Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo
Um dos segredos para aproveitar as horas diante dos livros e anotações é saber organizar o tempo de estudo. Por isso, nas linhas a seguir, vamos propor algumas ideias para ensinar às crianças esse bom hábito para o período escolar.
Certamente, durante os primeiros anos do ensino fundamental, os pequenos não têm muitas tarefas escolares para fazer em casa. No entanto, conforme progridem e passam de nível escolar, as responsabilidades e obrigações acadêmicas começam a aumentar. Quando isso acontecer, é hora de se sentar com as crianças e dar alguns conselhos para que possam passar em todas as matérias com sucesso.
“Um tempo bem organizado é o mais claro sinal da mente bem preparada”.
-Sir Isaac Pitmanpic-
Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo
Para garantir que os pequenos tenham um bom desempenho acadêmico, é importante ensiná-los a organizar o tempo de estudo. A seguir, vamos descrever algumas orientações úteis para fazer isso.
No início, as orientações devem ser seguidas com a ajuda e a supervisão dos pais até que estejam completamente dominadas e se tornem mais um hábito. Nesse ponto, o estudante já será capaz de organizar o seu tempo de forma autônoma e eficaz.
1. Elaborar um cronograma ou calendário para organizar o tempo de estudo
É importante elaborar um cronograma ou calendário de estudos para ter clareza sobre o plano a ser seguido e para poder consultá-lo sempre que necessário. Esse plano deve ser realista e consistente.
Para isso, primeiramente é preciso identificar todas as suas atividades ao longo do dia (refeições, aulas, atividades extracurriculares, etc.). Uma vez que as horas diárias disponíveis forem conhecidas, é necessário definir o horário que será dedicado à realização das sessões de estudo e como elas vão ser organizadas.
2. Estabelecer objetivos de estudo específicos
Em cada sessão de estudo, é preciso definir objetivos específicos de acordo com as tarefas a fazer e com o tema que precisa ser estudado ou revisado. É preciso consultar a agenda e o calendário de estudos para ter clareza sobre as responsabilidades e as obrigações acadêmicas do dia.
“Planejar sem objetivos acaba sendo uma lista interminável”.
-Anônimo-
3. Dividir o tempo de estudo de acordo com as matérias
Para organizar as sessões de estudo de forma eficaz, é necessário estabelecer prioridades, de forma que o tempo disponível seja distribuído de acordo com a proximidade das provas ou da data de entrega de trabalhos ou tarefas, bem como com a dificuldade ou o nível de exigência de cada matéria.
4. Fazer pausas durante o estudo
Ao organizar o tempo de estudo, é necessário levar as pausas em consideração, pois elas são importantes para uma melhor concentração e um melhor desempenho. Dessa forma, o ideal é fazer pausas curtas, de cerca de cinco minutos, a cada meia hora de estudo.
A importância de ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo
Ensinar as crianças a organizar o tempo de estudo pode beneficiá-las não apenas academicamente, mas também no âmbito pessoal. Isso porque graças a esse hábito elas desenvolvem valores como responsabilidade, perseverança, comprometimento e esforço.
Essas crianças crescem com a grande vantagem de saber aproveitar o tempo, o que é um grande desafio para muitos adultos. De fato, o político, inventor e cientista americano Benjamin Franklin já dizia:
“As três coisas mais difíceis no mundo são: guardar um segredo, perdoar uma injúria e aproveitar o tempo”.
Além disso, ao aprender a investir e administrar bem o seu tempo, os pequenos ficam mais seguros de si mesmas e lidam de uma maneira melhor com as situações que envolvem passar horas trabalhando ou fazendo a mesma atividade com atenção.
E você, o que está esperando para colocar em prática as dicas que mostramos sobre a organização dos estudos com os seus filhos? Ensine seus filhos a se tornarem ótimos alunos desde pequenos!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Serrate, R. (2008). Ayúdale a estudiar. Las claves del éxito escolar. España: Ediciones del Laberinto.