Brainstorming para a realização de trabalhos em grupo

A técnica de brainstorming é muito útil para que os alunos realizem trabalhos em grupo com eficiência.
Brainstorming para a realização de trabalhos em grupo
Ana Couñago

Escrito e verificado por a psicóloga Ana Couñago.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

A técnica de brainstorming, também conhecida como chuva ou tempestade de ideias, é uma ferramenta de trabalho em grupo que facilita o processo de gerar ideias novas e originais relacionadas a um determinado tópico. Para isso, é necessário criar um ambiente descontraído que permita a cooperação entre todos os membros do grupo.

Essa técnica pode ser muito enriquecedora para os estudantes, tanto no meio acadêmico quanto no pessoal.

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.”

-Ray Kroc-

Benefícios do trabalho em grupo

A aprendizagem cooperativa é definida por Johnson, Johnson e Holubec como:

“O emprego didático de grupos reduzidos nos quais os alunos trabalham de forma colaborativa para maximizar seu próprio aprendizado e o dos outros”.

Brainstorming para realizar trabalhos em grupo

Portanto, pode-se dizer que os trabalhos em grupo servem para que os estudantes cooperem e colaborem entre si, a fim de alcançar uma meta ou um objetivo comum.

O uso dessa metodologia de ensino em sala de aula oferece vários benefícios para os alunos, como:

  • Favorece o sentimento de pertencimento e de coesão grupal.
  • Potencializa uma convivência positiva.
  • Promove a autonomia e a independência.
  • Permite aprender e colocar em prática certos valores éticos.
  • Influencia a melhora da capacidade comunicativa, sendo mais aberta e fluida.
  • Promove a inclusão, o respeito mútuo e a aceitação dos demais.
  • Favorece maior aprendizado e desempenho acadêmico.
  • Aumenta a produtividade.
  • Potencializa as habilidades sociais.
  • Permite o desenvolvimento de uma melhor autoestima e autoconceito pessoal.
  • Promove o equilíbrio e o bem-estar psicológico e social.
  • Favorece a capacidade de avaliação e regulação da própria aprendizagem.
  • Permite adquirir e colocar em prática as habilidades de tomada de decisão.

Assim, por todas essas razões, é conveniente ensinar as crianças, desde pequenas, a realizar trabalhos em equipe. Para facilitar esse processo, podem ser ensinadas técnicas de grupo, como o brainstorming.

Brainstorming para realização de trabalhos em grupo

Antes de colocar em prática a técnica do brainstorming, é necessário ter em mente três regras básicas:

  • Todas as ideias são válidas. Não se rejeita nem se elimina nenhuma das ideias propostas pelos participantes do grupo, por mais absurdas que possam parecer. Além disso, está totalmente proibido qualquer tipo de crítica ou deboche.
  • Deve-se escutar ativamente todas as propostas que vão surgindo, com a finalidade de melhorá-las, mas sem julgá-las.
  • Deve-se agir rapidamente. Para isso, é preciso evitar se deter em debates, discussões ou explicações. Trata-se de dizer o máximo de ideias possíveis sobre o assunto.

“Ouça sem julgar, fale sem ofender e observe sem desprezar. Três valores que farão você ser mais justo com os outros”.

-Anônimo-

Brainstorming para realizar trabalhos em grupo

Passos para executar a técnica do brainstorming

Ao executar a técnica de brainstorming, ou tempestade de ideias, na realização de um trabalho em grupo, as seguintes fases devem ser seguidas:

  1. Especifique qual é o tema do trabalho.
  2. Os integrantes do grupo participam dizendo o maior número de ideias que vier à cabeça durante um período de tempo determinado para a elaboração do trabalho.
  3. Um dos membros do grupo anota todas as sugestões que vão sendo expressadas.
  4. Quando as ideias acabarem ou o tempo acabar, todas as propostas são lidas em voz alta.
  5. Discute-se em grupo para escolher as melhores propostas e a informação que pode ser mais útil para realizar o trabalho.

No final do brainstorming, os estudantes terão uma ampla variedade de ideias para responder às perguntas que o trabalho deve incluir. Caso seja necessário, deve-se tentar melhorar essas ideias selecionadas.

Por fim, é conveniente criar um roteiro com os pontos que serão incluídos no documento para, depois, começar a escrever o trabalho em grupo.


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  • Fernández de Haro, E. (2010). El trabajo en equipo mediante aprendizaje cooperativo. Universidad de Granada: Departamento de Psicología Evolutiva y de la Educación.
  • Johnson, D.W. y Johnson, R.T. (1994). Learning Together and Alone. Cooperative, Competitive and Individualistic Learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice-Hall, Inc.
  • Johnson, D. W., Johnson, R. T. y Holubec, E. J. (1994). The nuts and bolts of cooperative learning. Interaction Book Co.

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