6 alimentos ricos em ferro para mulheres grávidas

· 17 de janeiro de 2019
As mulheres grávidas precisam de alimentos ricos em ferro durante a gravidez. Por isso, listamos alguns exemplos de alimentos ricos nesse mineral para gestantes. Tome nota e inclua-os em sua dieta!

Alimentos ricos em ferro para mulheres grávidas são essenciais durante a gestação. Na verdade, o corpo de uma mulher grávida precisa de duas vezes mais ferro, já que é essencial para os glóbulos vermelhos adicionais que o corpo cria para o bebê.

Estes são os responsáveis ​​pelo transporte de oxigênio para os órgãos e tecidos da mãe, bem como para o feto.

Certamente, o ferro é muito importante durante a gravidez, embora seja ainda mais crucial no primeiro e terceiro trimestres. Isso ocorre porque o corpo, na verdade, não produz ferro e deve obtê-lo principalmente de alimentos.

Existem dois tipos de ferro: heme e não heme. O primeiro é encontrado apenas em fontes animais e é mais fácil para o corpo absorvê-lo. Por outro lado, o ferro não-heme é encontrado em plantas, alimentos fortificados com ferro e suplementos.

Além disso, carnes vermelhas, aves e peixes são algumas das melhores fontes de ferro. Se a sua dieta não inclui proteína animal, você pode obter ferro de leguminosas, vegetais e cereais.

Por que você precisa de ferro durante a gravidez?

Existem algumas razões pelas quais o ferro é necessário durante a gravidez. Saiba mais, a seguir:

  • É essencial para fabricar hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para outras células.
  • É um componente importante da mioglobina, colágeno e muitas outras enzimas.
  • Ajuda a manter um sistema imunológico saudável.
  • A quantidade de sangue no corpo aumenta durante a gravidez até que você tenha quase 50% mais sangue do que o normal. Consequentemente, ferro adicional é necessário para produzir mais hemoglobina.
  • O ferro adicional é necessário para o bebê em crescimento e para a placenta, especialmente no segundo e terceiro trimestres.
  • A anemia por deficiência de ferro durante a gravidez está associada com nascimento prematuro e baixo peso ao nascer.
prato de lentilhas

6 alimentos ricos em ferro para mulheres grávidas

Para tratar a deficiência de ferro naturalmente durante a gravidez, os seguintes alimentos são importantes:

1. Frutos secos

Os frutos secos fornecem uma incrível fonte de ferro não-heme, já que ajudam a aumentar os níveis no corpo com facilidade e eficiência.

Pistache, castanha de caju, pinhão, avelã, amendoim, amêndoa torrada e nozes de damasco são algumas das melhores fontes de ferro que você pode encontrar no mercado.

2. Espinafre

O espinafre é um dos vegetais mais nutritivos. É repleto de ferro não-heme e muitos outros nutrientes essenciais para a saúde. Como uma das principais fontes vegetais de ferro, o espinafre é delicioso cru ou cozido.

3. Sardinhas

As sardinhas são provavelmente mais conhecidas por sua alta concentração de ômega-3 e vitamina D. No entanto, elas também fornecem uma importante fonte de ferro heme.

“É essencial pata fabricar hemoglobina, a proteína nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para outras células”

4. Chocolate preto

Quando você compra chocolate preto de alta qualidade, você não apenas se sente saciada com o sabor, mas também dá ao seu corpo uma dose significativa de ferro não-heme. 

Além disso, contém outros componentes nutricionais, como magnésio, cálcio, fósforo e potássio. É uma opção perfeita e deliciosa de sobremesa saudável!

5. Lentilhas

As lentilhas são um dos alimentos mais popularmente conhecidos por sua contribuição extra de ferro. Esse tipo de legume tem uma quantidade impressionante de ferro não-heme.

Além de seu alto suprimento de nutrientes, é um alimento muito econômico, versátil e fundamental para um bom desenvolvimento físico e mental.

sardinhas com torradas

6. Espirulina

A espirulina é um dos alimentos ricos em ferro para mulheres grávidas que não deve ser ignorado. É uma alga esverdeada conhecida por seu sabor intenso e seu perfil nutricional ainda mais poderoso.

Quando se trata de fontes de ferro vegetarianas que não são heme, a espirulina é, sem dúvida, uma das mais notáveis. Além disso, também é rica em aminoácidos essenciais, proteínas, vitaminas B, C, D e E.

Por fim, lembre-se de que o ferro é um mineral importante e que deve ser incluído na sua dieta durante a gestação.

Portanto, não se esqueça de que os alimentos ricos em ferro para mulheres grávidas são compatíveis com o cérebro em desenvolvimento do bebê e ajudam a manter um suprimento saudável de oxigênio no sangue.

  • Sato, A. P. S., Fujimor, E., Szarfarc, S. C., Borges, A. L. V., & Tsunechiro, M. A. (2010). Consumo alimentar e ingestão de ferro de gestantes e mulheres em idade reprodutiva. Revista Latino Americano Enfermagem. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000200016