Roupas esportivas para grávidas

Você está grávida e quer começar a se exercitar? Comece escolhendo a roupa certa. Neste artigo, vamos explicar o porquê.
Roupas esportivas para grávidas

Última atualização: 29 Setembro, 2021

As roupas esportivas para grávidas é um dos elementos fundamentais para a manutenção do hábito esportivo nessa fase. Mesmo que você não esteja acostumada a praticar exercícios, verá como se sentirá melhor ao usar as roupas adequadas para cada atividade.

Será que você realmente precisa de roupas esportivas para grávidas?

A princípio, pode parecer bobagem gastar dinheiro em roupas especiais para a gravidez. Mas pare um pouco e reflita sobre as mudanças físicas desses nove meses, que fazem com que as roupas se tornem um tanto desconfortáveis.

O desconforto é o principal argumento para buscar roupas novas, que devem ser capazes de se adaptar ao crescimento do seu corpo, especialmente do seu abdômen.

Por outro lado, para praticar um esporte é necessário ter roupas adequadas, independente da fase da gravidez em que você se encontra. Isso porque elas devem permitir que você execute sua rotina de exercícios, que está incluída em seus hábitos saudáveis.

grávida esporte atividade física hábito saudável roupas esportivas adaptadas técnica halteres esteira cadeira casa ioga aptidão hábito atividade esportiva

Onde comprar roupas esportivas para grávidas

Era comum encontrar roupas para grávidas em lojas femininas. Porém, com o passar do tempo, a roupa esportiva foi ganhando espaço no mundo da moda.

Atualmente, muitas marcas conhecidas em todo o mundo oferecem seus produtos especialmente concebidos para grávidas. A maioria delas tem catálogos virtuais e lojas físicas, com seções inteiras de roupas esportivas para futuras mamães.

Dicas para escolher bem e ficar confortável

As roupas esportivas para grávidas devem ser adequadas ao seu corpo e às suas novas características. Por isso, daremos algumas dicas de acordo com o trimestre.

Roupas para o primeiro trimestre

O primeiro trimestre da gravidez é o início do percurso e durante esse período algumas mudanças físicas começam a aparecer. Muitas mulheres se sentem confortáveis com suas roupas normais, mas outras não.

Algumas mulheres têm maior crescimento dos seios nas primeiras três semanas, por isso é aconselhável usar sutiãs especiais para a prática de esportes.

Roupas para o segundo semestre

Durante o segundo trimestre da gravidez, as mudanças físicas ficam mais perceptíveis. Por exemplo, a cintura some completamente, devido ao aumento do tamanho da barriga. Além disso, o abdômen fica mais tenso e volumoso, fazendo com que os elásticos apertados começam a incomodar.

Nesse momento, as roupas esportivas devem ser muito mais largas do que o normal, para evitar pressionar áreas inadequadas do corpo. Também é necessário levar em consideração o ambiente em que a atividade acontece, pois o clima pode influenciar no seu conforto. Não deixe de considerar esse aspecto.

Roupas para o terceiro trimestre

O aumento no tamanho do corpo atinge seu pico a partir do terceiro trimestre. Além disso, seu organismo está se preparando para dar à luz um futuro bebê.

Embora a prática esportiva deva ser mantida, a intensidade do esporte deve ser drasticamente modificada. Contudo, ainda é aconselhável usar roupas especiais para essa atividade.

Lembre-se de que essas roupas são projetadas para oferecer o controle adequado da transpiração e fornecer o máximo de conforto durante os exercícios.

Por fim, os calçados esportivos também devem ser trocados. Normalmente a gravidez provoca um aumento no tamanho dos sapatos e alterações nos pontos de apoio do pé. Por esse motivo, é importante garantir um calçado confortável e seguro para essa fase.

Mulher correndo e praticando esportes durante a gravidez.

Roupas esportivas para grávidas: conforto em primeiro lugar

Encontrar lugares especiais para comprar roupas esportivas durante a gravidez é se adaptar às suas novas necessidades. Além de procurar peças bonitas ou únicas, o fundamental é que seu corpo fique confortável.

Não encare a gravidez e todas as suas mudanças levianamente. Experimente as peças quantas vezes forem necessárias e certifique-se de que cabem no seu novo tamanho. Também tente buscar tanto roupas quanto um ambiente para praticar a atividade que gerem conforto e confiança.

Além disso, procure um profissional treinado para tirar o máximo proveito da atividade e preservar a sua saúde e a de seu bebê.

Pode interessar a você...
As roupas que melhor se adaptam às mulheres grávidas
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
As roupas que melhor se adaptam às mulheres grávidas

Preparamos este artigo com uma seleção de roupas que melhor se adaptam às mulheres grávidas. Não perca e tome nota dessas dicas!



  • Guevara, R. M., Antonio Rivera, A., Torres Guevara, R. S., Barrera Gálvez, R., Mayorga Ponce, R. B., & Baltazar Téllez, R. M. (2019). Embarazo saludable. Educación y Salud Boletín Científico Instituto de Ciencias de La Salud Universidad Autónoma Del Estado de Hidalgo. https://doi.org/10.29057/icsa.v8i15.4768
  • Carrillo, P., et al. (2021). Cambios fisiológicos durante el embarazo normal. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0026-17422021000100039
  • Mata, F., Chulvi, I., Roig, J., Heredia, J. R., Isidro, F., Benítez Sillero, J. D., & Guillén del Castillo, M. (2010). Prescripción del ejercicio físico durante el embarazo. In Revista Andaluza de Medicina del Deporte.