Encanto, o filme que ajuda as crianças a encontrar seu poder

Encanto é um filme da Disney que ensina as crianças a não se compararem e a se valorizarem por quem são. Conheça as principais lições desse maravilhoso longa-metragem.
Encanto, o filme que ajuda as crianças a encontrar seu poder

Última atualização: 23 março, 2022

Não é segredo para ninguém que os conteúdos audiovisuais nutrem e moldam a mente. E, no caso das crianças, que ainda estão em formação, seu efeito pode ser ainda mais poderoso. Por esse motivo, devemos selecionar criteriosamente as séries e filmes aos quais as expomos, certificando-nos de que contenham e transmitam valores e aprendizados adequados. Nesse sentido, uma das opções mais interessantes e positivas dos últimos tempos é Encanto, uma produção da Disney que estreou em novembro passado.

Esse filme tem tudo para cativar crianças e adultos. Fantasia, trilha sonora, cenário, personagens… cada elemento do filme é marcante e fascinante. No entanto, o aspecto mais poderoso de Encanto é sua mensagem: todos nós temos um dom que nos torna únicos, mesmo que ainda não possamos enxergá-lo.

Descubra Encanto e conheça a família Madrigal

Se você ainda não teve a oportunidade de ver esse longa-metragem, confira um resumo a seguir. A história se concentra no clã Madrigal, uma família da Colômbia que vive em uma pequena cidade nas montanhas chamada Encanto. Alma, a avó, foi obrigada a fugir para esse lugar e aqui criar os seus três filhos, numa casa mágica que representa a força e a união da família.

Cada membro desse clã tem um dom único. O tio Bruno prediz o futuro, Julieta pode curar os outros com suas receitas, Luisa tem uma força sobre-humana, Isabela pode conjurar belas flores e plantas por onde passa… No entanto, há apenas um membro da a família que não recebeu nenhuma dessas habilidades extraordinárias, a pequena Mirabel.

Quando a magia que cerca o Encanto fica em perigo, a menina decide investigar, explorar e tomar a iniciativa de evitar que tudo ao seu redor desmorone. E, nessa jornada, descobrirá lições valiosas.

Quais valores e lições Encanto transmite às crianças?

O filme destaca a força do amor, do perdão, da compreensão e da importância da família. Mas, além disso, transmite mensagens importantes sobre a própria identidade. Reflete realidades com as quais muitas crianças podem se identificar e compartilha lições que as ajudarão em seu próprio caminho de vida.

Não se compare com o resto

Essa é uma das maiores lições desse filme. Mirabel não pode deixar de se sentir diferente, inadequada ou imperfeita quando comparada ao resto de sua família. A menina não enxerga em si mesma os dons e habilidades que vê nos outros.

No entanto, aprenderá que somos todos diferentes e valiosos, que nem tudo que reluz é ouro e que mesmo a pessoa mais aparentemente perfeita tem seus próprios problemas e medos.

Seu poder é ser você mesmo

Assim como o argumento levantado desde o início, seria de esperar que no final Mirabel recebesse aquele superpoder único que ela tanto anseia. No entanto, ela vivencia uma descoberta ainda mais valiosa: o maior poder que possuímos é sermos nós mesmos.

Com Encanto as crianças vão aprender que não é necessário se destacar em algo em particular, ser o melhor ou o único em algo. Elas entenderão que seu valor não é medido por suas notas, sua habilidade atlética ou artística, mas que são importantes e suficientes simplesmente por serem quem são. Talvez elas ainda não tenham descoberto suas qualidades e virtudes, mas todos nós temos uma essência diferente e é justamente isso que nos torna tão especiais.

Os rótulos podem pesar muito

Há uma terceira lição valiosa que podemos tirar do filme, nesse caso talvez mais focado nos pais. Muitas vezes colocamos expectativas e rótulos em nossos filhos que podem se tornar um fardo para seu desenvolvimento e bem-estar.

Isabela, a irmã considerada “Dona Perfeita” por Mirabel, confessa que tem sido um grande fardo ter que cumprir esse papel que lhe foi atribuído na família. Quando ela finalmente se permite ser ela, imperfeita e real, tudo muda para melhor.

Assim, evite definir seus filhos e deixe as possibilidades abertas para eles. Não rotule seu filho como preguiçoso, bagunçado ou desajeitado, mas também não o classifique como obediente, atlético ou acadêmico.

Deixe que sejam, mudem e se transformem conforme suas próprias necessidades.

Encanto, um filme para refletir em família

Família assistindo Encanto

Em suma, esse filme não é apenas ideal para entreter, emocionar e empatizar com os personagens, pois também abre um caminho de reflexão para compartilhar com as crianças. Que lugar você acha que elas ocupam na família? Elas estão felizes com isso ou sentem que se espera muito delas? Quais você acha que são seus dons, suas qualidades, o que as torna especiais? Elas tendem a se comparar com os irmãos, primos ou colegas com muita frequência?

Essas reflexões podem ser muito valiosas também para os adultos. Finalmente, para poder acompanhar as crianças em sua jornada, devemos primeiro conhecer a nossa. Antes de tudo, lembre-se e lembre seus filhos: ninguém é como você, e esse é o seu poder.

Pode interessar a você...
A ecologia nos filmes infantis
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
A ecologia nos filmes infantis

Educar as crianças para respeitar e cuidar do meio ambiente desde pequenas é fundamental. Vamos falar sobre a ecologia nos filmes infantis.