Três atividades para promover a concentração na sala de aula

05 Setembro, 2020
Existem muitas atividades para promover a concentração na sala de aula. Na prática, trata-se de motivar os alunos e evitar as distrações. Em alguns casos, são apenas atividades mentais. Em outras, são usados sistemas e vários tipos de elementos.

É muito frequente que crianças e adolescentes se distraiam facilmente durante as aulas. Isso pode ocorrer por causa de um grande número de fatores. A duração dos períodos de atenção dos alunos varia de acordo com a idade, a motivação, a hora do dia e a matéria. Conheça três atividades para promover a concentração na sala de aula!

Conforme as crianças vão crescendo, a capacidade de atenção vai aumentando. No entanto, também é possível treiná-las para melhorar a concentração e a atenção em qualquer idade. Para isso, existem várias estratégias e metodologias que os professores podem utilizar. A seguir, vamos ver exemplos de atividades para promover a concentração na sala de aula.

Manter uma rotina antes do início da aula

Antes de iniciar a aula ou de dar instruções para uma atividade, é altamente recomendável que o professor mantenha uma pequena rotina. Isso vai ajudar os alunos a prepararem o cérebro para o início da aula e também vai estimular a concentração.

Essa rotina servirá para marcar o final do tempo de relaxamento e o início de um período de aprendizagem que exigirá mais atenção. Ao mantê-la todos os dias, os alunos vão se acostumar e a transição será mais fácil.

Primeiramente, é necessário obter silêncio total. Para isso, é muito útil avisar os alunos de que eles poderão conversar durante alguns minutos e, em seguida, será emitido um sinal indicando que o silêncio deve começar.

O sinal pode ser simplesmente contar até três ou, então, usar um sino ou qualquer outro sinal sonoro. Também é importante ensinar que, além do silêncio, esse sinal também indicará que eles devem se sentar corretamente, olhando para a frente.

atividades para promover a concentração na sala de aula

Exercícios mentais para promover a concentração

Para obter a atenção dos alunos, é aconselhável aplicar alguns exercícios mentais, que também podem ser aplicados entre os ciclos de aprendizagem ou simplesmente quando for percebido que a turma perdeu a concentração. Existem muitas atividades desse tipo que são úteis para promover a concentração na sala de aula.

A técnica da tartaruga é um dos clássicos. Trata-se de contar para as crianças ou adolescentes a história da tartaruga, que pode ser facilmente encontrada na internet. É necessário explicar que, toda vez que escutarem a palavra ‘tartaruga’, eles devem colocar a cabeça entre os ombros e ficar quietos, imitando esse animal quando ele está dentro do casco.

“É essencial planejar blocos que não excedam 15 ou 20 minutos. Além desse tempo, os alunos não serão capazes de manter a atenção”.

Outra estratégia amplamente usada é a do jogo da caixa. Trata- se de mostrar aos alunos uma série de objetos e colocá-los em uma caixa. Em seguida, eles devem nomear os objetos dentro da caixa, um a um. Além de promover a concentração, esse exercício também ajuda a fortalecer a memória.

Por outro lado, podemos apelar para os elementos lúdicos que ajudam a melhorar a concentração na sala de aula. Entre eles estão os quebra-cabeças, os jogos para encontrar as diferenças, os caça-palavras, o jogo da memória, etc.

Todas essas atividades são excelentes aliadas para os professores, ajudando os alunos a desenvolver sua capacidade de atenção. O importante é não usar sempre as mesmas e tentar torná-las tão divertidas quanto possível.

atividades para promover a concentração na sala de aula

Criar um ambiente favorável e evitar distrações

Para que as crianças se concentrem melhor na sala de aula, é importante criar um ambiente adequado. O espaço deve ser bem iluminado, arejado, com uma temperatura confortável e silenciosa. Além disso, as distrações devem ser evitadas o máximo possível.

Por exemplo, é importante que o professor prepare todo o material necessário com antecedência. As idas e vindas à procura de materiais é uma fonte de distração que tornará muito difícil fazer com que os alunos mantenham o foco.

Para promover a concentração na sala de aula, é essencial planejar blocos que não excedam 15 ou 20 minutos. Além desse tempo, os alunos não serão capazes de manter a atenção e começarão a se distrair. Esse sistema também facilitará o processamento de informações.

Por fim, também é importante controlar o nível de dificuldade da tarefa de atenção que estiver sendo exigidaUma atividade que seja fácil ou difícil demais levará à falta de atenção por parte dos alunos.

  • Worth, S. E. (2008). Storytelling and narrative knowing: An examination of the epistemic benefits of well-told stories. Journal of Aesthetic Education, 42(3), 42-56. https://www.jstor.org/stable/25160289
  • Farrell, C. H., & Nessel, D. D. (1982). Effects of Storytelling: An Ancient Art for Modern Classrooms.
  • Agosto, D. E. (2016). Why storytelling matters: Unveiling the literacy benefits of storytelling. Children and Libraries, 14(2), 21-26. https://journals.ala.org/cal/article/view/5990
  • Joe L. Frost, Sue Clark Wortham and Robert Stuart Reifel. (2001). Play and child development. Merrill, Prentice Hall.
  • Duncan, G. J., & Magnuson, K. (2011). The nature and impact of early achievement skills, attention skills, and behavior problems. Whither opportunity, 47-70.
  • Ericsson, I. (2008). Motor skills, attention and academic achievements. An intervention study in school years 1–3. British Educational Research Journal, 34(3), 301-313.
  • Jensen, E. (2009). Teaching with poverty in mind: What being poor does to kids’ brains and what schools can do about it. ASCD.
  • Cadavid Castro, Martha Alicia. (2009). “Inteligencia, alimentación y nutrición en la niñez: revisión.” Perspect. nutr. hum 11.2 (2009): 187-201.
  • Martin, A., Booth, J. N., Laird, Y., Sproule, J., Reilly, J. J., & Saunders, D. H. (2018). Physical activity, diet and other behavioural interventions for improving cognition and school achievement in children and adolescents with obesity or overweight. The Cochrane Database of Systematic Reviews, 3(3), CD009728. https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD009728.pub3/abstract?cookiesEnabled