Ensinar as crianças a fazer esquemas para estudar
Fazer esquemas para estudar é uma boa maneira de sintetizar informações a fim de lembrar melhor de conceitos e conhecimentos. É conveniente ensinar essa técnica de estudo para as crianças desde pequenas, para que elas aprendam a estudar de uma maneira eficaz e eficiente.
Dessa forma, devemos ter em mente que os esquemas são apenas mais um passo que deve ser dado dentro da complexa tarefa de estudar. Assim, é possível distinguir entre as seguintes cinco fases do estudo:
- Leitura compreensiva.
- Sublinhado.
- Síntese.
- Memorização.
- Autoavaliação.
“O hábito de estudar é a repetição do ato de estudar realizado sob características ambientais, espaciais, temporais e com características iguais. O hábito de estudar é o primeiro passo para ativar e desenvolver a capacidade de aprender dos alunos.”
– García Huidobro –
Ensinar as crianças a fazer esquemas para estudar
No estudo, ao chegar à fase de síntese, é necessário usar estratégias para a organizar e preparar as informações que permitam modificar o conteúdo, a fim de facilitar a assimilação e a memorização. Para isso, é possível fazer esquemas.
Os esquemas relacionam e representam, de uma forma clara e visual, as ideias principais e secundárias de um texto. Portanto, a grande vantagem deles, em comparação com outras técnicas de síntese, como os resumos, por exemplo, é que permitem que as informações relevantes sejam vistas com um único olhar.
Porém, diferentes tipos de esquemas podem ser feitos, de acordo com o que for necessário estudar:
- Comparativos. São usados para comparar características e observar as informações facilmente.
- Hierárquicos. São aqueles usados para organizar e classificar as ideias de um texto, integrando alguns conceitos com outros.
- Sequenciais. Necessários para organizar as informações de forma sequencial, com base em diversas variáveis (passagem do tempo, mudanças na forma, mudanças nas características, etc.).
É importante transmitir esse conhecimento sobre os esquemas para todas as crianças. Porém, para aprender essa técnica de estudo, não basta apenas conhecer a teoria, também é necessário praticar bastante.
Assim, é conveniente que os pais acompanhem os filhos durante as sessões de estudo, ajudando-os a desenvolver os primeiros esquemas para que, aos poucos, eles possam fazê-los de forma autônoma.
“Nunca considere o estudo como uma obrigação, mas como uma oportunidade de penetrar no lindo e maravilhoso mundo do conhecimento.”
– Albert Einstein –
Características de um bom esquema
Vale a pena destacar que, para fazer um bom esquema, vários passos devem ser seguidos:
- Ler o texto com atenção.
- Selecionar e sublinhar as ideias principais e secundárias.
- Pensar em um título que seja uma síntese do texto.
- Escolher o tipo de esquema que será feito.
- Dividir o texto em tópicos gerais e subtópicos.
- Colocar cada ideia em um tópico diferente e formulá-la de uma maneira breve e precisa.
Além disso, também é necessário que os esquemas feitos para estudar tenham uma série de características:
- Todas as ideias principais precisam estar integradas.
- As ideias principais do texto devem estar destacadas e claramente relacionadas.
- Devem seguir uma estrutura lógica, com as ideias principais e secundárias bem organizadas.
- A apresentação deve ser limpa para que o conteúdo possa ser entendido rapidamente.
- Devem ser escritos com uma linguagem quase telegráfica, usando palavras-chave ou frases curtas e diretas.
Seguindo essas dicas, as crianças podem aprender a desenvolver esquemas apropriados para ter um bom desempenho escolar.
Assim, os alunos poderão obter, com um único olhar, uma ideia geral dos temas de estudo, o que é benéfico para adquirir, assimilar, entender e lembrar as informações com facilidade. Isso requer trabalho, tempo e esforço, mas vale a pena!
“Se você quer vencer, não fique olhando a escada. Comece a subir, degrau por degrau, até chegar ao topo.”
– Anônimo –
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