Atividades de educação ambiental em família

03 Novembro, 2020
A família é o principal pilar na educação das crianças. Entre outros aspectos, os pequenos devem começar em casa a conscientização sobre a importância de cuidar da natureza e do meio ambiente.

Infelizmente, pouco a pouco estamos destruindo o planeta. Para evitar que isso piore, é conveniente conscientizar as novas gerações sobre os problemas ambientais, para que, desde os primeiros anos de vida, as crianças aprendam a interagir com o meio ambiente de forma responsável. Portanto, nas linhas a seguir, recomendamos algumas atividades de educação ambiental a serem realizadas com a família.

Através da realização dessas atividades, o que se pretende é que os pequenos da casa adquiram uma série de valores e conhecimentos ambientais que perdurem ao longo de seu desenvolvimento e que possam ser transmitidos aos outros.

“Ensinar a cuidar do meio ambiente é ensinar a valorizar a vida”.

– Anônimo –

Atividades de educação ambiental em família

As atividades de educação ambiental que propomos abaixo demonstram que, fazendo pequenos gestos diariamente, tais como reciclagem de materiais, economia de energia e consumo de água, etc., você pode ajudar a reduzir a grave deterioração e os danos que os seres humanos estão causando à natureza. Tudo isso afeta os animais, as plantas e a saúde humana, entre outros.

“A única maneira, se quisermos melhorar a qualidade do meio ambiente, é envolver a todos.

-Richard Rogers

Reutilização de materiais

Essa atividade consiste em reutilizar os materiais que se tem em casa e que, a princípio, seriam jogados no lixo, para dar a eles uma segunda vida e transformá-los em brinquedos ecológicos.

Assim, com um pouco de imaginação e criatividade, alguns simples rolos de papel higiênico, recipientes para alimentos, caixas ou latas podem ser transformados em belas decorações para o quarto, bonecos, carros, naves espaciais, casas para bonecas. Use sua imaginação e crie tudo o que você quiser!

Dessa forma, o valor do trabalho manual é promovido enquanto as crianças aprendem a importância de aproveitar ao máximo os materiais que não são mais necessários.

Conscientização sobre a poluição ambiental

Nessa atividade, devemos tentar buscar na Internet várias imagens que reflitam o impacto significativo dos resíduos que produzimos todos os dias e daqueles que são depositados na natureza.

Depois de observar cuidadosamente estas fotografias, elas devem ser comentadas em família e deve ser aberto um debate que pode ser muito enriquecedor para todos.

Através dessa atividade, as crianças são conscientizadas sobre a importância de reduzir a poluição ambiental. Da mesma forma, os conhecimentos adquiridos em relação a esse assunto são mantidos na memória dos pequenos de forma impactante e duradoura.

Atividades de educação ambiental em família

Conscientização sobre o consumo de eletricidade, uma das atividades de educação ambiental

Nessa atividade, as crianças, junto com seus pais, têm que analisar uma conta de luz. Esse é um exercício muito interessante para todos os membros da família para descobrir qual é seu consumo de eletricidade e como ele é distribuído (iluminação, aquecimento, eletrodomésticos, etc.).

Assim, certos hábitos relacionados ao consumo de eletricidade podem ser mudados e todos nós podemos tentar economizar nesse aspecto, não apenas para o bem econômico, mas para o bem de todo o planeta.

Sobre a mudança climática

Por último, a fim de educar sobre o tema do meio ambiente, é essencial falar sobre a mudança climática. Esse tópico pode ser tratado por meio de uma atividade que consiste em procurar imagens de um lugar antes e depois de ter sido afetado pela mudança climática e depois comentar as diferenças encontradas entre as duas fotografias.

A partir dessas duas imagens, a família tem que inventar uma história ou conto que descreva, de forma original, o que poderia ter acontecido naquele lugar para produzir as terríveis consequências observadas. Dessa forma, as crianças compreenderão melhor a importância de respeitar a natureza e de cuidar do meio ambiente.

  • Morales, M. N., Bugdud, A. T., & Aguilar, N. Á. (2012). Evolución e importancia de la Educación Medioambiental: su implicación en la educación superior. Educación y futuro: revista de investigación aplicada y experiencias educativas, (26), 155-174. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3923982.pdf