Ensine ao seu filho o verdadeiro valor de um presente

· 25 de maio de 2017

Mesmo que a maioria das pessoas goste de receber presente, o detalhe desse fato reside em aprender a cuidar e apreciar aquilo que recebemos. Mostre ao seu filho o valor do dinheiro, do trabalho e do esforço que podem estar por trás dos presentes que as pessoas dão umas às outras. Ensine ao seu filho o verdadeiro valor de um presente.

Às vezes quando temos condições financeiras cometemos o erro de dar aos nossos filhos tudo que eles desejam somente para apreciar as carinhas de felicidade deles. Mas não percebemos que dar tudo o que eles desejam pode gerar, no futuro, atitudes bem negativas.

Uma criança acostumada a ganhar tudo o que quer, quando não ganha, muito provavelmente vai se manifestar de forma negativa. Por exemplo, com birras, choro e irritação ou dizer desrespeitosamente que não era isso que ela queria.

Se seu filho deseja muito alguma coisa você precisa ensinar que ele deve fazer por merecer, por meio de atitudes positivas. Tais como: bom comportamento, colaboração em pequenas tarefas ou deveres, tirando boas notas, etc…

Dessa forma, seu filho vai valorizar aquilo que batalhou para ganhar. E, ao mesmo tempo você estará incutindo valores sobre o significado do esforço próprio e do compromisso.

Desde muito cedo é preciso ensinar às crianças que, ao receber qualquer presente, gostando muito ou pouco é preciso levar em consideração as boas intenções das pessoas que deram tal presente. Você deve falar ao seu filho sobre tato, sentimentos, educação e, sobretudo, sobre a palavra gratidão.

O valor de um presente: dinheiro

valor de um presente

Mesmo que você ache que seu filho é muito pequeno para saber sobre finanças é indispensável fazê-lo compreender o que é dinheiro e preço, ou o valor das coisas. Você pode fazer isso por meio de exemplos simples como: esse brinquedo custa 5 moedas e na carteira da mamãe só tem 3.

Explique de forma simples que você precisa se esforçar para economizar e pagar as contas, a comida, a televisão por assinatura e também os brinquedos. Ensine seu filho a considerar que às vezes mesmo que você possa dar tudo, nem sempre ele terá tudo o que quer.

Dessa forma, mesmo que seja difícil ele vai compreender e se solidarizar com todas as responsabilidades que você tem para manter o lar do qual faz parte.

Uma forma prática de ensinar que nem sempre é fácil ter o que desejamos é premiar as boas atitudes do seu filho com dinheiro (algo simbólico). Assim, ele vai poder comprar um dia o brinquedo que deseja e, se gastar tudo em doces, vai aprender sobre a importância de economizar.

O valor de um presente: amor

Você deve ensinar que os presentes são dados para expressar carinho e interesse por uma pessoa. Os objetivos são unicamente demonstrar: amor, afeto e empatia, sem esperar reciprocidade alguma.

Diga ao seu filho, por exemplo, como ele poderia se sentir triste se desse um desenho, que passou horas fazendo a um amigo, e este dissesse que não gostou muito ou que esperava ganhar outra coisa.

Mesmo que pareça difícil é preciso que ele aprenda a se colocar no lugar dos outros para conseguir ser uma boa pessoa. Assim, vai poder distinguir que aquilo que é caro, grande e notável é somente material. Não é o mais importante.

O valor de um presente: trabalho e esforço

valor de um presente

Se você já explicou sobre o dinheiro, também é preciso dizer como consegui-lo. Além de explicar o que é um trabalho e porquê é preciso esforço para que as pessoas possam comprar um presente.

As horas de trabalho para conseguir dinheiro às vezes requerem muito esforço e disciplina. É bom tentar colocar isso em prática para que seu filho conheça e viva essa experiência.

Ensinar ao seu filho o verdadeiro valor de um presente vai fazer com que ele raciocine, colabore e se sensibilize com as pessoas com quem convive. Além disso, ele vai aprender a considerar e a receber com muitíssimo amor tudo o que as pessoas estiverem dispostas a dar.

… Dou de presente pra você a paz que habita minha alma, para que você desfrute dela quando se sentir incomodado com as coisas da vida.
Dou pra você tudo que possuo para poder ver você sorrir.
Porque seu sorriso alegra minha vida…
-Jocabeth/Yocabeth –

O mais importante de tudo é ensinar ao seu filho que o melhor presente não é material. Expressar afeto, receber um abraço ou um beijo inesperado, devem ser os presentes mais valorizados pelas pessoas que dão e pelas que recebem.