Ensine a seu filho o valor da empatia

6 de agosto de 2018
Como qualidade, a empatia funciona para superar o ego e o egoísmo, traços de personalidade que impedem o estabelecimento de relações e comunicações construtivas.

Considera-se que as pessoas nascem sendo empáticas ou não. Há alguma verdade nessa afirmação porque algumas pessoas nascem com uma inclinação natural para com os demais, que é popularmente conhecido como “habilidade com pessoas”. No entanto, a empatia é um valor. Portanto, pode ser ensinada.

Neste interessante post lhe daremos algumas dicas para que você apresente ao seu filho o valor da empatia.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, tomar o seu ponto de vista e ver os problemas e a realidade como outras pessoas a enxergam. É se colocar na pele de outra pessoa para saber o que ela sente e pensa sem necessidade de mediar as palavras.

É uma qualidade da personalidade que está localizada no domínio interpessoal e do desenvolvimento emocional do indivíduo. Portanto, quanto mais empático você for, mais relações harmoniosas, saudáveis garante, além de sucesso derivado da capacidade de “saber ler” os demais.

Ensinar ao seu filho esse valor tão raro na atualidade irá lhe garantir uma vida adulta com maior confiança, flexibilidade e tolerância para com os seus parceiros. Uma criança criada na empatia não é invejosa ou arrogante e irá tender a liderar equipes de forma positiva, democrática e proativa.

valor da empatia

O que é a empatia?

A empatia como valor a ser ensinado possui vários aspectos e benefícios:

  • Capacidade de perceber o ambiente e as emoções.
  • Reação emocional para com as outras pessoas.
  • Identificação e externalização de expressões.
  • Desenvolvimento na criança do pensamento causal. Ou seja, saber identificar a origem de um problema.
  • Desenvolvimento do toque. Uma criança empática saberá como e quando dizer coisas sem fazer os outros se sentirem mal.
  • Respeito pelas opiniões e estilos de vida dos outros.
  • Desenvolvimento da inteligência emocional.

Uma criança criada na empatia irá desfrutar de uma profunda compreensão das situações, saberá abordar os demais e os convencer. A empatia permite se comunicar de forma mais assertiva.

Uma criança empática é uma criança querida, apreciada ao seu redor e, quando adulta, será alguém estimado com habilidades sociais que vão torná-la mais autoconfiante, mais forte e mais sociável.

A empatia, assim como a matemática ou a linguagem, é um valor interessante para seu filho ter como uma ferramenta para enfrentar os desafios do mundo.

Como ensinar ao seu filho o valor da empatia?

Uma maneira eficaz é ser empática com o seu filho. Ou seja, estar ciente de suas emoções, aprender a ler os seus gestos e os seus silêncios. É se preocupar de maneira genuína com sua vida. Pergunte como ele se sente sobre alguma situação familiar, descubra sua opinião e respeite-a.

Por exemplo, se estão planejando visitar algum familiar, mas seu filho não mostra nenhum interesse ou se mostra indisposto, pergunte a ele o porquê desse sentimento, a que se deve e como ele se sentirá melhor. Você irá se surpreender ao ouvir a sua opinião.

valor da empatia

Da mesma forma, se o seu filho tem agido errado e tem causado dano a alguém, você deve fazê-lo reconhecer o erro e a maneira que sua atitude foi sentida pela outra pessoa. Pergunte como ele se sentiria se tivessem feito isso para ele e procurem juntos formas de reparar os danos.

Outra maneira de ensinar a empatia é com role plays. Brinquem de se disfarçar de outros membros da família e imitem suas atitudes. Assim, você aprenderá a saber o que se sente ao estar na pele de outra pessoa.

Filmes infantis que possuem em sua temática a empatia (Frozen, Spirit, Valente) e leituras de histórias que ensinem sobre essa qualidade é uma forma divertida de aprender.

Cuidar de um animal de estimação também é uma maneira prática e que dá bons resultados na hora de ensinar empatia e responsabilidade para nossos filhos.

Treinar o ouvido para saber escutar com cuidado e evitar sermões. Ouça seu filho com a mente aberta. Quando ele perceber que você é empática, irá te imitar.