Ensine a relação de causa e efeito ao seu filho
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É importante que a criança entenda como e por que as situações ao seu redor acontecem. Na atualidade, há inúmeros meios de exercitar o cérebro de uma criança.
A relação de causa e efeito é de vital importância para o desenvolvimento cognitivo da criança. As sensações, a percepção, a memória, a atenção e a concentração são processos que ajudam na elaboração desse tipo de relação.
Na vida cotidiana, são observadas situações que se relacionam a esse tema como, por exemplo, o bebê sabe que quando chora (causa) alguém vai confortá-lo (efeito).
Como ensinar a relação de causa e efeito de acordo com a fase de desenvolvimento da criança?
Neste caso, vamos tratar sobre como se deve estimular as crianças:
Crianças na fase II, entre 1 e 4 meses
- Permitir que a criança interaja com os brinquedos. Neste caso, são mais recomendáveis aqueles brinquedos que fazem barulho, ou seja, que emitem algum ruído em resposta a uma ação realizada pela criança. Por exemplo, uma boneca que emite um som quando pressionada.
- No começo, você deve ensinar mostrando como se faz. Tente várias vezes até que a criança consiga fazer sozinha.
- Com os chocalhos, mostre ao bebê o movimento que se deve fazer para que o som seja produzido. Assim, ele poderá entender que vai provocar um som se balançar o chocalho.
- Para que a criança associe a obtenção de leite com o movimento de sucção, é possível fazer um exercício. No momento em que você estiver dando a mamadeira ou o seio, retire para um momento de descanso e, ao dar de volta, deixe-o chupar.
- Pegar ambas as mãos do bebê e bater palmas com elas. Isso ajuda o pequeno a perceber que, ao bater as mãos, vai produzir um som.
- Andar ao redor do bebê sempre falando de forma que a criança consiga seguir você com o olhar.
Crianças na fase III, de 4 a 8 meses
- Colocar a criança de barriga para cima no berço para que alcance os móbiles com as pernas. Ela vai saber que ao mexer as perninhas pode movimentar um objeto e vai repetir essa ação quando quiser.
- Colocar um rádio na frente do bebê, mostrando que, quando se aperta o botão, ele liga ou desliga. A criança vai repetir essa ação para produzir o som.
- Se a criança balbucia, a mãe pode repetir o que diz para que se estabeleça uma boa conversação entre os dois.
- Estimular o bebê a cantar, colocando uma música calma na qual ele possa prestar atenção. Ou também a mãe pode cantarolar para que o bebê observe.
- Falar constantemente com o bebê, depois do banho, após dar a mamadeira, etc. O que importa é falar e é muito positivo variar o tom de voz.
Crianças na fase IV, de 8 a 12 meses
- Assim que a criança começar a falar, é possível praticar para que ela associe os nomes das pessoas ao seu redor. Após isso, é recomendável que as pessoas se virem quando a criança chamar.
- Mostre à criança um móbile adequado, isso quer dizer, um suficientemente leve que possa ser acionado de diferentes maneiras, tocando, empurrando. Deve-se deixar a criança praticar sozinha.
- Na hora de comer, a mãe pode dizer o nome dos alimentos como mamadeira, pão, batata, etc., sempre mostrando qual é qual.
- A mãe pode cantar junto com a criança. Enquanto isso, pegue um paninho do bebê e coloque na sua boca para que o pequeno não cante. Ao retirar, a mãe volta a cantar. Repita várias vezes para que o pequeno compreenda o exercício.
- Mostre à criança vários instrumentos musicais de modo que ela possa aprender o que se deve fazer para que o objeto emita um som.
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