Ensine seu filho a ser responsável
É claro que cada família possui um método de educação próprio e transmite os valores que seus membros respeitam. No entanto, consideramos que nossos conselhos podem ser adaptados a qualquer doutrina que você deseja seguir na sua casa.
Sinceramente, esperamos que este artigo seja útil para que você consiga ensinar seu filho a ser responsável e, de alguma forma, continuar avançando no difícil, mas precioso trabalho de educá-lo.
Para ensinar seu filho a ser responsável:
Atribua tarefas dentro de casa
As tarefas domésticas devem ser divididas entre todos os membros da família, desde os pequenos até os mais velhos. Isso também deve ser ensinado à criança.
Ela é a principal responsável por manter seu quarto arrumado e seus brinquedos no devido lugar. Não é certo que a mamãe e o papai tenham que ficar atrás dos filhos o dia todo pedindo para que arrumem a bagunça que fizeram.
Mas a criança deve aprender que não são responsabilidades dela apenas o quarto e os brinquedos.
Existem muitas tarefas de casa que beneficiam toda a família. Por isso, devem ser de responsabilidade de todos. A limpeza, o preparo das refeições, lavar a louça, lavar as roupas, tirar o lixo, reciclar, cortar a grama, etc.
O trabalho engrandece o homem e por meio do trabalho se aprende a ser responsável. Por esse motivo, inclusive quando a criança tiver apenas um ano de idade, é preciso ensiná-la a ajudar nas tarefas domésticas. Como?
Por exemplo: se seu filho tem um aninho, ele pode ajudar você a levar a roupa lavada da cama até o armário, a levar o cesto de roupa suja vazio até o banheiro ou até o lugar que você costuma colocar.
Da mesma forma, você pode pedir para ele ajudar a carregar as compras do carro até a cozinha. Claro que nessas sacolas deve haver coisas leves, como caixinhas de chá, iogurtes, sorvetes, pão…coisas do tipo.
Para que as responsabilidades não o peguem de surpresa quando for mais velho, você deve ensinar seu filho a ajudar em casa a partir do momento em que ele começar a dar os primeiros passos.
Ensine a se preocupar com as outras pessoas
Com 2, 3 ou 4 anos de idade, a criança deve aprender a se preocupar com as outras pessoas e ajudá-las sempre que for preciso. Assim, você estará ensinando seu filho a ser responsável com seus semelhantes.
A maior responsabilidade dele se resume a estudar e aprender algo novo todos os dias. Mas ele deve aprender que aquelas pessoas com quem convive precisam dele tanto quanto ele precisa delas.
Se a mamãe está com dor de cabeça e deita por uns instantes no sofá, ele pode fazer carinho na testa para tirar a dor e ficar um pouco com ela.
Ensinar uma criança a amar e gostar das outras pessoas também é se preocupar com seu bem-estar físico e emocional.
É importante que a criança nem sempre seja o centro das preocupações familiares. Ela precisa aprender que os outros membros da família também são humanos e, como tal, também são importantes.
Recompense pelo bom comportamento
Por fim, queremos falar sobre o significado das recompensas na formação de uma criança e sobre o quanto isso vai ajudá-la a ser mais responsável. Mesmo que, no começo, você não acredite nessa prática, dê uma chance!
Tenha em mente que quando falamos sobre recompensas, neste caso, não nos referimos a uma bicicleta, um tablet, um celular, um passeio ou qualquer outro presente material que pode ser dado a uma criança.
Falamos sobre recompensas como elogios, demonstrações de carinho e cuidados com a autoestima.
Uma criança que é responsável consigo mesma e com as outras pessoas deve receber elogios dos adultos com quem convive. É preciso destacar as boas ações e o bom comportamento.
Mas, é claro, também não é preciso exagerar porque isso pode causar certo egoísmo.
Se hoje, por exemplo, além das responsabilidades habituais (fazer as tarefas da escola, tirar o lixo, arrumar o quarto e guardar os brinquedos), a criança se preocupou em ajudar a mamãe a colocar a mesa e o papai a podar as plantas do jardim, ela com certeza merece um elogio:
“Que criança mais responsável!”, “Como você está crescendo rápido!” “Muito bem, é assim que se faz!” “Obrigada”.
Todos gostamos de ser valorizados
Porque seu filho, assim como as outras crianças, precisa receber respostas que indiquem que ele está agindo corretamente e que demonstrem o quanto as outras pessoas valorizam as atitudes dele.
Tenha em mente que as crianças adoram ser úteis e receber maravilhosas recompensas: um beijo, um carinho nos cabelos, um abraço ou uma frase encorajadora. Podemos dizer, por exemplo, “Que criança mais responsável, olha como ajuda a mamãe!”.
Além disso, se é verdade, por que não colocar isso em palavras? Quem poderia ser melhor para ensinar seu filho do que você, mamãe?
Imagem principal cortesia de © wikiHow.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- González-Pienda, J. A. (2007). Los retos de la familia hoy ante la educación de sus hijos: a educar también se aprende. https://ruc.udc.es/dspace/bitstream/handle/2183/7080/RGP_15-13_Cong.pdf
- Macías Vélez, L., & Mejía Macías, Y. A. (2008). El niño entre la inocencia y la responsabilidad. Cartilla:¿ Cómo educar niños y niñas responsables? http://200.24.17.68:8080/jspui/handle/123456789/1643
- Seitún, M. (2011). Criar hijos confiados, motivados y seguros: Hacia una paternidad responsable y feliz. GRIJALBO.