ao desenvolvimento da criança, os calçados com rodinhas devem ser entendidos mais como um brinquedo do que como um calçado usual. Ou seja, se usados em excesso, os danos são maiores que os benefícios para as crianças.

Atualmente, é normal ver crianças usando calçados com rodinhas. Eles estão se tornando mais elegantes, mas a questão é se são bons ou se são perigosos para a saúde dos pequenos.

O uso dado a esses calçados indicará os benefícios ou as consequências que eles terão. Portanto, é importante saber mais sobre esse tipo de calçado que é tão popular hoje entre as crianças.

Calçados com rodinhas: o que são eles?

Esse tipo de calçado também é conhecido como heelys. São calçados, geralmente do tipo esportivo, que possuem uma roda na parte do calcanhar, o que permite que a pessoa que os calça deslize na superfície.

Esse produto foi introduzido no mercado há alguns anos, tornando-se popular especialmente entre crianças de três a doze anos de idade.

A questão mais comum é se os calçados com rodinhas são benéficos. A verdade é que esse tipo de tênis é mais um brinquedo do que um tipo de calçado para usar durante todo o dia.

São calçados que as crianças podem usar em determinados momentos, mas não para suas atividades diárias. A maioria deles tem um design esportivo, que os fazem parecer úteis para o uso diário.

Na prática, e embora esses calçados com rodinhas tenham suas vantagens, eles não são saudáveis ​​se forem destinados ao uso diário.

tênis para crianças

Calçados com rodinhas: vantagens e benefícios para as crianças

Para as crianças, o uso de calçados com rodinhas pode ser bem divertido. Por quê? Esses calçados lhes conferem maior agilidade ao se movimentarem, atingindo maiores distâncias em menor tempo.

Apesar de ter um design esportivo, sua principal atração está na diversão que trazem. Ou seja, os calçados com rodinhas são um brinquedo para as crianças, uma ótima forma de entretenimento.

Desvantagens dos heelys

Os calçados com rodinhas têm muito mais desvantagens do que vantagens; especialmente se forem destinados para o uso diário. Primeiro de tudo, usar esses tênis pode ser perigoso para as crianças.

Com esses tênis nos pés, as crianças muitas vezes não controlam a velocidade ao deslizar, o que pode vir a causar um tropeção ou uma queda.

E todos sabemos que uma queda inesperada pode causar ferimentos ou algum tipo de fratura. Nesse sentido, uma boa maneira de evitar esse tipo de acidente é usar as proteções necessárias.

Uma das desvantagens mais importantes desses tênis que deve ser levada em consideração reside no fato de que eles são pouco benéficos às crianças em termos de saúde. Além de lesões nas extremidades devido a possíveis quedas, o uso excessivo dos calcanhares pode causar dores nas costas, por exemplo.

Não se esqueça de que, com esse tipo de calçado inovador, o pé nunca pisa completamente na superfície. Quando as crianças usam tênis com rodas, seu suporte é muito instável, o que, além de causar dor, a longo prazo, pode levar a problemas de saúde de maior consideração.

É aconselhável que as crianças usem calçados com rodinhas?

Em conclusão, pode-se dizer que se esse tipo de calçado for usado como uma brincadeira durante certo período de tempo por dia, não haverá grandes consequências. Pelo contrário, será um momento muito divertido para a criança.

O que é prejudicial, e tem consequências para a saúde, é o abuso do uso dos calçados com rodinhas. Isto é, usá-los como calçados habituais, do dia a dia.

Qual é o calçado mais adequado para o uso diário das crianças?

Basicamente, um bom calçado para uso diário deve ter a frente larga o suficiente para que os dedos não fiquem apertados.

Além disso, eles devem ser flexíveis na parte do meio e ter um calcanhar que forneça a estabilidade necessária.

Calçados com rodinhas

Em resumo, respondendo à pergunta inicial, pode-se dizer que não haverá problemas para as crianças ao usar tênis com rodas, desde que seja por um tempo determinado; isto é, um momento de diversão.

Contudo, seu uso como calçado diário não é recomendado em nenhum caso, pois poderá afetar a saúde das crianças.