Ensinar as crianças a fazer esquemas para estudar

Existem várias técnicas de estudo que as crianças precisam aprender a usar para obter bons resultados acadêmicos. A seguir, vamos explicar uma dessas estratégias para estudar: os esquemas.
Ensinar as crianças a fazer esquemas para estudar
Ana Couñago

Escrito e verificado por a psicóloga Ana Couñago.

Última atualização: 27 janeiro, 2023

Fazer esquemas para estudar é uma boa maneira de sintetizar informações a fim de lembrar melhor de conceitos e conhecimentos. É conveniente ensinar essa técnica de estudo para as crianças desde pequenas, para que elas aprendam a estudar de uma maneira eficaz e eficiente.

Dessa forma, devemos ter em mente que os esquemas são apenas mais um passo que deve ser dado dentro da complexa tarefa de estudar. Assim, é possível distinguir entre as seguintes cinco fases do estudo:

  • Leitura compreensiva.
  • Sublinhado.
  • Síntese.
  • Memorização.
  • Autoavaliação.

“O hábito de estudar é a repetição do ato de estudar realizado sob características ambientais, espaciais, temporais e com características iguais. O hábito de estudar é o primeiro passo para ativar e desenvolver a capacidade de aprender dos alunos.”

– García Huidobro –

Ensinar as crianças a fazer esquemas para estudar

No estudo, ao chegar à fase de síntese, é necessário usar estratégias para a organizar e preparar as informações que permitam modificar o conteúdo, a fim de facilitar a assimilação e a memorização. Para isso, é possível fazer esquemas.

esquemas para estudar

Os esquemas relacionam e representam, de uma forma clara e visual, as ideias principais e secundárias de um texto. Portanto, a grande vantagem deles, em comparação com outras técnicas de síntese, como os resumos, por exemplo, é que permitem que as informações relevantes sejam vistas com um único olhar.

Porém, diferentes tipos de esquemas podem ser feitos, de acordo com o que for necessário estudar:

  • Comparativos. São usados para comparar características e observar as informações facilmente.
  • Hierárquicos. São aqueles usados para organizar e classificar as ideias de um texto, integrando alguns conceitos com outros.
  • Sequenciais. Necessários para organizar as informações de forma sequencial, com base em diversas variáveis (passagem do tempo, mudanças na forma, mudanças nas características, etc.).

É importante transmitir esse conhecimento sobre os esquemas para todas as crianças. Porém, para aprender essa técnica de estudo, não basta apenas conhecer a teoria, também é necessário praticar bastante.

Assim, é conveniente que os pais acompanhem os filhos durante as sessões de estudo, ajudando-os a desenvolver os primeiros esquemas para que, aos poucos, eles possam fazê-los de forma autônoma.

“Nunca considere o estudo como uma obrigação, mas como uma oportunidade de penetrar no lindo e maravilhoso mundo do conhecimento.”

– Albert Einstein –

Características de um bom esquema

Vale a pena destacar que, para fazer um bom esquema, vários passos devem ser seguidos:

  1. Ler o texto com atenção.
  2. Selecionar e sublinhar as ideias principais e secundárias.
  3. Pensar em um título que seja uma síntese do texto.
  4. Escolher o tipo de esquema que será feito.
  5. Dividir o texto em tópicos gerais e subtópicos. 
  6. Colocar cada ideia em um tópico diferente e formulá-la de uma maneira breve e precisa.
fazer esquemas para estudar

Além disso, também é necessário que os esquemas feitos para estudar tenham uma série de características:

  • Todas as ideias principais precisam estar integradas.
  • As ideias principais do texto devem estar destacadas e claramente relacionadas.
  • Devem seguir uma estrutura lógica, com as ideias principais e secundárias bem organizadas.
  • A apresentação deve ser limpa para que o conteúdo possa ser entendido rapidamente.
  • Devem ser escritos com uma linguagem quase telegráfica, usando palavras-chave ou frases curtas e diretas.

Seguindo essas dicas, as crianças podem aprender a desenvolver esquemas apropriados para ter um bom desempenho escolar.

Assim, os alunos poderão obter, com um único olhar, uma ideia geral dos temas de estudo, o que é benéfico para adquirir, assimilar, entender e lembrar as informações com facilidade. Isso requer trabalho, tempo e esforço, mas vale a pena!

“Se você quer vencer, não fique olhando a escada. Comece a subir, degrau por degrau, até chegar ao topo.”

– Anônimo –


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