Como ensinar os alunos a fazer resumos?
Em um resumo, focamos no essencial, nas informações mais importantes, e descartamos todos os dados irrelevantes. Dominar essa estratégia de compreensão e de produção de textos é essencial para qualquer aluno. Por esse motivo, elaboramos este artigo falando sobre como ensinar os alunos a fazer resumos.
Devemos ter em mente que essa é uma habilidade muito complexa, adquirida ao longo do tempo e da prática. Por esse motivo, é interessante que os alunos comecem a fazer resumos desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.
Em que consiste um resumo?
Antes de ensinar as crianças a fazer um bom resumo, é necessário entender bem em que consiste essa ação. Assim, de acordo com José Antonio Moreiro González, resumir pode ser definido como:
“Uma ação sobre o conteúdo dos documentos para reduzir a abundância de informações contidas neles e para destacar as partes da mensagem que são mais convenientes para os usuários. Depois disso, a mensagem original é transformada, passando a formar um novo documento que conhecemos como resumo: texto autônomo, breve e gramaticalmente completo, que contém o conteúdo substancial de outro, o primeiro ou original”.
-José Antonio Moreiro González-
De uma maneira mais simples, resumir consiste em selecionar as informações mais importantes em um texto e escrevê-las com as nossas próprias palavras, de uma maneira breve.
Dessa forma, é possível modificar e sintetizar o conteúdo a ser estudado, relacionando e representando as ideias principais e secundárias, a fim de facilitar a assimilação e a memorização.
Quais são as operações cognitivas envolvidas?
De acordo com Teodoro Álvarez Angulo, professor de Didática da Língua e da Literatura da Universidade Complutense de Madri, elaborar um resumo é um processo complexo que envolve a realização de diversas operações cognitivas, tais como:
- Entender o texto.
- Refletir sobre o conteúdo lido.
- Processar as informações e saber como discriminá-las.
- Selecionar, organizar e classificar as ideias do texto.
- Reformular e reescrever o que for relevante no texto.
- Produzir um novo texto.
- Seguir as regras de textualidade (coerência, coesão, adequação e correção).
Como ensinar os alunos a fazer resumos?
Para ensinar os alunos a fazer bons resumos, primeiramente é necessário indicar que eles devem fazer uma pré-leitura, uma primeira leitura rápida do texto, e uma leitura compreensiva, lendo o texto cuidadosamente, parando para compreender cada parágrafo.
Em seguida, eles devem aplicar a técnica de sublinhar, distinguindo e selecionando as ideias principais, ou seja, as informações mais importantes e as informações complementares de cada parágrafo. Então, eles devem escrever ao lado de cada parágrafo uma palavra-chave ou frase curta que defina as principais ideias sublinhadas.
Uma vez que todas essas etapas anteriores tiverem sido concluídas, o resumo já pode ser feito. Para isso, é necessário considerar o que foi sublinhado e tentar usar as próprias palavras ou palavras simples para encurtar o texto e sempre evitar copiar ou parafrasear.
Além disso, também é necessário explicar aos alunos que um bom resumo deve ter as seguintes características:
- Deve conter todas as ideias importantes.
- As ideias principais do texto devem estar ligadas a frases que façam sentido.
- Deve ser composto de frases curtas e diretas.
- Precisa ser objetivo, sem incluir as nossas opiniões sobre o assunto.
- Deve partir do geral para o específico.
- Não podemos incluir travessões ou asteriscos.
Em suma, devemos deixar claro para os alunos que resumir não consiste em copiar pequenos fragmentos do texto, e sim em escrever com as próprias palavras o essencial do seu conteúdo. Portanto, a partir das ideias principais, é necessário reconstruir um texto e tentar deixá-lo claro e com o menor número possível de palavras.