Ensine seu filho a compartilhar com outras crianças

Compartilhar, para as crianças, é um processo que deve fazer parte de seu aprendizado. Ainda que possa parecer algo simples, nem sempre é. Para ter sucesso é necessário dedicação, amor e muita, mas muita, paciência.
Ensine seu filho a compartilhar com outras crianças

Última atualização: 26 outubro, 2018

Para fazer com que a tarefa de ensinar nossos filhos a compartilhar com outras crianças não seja impossível, precisamos conhecer alguns métodos práticos para passar a mensagem.

É fundamental aplicar técnicas para controlar a ansiedade e a frustração. O objetivo é fazer com que seu filho não seja impaciente quando, por exemplo, for a vez dele de esperar.

Temos que saber que a partir dos três anos a criança pode assumir de forma consciente o ato de compartilhar.

Se você preferir ensinar esse valor mais cedo, é importante entender que não é fácil que ela entenda o que é dela e o que é de outra criança.

Explicar de uma maneira clara os pontos positivos do ato de compartilhar é muito importante. O processo de aprendizagem pode ser facilitado com exemplos relacionados a amigos, colegas da escola, etc.

Nem tudo que está nas suas mãos te pertence

a compartilhar

O sentido de propriedade é difícil de lidar. Isso porque as crianças tendem a interpretar que um objeto ou brinquedo é dela quando brincam com ele por bastante tempo.

Nos momentos de confusão ou inconformidades, é apropriado reforçar com a frase “nem tudo que está nas suas mãos te pertence”.

Recomendamos estimular o relacionamento com outras crianças. Assim, seu filho poderá aprender a devolver o objeto do outro depois de ter brincado.

Ter a empatia necessária nos ajudará a entender os sentimentos dos nossos filhos e facilitar o processo de ensino.

A ideia é que ele entenda o conceito e as vantagens de compartilhar sem se sentir pressionado.

Se ele é obrigado ou se o pai ou a mãe são hostis nesse momento, é possível que se obtenham resultados negativos.

Explicar através de nossas ações como as crianças podem compartilhar com amigos ou familiares é uma das melhores ferramentas de aprendizagem que você pode utilizar.

Existem algumas formas básicas de ensinar as crianças a compartilhar. A seguir destacaremos algumas.

Ensinar a compartilhar: seu filho imita suas ações

a compartilhar
  • Compartilhar algo que elas gostem (não necessariamente um brinquedo) pode fazer com que entendam que a intenção é desfrutar dos dois.
  • Ver no dia a dia dentro de casa a importância de compartilhar em distintas situações fará com que seu filho adote os mesmos padrões.
  • Devemos propiciar momentos para o encontro com amigos. Assim, podemos reforçar o comportamento de compartilhar e ajudar a entender a importância de aplicar isso em todo momento.
  • É necessário fazer uso de palavras que o motivem e parabenizá-lo quando compartilhar alguma coisa.
  • Não se deve obrigar a compartilhar. Pelo contrário, sempre deve ser uma negociação na qual o seu filho entenda que também vai ganhar com isso.
  • Sensibilizá-lo de como seu amigo se sente quando ele não compartilha. Inclusive, como ele se sente nos casos em que ocorre o contrário. Dessa maneira, ele terá a oportunidade de experimentar a sensação de tristeza ou frustração que sente quando acontece o inverso.
  • Definir com antecedência quais coisas são particulares e quais são de uso comum. Isso pode ser aplicado em parques ou lugares públicos para que fique claro quais são os objetos de uso geral.
  • O valor do respeito com nossos filhos é muito importante. Então, devemos evitar tirar os brinquedos dele para agradar outra criança. É preciso ter cuidado, visto que o efeito contrário à intenção inicial pode acontecer.
  • Evitar fazer comparações com outras crianças. Afinal, é um processo de aprendizagem no qual nem todos aprendem no mesmo momento. Isso não quer dizer que sejam melhores ou piores, apenas que são únicos.

Enfim, não se esqueça:

Mamães e papais: não devemos esquecer que ensinar hábitos aos nossos filhos não é algo que acontece rapidamente ou de um dia para o outro.

Esses processos, muitas vezes, exigem bastante tempo e podem nos desmotivar.

Precisamos ajudar a criar crianças felizes. Crianças que consigam crescer com valores infundidos com amor e não através da força.

Lembre-se de que as repressões verbais ficam gravadas em suas mentes e criam aversão ao que estamos tentando ensinar.

Você pode se sentir feliz quando seu filho aprende a compartilhar porque está criando e educando seu filho para que seja uma pessoa íntegra e amistosa em qualquer ambiente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.