6 conselhos para as provas finais do seu filho adolescente

3 de junho de 2019
O período de final do ano escolar é um dos momentos mais complicados para o adolescente. Os pais podem ajudar colocando algumas atitudes em prática. O melhor que se pode fazer é motivar para que seu filho tenha um melhor rendimento nos estudos. 

A adolescência é uma das etapas mais complicadas do desenvolvimento de uma pessoa. Isso acontece porque essa fase é um período cheio de mudanças. As transformações fisiológicas e psicológicas influenciam diretamente no comportamento dos jovens. Em relação ao desempenho nas provas finais não poderia ser diferente.


A participação dos adultos durante a adolescência dos filhos pode ser complicada. No entanto, é necessário procurar passar por essa etapa da melhor maneira possível. É essencial sempre incentivar o seu filho a atingir os seus objetivos, especialmente na época das provas finais.

Na hora de orientar os filhos para que fiquem bem preparados para as provas finais, os pais podem contar com diferentes estratégias. Em seguida, veremos alguns conselhos que serão muito úteis.

1. Converse com o seu filho sobre os compromissos escolares

No início do ano letivo, é necessário que o jovem saiba quais são as suas obrigações escolares. Ele também deve compreender por que é importante cumpri-las. Além disso, é conveniente que ele saiba quais são os diferentes tipos de provas ao longo do ano.

Outro ponto importante é ensinar o filho a ser responsável por suas ações e assumir as consequências. O ideal é que o jovem entenda que o objetivo de aprender os conteúdos e passar nas provas deve ser motivado pelo conhecimento e desenvolvimento pessoal, e não apenas porque os pais ou professores exigem.

Conselhos para os exames finais do seu filho adolescente.

2. Garantir que ele frequente às aulas

Frequentar às aulas deve ser obrigatório. Exigir que o jovem cumpra com esse dever é importante para que adquira hábitos de responsabilidade, organização e perseverança. Esses valores acompanharão o indivíduo ao longo de toda a sua vida e serão aplicados para todas as metas que desejar alcançar.

Em alguns casos, pode acontecer que o adolescente se recuse a assistir às aulas por sofrer de bullying, problemas com professores ou conflitos com os colegas de sala.

Portanto, conversar com o seu filho é fundamental para descobrir o que está acontecendo. Dessa forma, você conseguirá ajudar a resolver o problema para que ele possa retornar às suas atividades habituais.

3. Manter contato com os professores

As reuniões de pais são uma ótima oportunidade para conhecer e conversar com os professores do seu filho. Assim, vocês podem garantir que o desempenho do jovem estudante seja saudável.

É necessário manter uma comunicação aberta com os professores e coordenadores. Dessa forma, será possível trabalhar em equipe, oferecendo o apoio necessário de ambas as partes para ajudar o adolescente a enfrentar as provas finais.

4. A preocupação com suas responsabilidades

O simples fato de ouvir as preocupações e oferecer conselhos para as provas finais do seu filho é uma maneira perfeita de demonstrar interesse e transmitir confiança.

Quando os adolescentes sabem que os pais estão preocupados com seus estudos e os apoiam para que alcancem o seu sucesso, eles enfrentam a situação com mais responsabilidade.

Além disso, os pais podem oferecer ajuda quando o jovem tiver muita matéria para estudar. Por exemplo, você pode ajudar a revisar a matéria, ensinar técnicas de estudo ou ainda ensinar como se organizar para aproveitar melhor o tempo.

Lembre os jovens da importância da organização e do estudo diário para que não tenham que lidar com tudo na última hora.

5. Manter uma rotina adequada

É importante que o adolescente descanse adequadamente antes de assistir às aulas ou fazer as provas. As horas de descanso são tão importantes quanto o tempo que se passa estudando.

É aconselhável dormir aproximadamente oito horas por dia, pois ajudará a estar mais atento para absorver o conhecimento adquirido nas aulas ou para ter um bom desempenho na hora da prova. A falta de sono está diretamente relacionada à diminuição da atenção e concentração.

Seguir alguns conselhos para ajudar o seu filho durante os exames finais

6. Evite a ansiedade antes das provas finais

As provas finais podem trazer estresse e ansiedade para o adolescente. Um dos motivos pode ser a pressão dos pais e o medo do fracasso. Por isso, diante de uma prova, é preciso deixar claro que é importante se esforçar para dar o melhor de si, mas que às vezes as coisas não saem como planejado apesar do esforço.

É preciso ajudar os filhos a corrigir os seus erros, mas sempre enfatizando que as falhas também fazem parte do aprendizado. É papel dos pais incentivar o jovem a superar os obstáculos. Por isso, é essencial educar com base na perseverança para conseguir realizar os seus objetivos a médio e longo prazo.

Por fim, é preciso sempre ter em mente a importância do reforço positivo e também das consequências de uma educação com base em repreensão e punições. As técnicas de motivação são sempre mais eficazes.