Você sabe se é possível menstruar estando grávida?

28 de fevereiro de 2019
Se você está grávida e sofre de algum tipo de sangramento vaginal, você deve procurar um médico imediatamente. Em hipótese alguma isso pode estar relacionado com o período menstrual. Saiba mais sobre esse problema a seguir.

Para responder a essa pergunta, a primeira coisa que você deve saber é que  não é possível menstruar estando grávida. No entanto, durante a primeira fase da gestação é possível que algumas mulheres sofram um sangramento similar ao do período menstrual. O que fazer nesses casos?

Geralmente, isso é conhecido pelo nome de sangramento de começo da gravidez. É um fenômeno que acontece devido às alterações hormonais, embora as quantidades de sangue costumem ser diferentes das eliminadas por uma mulher no seu período menstrual normal.

Além disso, o sangramento pode variar com relação à quantidade, desde pequenas manchas até sangramento vaginal consistente.

É possível menstruar estando grávida?

As mulheres grávidas podem ter um pouco de sangramento irregular durante a gestação, mas em nenhum caso costuma ser como no período menstrual normal.

Certamente, algumas mulheres podem confundir isso com a menstruação porque, com frequência, esse sangramento aparece no momento em que estavam esperando a chegada do ciclo menstrual.

A hemorragia ou manchas irregulares que acontecem durante a gravidez costumam ser de coloração marrom escuro ou rosa claro. Além disso, você deve levar em consideração que, em hipótese alguma, mesmo havendo sangramento considerável, você deve andar com absorventes externos ou internos por dias.

Causas do sangramento durante a gravidez

Estas são algumas das causas que podem provocar episódios de sangramento durante a gravidez:

1. Sangramento ou mancha de implantação

O sangramento de implantação acontece quando o óvulo fecundado adere ao revestimento do útero. À medida que o óvulo penetra o revestimento, ele faz com que parte desse revestimento se desprenda. Geralmente, esse tipo de sangramento apresenta uma coloração marrom claro, rosada ou avermelhada.

mulher com dor abdominal e não menstrua

2. Sangramento após parar de tomar a pílula anticoncepcional

Às vezes, as mulheres apresentam ciclos menstruais irregulares após tomarem a pílula anticoncepcional. Se a mulher tiver deixado de tomar recentemente a pílula e estiver grávida, é possível que apareçam manchas intermitentes devido às mudanças hormonais.

Além disso, ficar grávida pouco depois de parar de tomar a pílula anticoncepcional também contribui para que seja difícil fazer a distinção entre o sangramento intermitente e o correspondente a um período menstrual.

3. Gravidez ectópica

Às vezes, o óvulo fertilizado pode ficar implantado em outro lugar que não seja o útero. Isso acontece normalmente nas trompas de Falópio ou no colo do útero.

Quando acontece, as células começam a crescer e, consequentemente, causar dor e sangramento. Esse sangramento provavelmente apresentará coloração avermelhada e, algumas vezes, pode ser muito doloroso.

Se não for tratada, essa situação pode prejudicar as possibilidades de gravidez no futuro. Por isso, é muito importante receber assistência médica imediatamente.

“A perda de sangue durante a gestação nem sempre significa que a mulher não vai ter uma gestação saudável”

4. Doença Trofoblástica Gestacional

A Doença Trofoblástica Gestacional acontece quando o óvulo fertilizado cresce de maneira anormal e a placenta se torna uma massa de cistos, como um tumor benigno. Caracteriza-se pelo crescimento anormal de trofoblastos, as células que normalmente dão origem à placenta.

No entanto, infelizmente, isso pode fazer com que algumas vezes a gestação não seja viável. Sem dúvida alguma, trata-se de outra situação que precisa de cuidado médico imediato para evitar prejuízos ao sistema reprodutivo.

5. Alterações hormonais

Uma razão de você sangrar está no seu nível de progesterona. Quando você está grávida, a progesterona aumenta a um ponto que suprime o período menstrual.

Entretanto, em alguns casos, é possível que esse hormônio sexual não aumente tanto a ponto de suprimir o ciclo menstrual por completo, especialmente durante as primeiras fases da gestação. Por esse motivo, então, ocorre o sangramento.

estando grávida

6. Aborto espontâneo

O sangramento também pode ser um primeiro sinal de aborto espontâneo. Assim como as outras causas de sangramento durante a gravidez, um aborto espontâneo, frequentemente, começa com manchas leves que se tornam um sangramento abundante.

Além disso, você deve levar em consideração que a perda de sangue durante a gravidez nem sempre significa que a mulher não vai ter uma gestação saudável ou vai sofrer um aborto, embora deva ser sim motivo de preocupação. Portanto, se você tiver um sangramento e estiver grávida, deve se consultar com um médico imediatamente.

Por fim, lembre-se de que há muitas razões pelas quais uma mulher pode apresentar sangramento vaginal estando grávida. No entanto, é possível menstruar e estar grávida ao mesmo tempo. Felizmente, a maioria das mulheres não apresenta nenhum tipo de sangramento durante a gestação.

  • Cole, L. A., Ladner, D. G., & Byrn, F. W. (2009). The normal variabilities of the menstrual cycle. Fertility and Sterility. https://doi.org/10.1016/j.fertnstert.2007.11.073