Curiosidades sobre o ciclo menstrual e a concepção

· 6 de março de 2018
O funcionamento do aparelho reprodutor feminino é muito mais complexo do que muitas pessoas pensam. Neste artigo, vamos abordar a relação existente entre o ciclo menstrual e a concepção.

O ciclo menstrual e a concepção têm uma relação direta. Para qualquer estudo de fertilidade em uma mulher, é essencial conhecer o funcionamento do seu ciclo menstrual. Todas as mudanças internas e externas que ocorrem durante cada período são decisivas quando se trata de conceber.

Nesse sentido, é vital saber como funciona a ovulação no organismo da mulher. Lembre-se de que a ovulação é o processo pelo qual o corpo da mulher libera um óvulo.

A reprodução ocorre quando o óvulo é fecundado por um espermatozoide. Neste artigo você vai encontrar fatos interessantes que talvez ainda não conhecia sobre a ovulação, o ciclo menstrual e a fertilidade.

“A idade é um fator importante quando se fala sobre fertilidade feminina e o potencial de reprodução depende das reservas ovarianas. Conforme você envelhece, essas reservas diminuem. Isto significa que haverá menos óvulos e que com o passar dos anos a qualidade dos óvulos será menor”

–Catriona Harvey Jenner–

Por que há uma relação entre o ciclo menstrual e a concepção?

  • Além do dia em que ocorre a ovulação, os dois ou três dias anteriores também são marcados pelo aumento da fertilidade. Se você quer conceber, preste atenção nessas datas. Lembre-se de que os espermatozoides permanecem no corpo feminino por mais de 24 horas.
  • Durante a ovulação. Os lábios ficam mais atraentes, a pele mais macia, a voz se torna mais doce e as pupilas se dilatam.
A libido feminina aumenta durante a fase folicular

  • A vida do óvulo é muito curta. Quando o óvulo é liberado, sobrevive de 4 a 12 horas no organismo da mulher. Se você quer engravidar, deve ter em mente estes intervalos de tempo para facilitar o encontro do espermatozoide com o óvulo.
  • Você pode reconhecer que está ovulando por mudanças em seu comportamento. Nesse período, o corpo da mulher se prepara para a reprodução. Toda a feminilidade fica a flor da pele.
  • O olfato fica mais aguçado durante a ovulação. Durante o ciclo menstrual, o olfato da mulher fica mais sensível durante alguns dias. Será muito mais fácil perceber os hormônios masculinos e o cheiro específico de um homem pode ser muito atraente.

Outros fatos curiosos sobre o ciclo menstrual e a concepção

  • Toda mulher nasce com milhões de óvulos imaturos nos ovários, que são conhecidos como ovócitos. Durante a adolescência, a metade dos ovócitos é absorvida pelos ovários. Esta será a quantidade que será liberada ao longo de toda a vida reprodutiva.
  • Doenças sexualmente transmissíveis sem tratamento adequado podem provocar infertilidade. Isso pode acontecer com homens e mulheres.
  • Cólicas menstruais e os sintomas são mais fortes durante os meses de inverno. O fluxo de sangue, a intensidade da dor e da duração do sangramento tendem a ser mais fortes por causa do frio.
  • Durante a menstruação, você pode ter certos comportamentos que são comuns em homens. Os níveis de estrogênio diminuem durante sua menstruação, o que pode fazer com que, em alguns casos, as habilidades cognitivas associadas ao homem dominem.
fatos sobre sua menstruação

  • Um período menstrual pode causar carência de ferro. A perda de sangue faz com que uma boa quantidade de ferro também seja perdida. Um sintoma desta carência é a constante sensação de fadiga.
  • O corpo precisa de um pouco de gordura para menstruar regularmente. Se os níveis de gordura corporal estiverem inferiores a 8%, o ciclo menstrual tende a diminuir ou desaparecer. As células de gordura estão relacionadas com os níveis de estrogênio, hormônios necessários para menstruar e engravidar.

Você já conhecia todos esses fatos sobre o ciclo menstrual e como afetam a sua capacidade de conceber? O funcionamento do corpo das mulheres é muito mais complexo do que pensamos!

Agora que você já tem conhecimento, pode tirar proveito da relação entre o ciclo menstrual e a concepção. Se você quer ser mãe, não hesite em colocá-los em prática.