6 dicas e conselhos para escolher roupas para a gravidez

Qual é a melhor roupa para grávidas? Neste post, vamos dar algumas dicas e conselhos para escolher a roupa de grávida e manter o seu estilo.
6 dicas e conselhos para escolher roupas para a gravidez
Samanta Ruiz

Revisado e aprovado por a professora Samanta Ruiz.

Escrito por Samanta Ruiz

Última atualização: 09 março, 2023

As mudanças corporais são inevitáveis durante a gravidez, mas você pode criar uma imagem com a qual se sinta confortável se aplicar algumas dicas e conselhos para escolher roupas de maternidade.

Uma forma corporal positiva é importante para sua saúde mental e emocional neste período muito especial de sua vida. Portanto, vestir a roupa certa para você pode ser de grande ajuda.

Mas como saber qual roupa escolher? A seguir, daremos algumas dicas.

Escolhendo roupas de maternidade: o que levar em conta?

Roupas e acessórios para gestantes devem atender a três premissas básicas: conforto, frescor e elegância. Em sintonia com essas características, confira as seguintes dicas e conselhos para escolher a roupa de gestante que sugerimos.

1. Verifique seu guarda-roupas

Faça um levantamento das roupas que você tem e veja o que poderia usar em cada fase da gravidez. Por exemplo, você usará os moletons nos primeiros meses, mas se tiver vestidos, suéteres ou jaquetas mais larguinhos, reserve-os para o segundo e terceiro trimestres.

A ideia é ficar o mais estilosa possível e só adicionar roupas especiais de maternidade se você realmente precisar.

2. Procure alcançar um equilíbrio visual

Um grande truque para as roupas das grávidas é tentar usar desenhos que compensem os volumes. De qualquer forma, sua escolha dependerá de como o peso evolui durante a gravidez.

Por exemplo, se você tem barriga grande, pode usar modelos elásticos nas pernas para compensar o visual. Por outro lado, se você não ganhou muito peso, modelos oversized pode lhe dar mais volume e destacar sua gravidez.

Os vestidos garantem conforto para as gestantes e, além disso, podem ser usados novamente após o parto.

3. Prefira vestidos

Os vestidos são os campeões do conforto. Não há roupa mais confortável para uma mulher grávida. Você pode escolhê-los em diferentes estilos e comprimentos, embora os mais adequados para grávidas sejam os mais curtos ou midi.

Uma opção que está em alta são os modelos confeccionados com tecidos que definem e estilizam a silhueta. Além disso, o melhor ponto dos vestidos é que você pode continuar a usá-los após o parto.

4. Compre roupas de maternidade que não sejam de maternidade

Em tempos de preocupação com o meio ambiente e consumo responsável, é necessário que suas compras sejam voltadas para roupas que você possa usar novamente após os 9 meses de gestação.

As roupas que você vai comprar para poder usar depois da gravidez podem ser as seguintes:

  • Legging.
  • Calças.
  • Vestidos.
  • Camisas.
  • Camisetas.

5. Escolha roupas íntimas adaptáveis

Aqui é conveniente fazer uma pequena adaptação e optar por roupas íntimas de algodão stretch. Este tecido tem muitas vantagens, pois é macio, respirável, fresco e hipoalergênico. Além disso, adapta-se perfeitamente às mudanças de forma e volume do corpo.

É aconselhável escolher sutiãs com uma boa estrutura que se adaptem o crescimento dos seios e também que sirvam durante o período de lactação. Quanto à calcinha, é melhor que seja de cintura alta e com elástico macio.

Uma roupa íntima muito saudável para a gestante é o body, que ajuda a conter a barriga e a diminuir o impacto do peso extra do bebê na coluna.

A roupa íntima durante a gravidez deve ser preferencialmente adaptável. Tecidos de algodão elástico são ideais, pois são macios, frescos e hipoalergênicos.

6. Compre o tamanho normal

Este conselho é pura lógica. Exceto em casos especiais, nem os ombros, nem os braços, nem as pernas aumentam significativamente de volume durante a gravidez. Então, por que comprar tamanhos maiores?

A dica é escolher o mesmo tamanho de sempre e, quem sabe, variar os tecidos. Por exemplo, você pode procurar roupas de algodão elástico.

A imagem corporal na gravidez

Você já deve ter ouvido muitas vezes que a gravidez não dura para sempre. É uma grande verdade, mas muitas mulheres não conseguem mensurar isso e se concentram apenas em enxergar uma imagem negativa de seu corpo sem pensar que essa situação é temporária.

“Você pode aprender maneiras de lidar com os sentimentos sobre as mudanças em seu corpo durante e após a gravidez.”

-Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos-

Por outro lado, é importante saber que é possível construir uma imagem positiva. Uma das maneiras de fazer isso é procurar ter um guarda-roupa de maternidade confortável e que você realmente goste.

Você pode fazer muito mais para se sentir bem com seu corpo durante a gravidez!

Especialistas do Escritório da Saúde da Mulher do Health and Human Services (HHS) dos Estados Unidos explicam que, para promover uma imagem corporal positiva na gravidez, é importante levar em consideração o seguinte:

  • Entenda o trabalho que o corpo está fazendo para criar uma nova vida.
  • Expresse sentimentos sobre seu corpo com as pessoas mais próximas.
  • Pratique algum tipo de atividade física regularmente.
  • Pesquise e aprenda sobre a gravidez para saber quais mudanças esperar.
  • Procure ajuda se você se sentir sobrecarregada com as mudanças em seu corpo.

Como você viu, existem muitos recursos para ficar radiante durante a gravidez. Tire proveito deles!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.