Ensine seus filhos a ajudar nas tarefas domésticas

Fazer com que as crianças colaborem no trabalho doméstico é uma boa maneira de ajudá-los a se desenvolver de forma independente no futuro e serem adultos responsáveis.
Ensine seus filhos a ajudar nas tarefas domésticas
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

Certamente você já ouviu falar que é bom para seus filhos colaborarem no trabalho doméstico. Isso é verdade. A seguir te contaremos como e porquê você deve introduzi-los nas tarefas domésticas. Ajudar no trabalho doméstico é o início de uma aprendizagem fundamental para seus filhos: a capacidade de ser independente. É isso mesmo. Algo tão rotineiro e básico quanto responsabilizá-los por certas tarefas pode fazer seus filhos crescerem seguros, independentes e capazes de alcançarem seus objetivos.

Os especialistas reconhecem que é muito benéfico para nossos filhos ajudar em casa com tarefas adaptadas às suas idades e habilidades.

Benefícios da colaboração no trabalho doméstico

Há muitas vantagens em deixar que seus filhos façam pequenas tarefas domésticas.

  • Aumenta a autoestima. Ao saber que são capazes de executar as tarefas, terão a satisfação de acreditar serem importantes, o que fomentará sua autoestima.
  • Ajuda na independência. Ser autônomos deve ser um dos objetivos na educação das crianças. Criando filhos que são capazes de enfrentar as dificuldades da vida sem depender de ninguém além de si mesmos.
As tarefas da casa devem ser divididas entre pais e filhos.
  • Ensina responsabilidade. A responsabilidade é essa capacidade (ensinável) para enfrentar o que é colocado diante de nós sem delegar, fugir ou abandonar.
  • Incentiva o trabalho em equipe. As crianças aprenderão a trabalhar em equipe e a colaborar. Saber como gerenciar tarefas com base em uma distribuição de equipe é benéfico para elas. Juntos é possível conseguir mais e melhores coisas.
  • Contribui para a organização e a higiene. Saber que é necessário ter uma casa organizada e limpa é importante. A organização do lar pode ajudar na organização das ideias. Trata-se de estabelecer regras básicas de convivência para poder ter, no futuro, seu próprio lar.
  • Promove a capacidade de ajudar os outros. Colaborar nas tarefas domésticas faz com que a criança compreenda que elas são obrigação de todos, não da mãe ou do pai. A satisfação por ter ajudado o resto da família será uma recompensa para o seu filho.

“A educação não é uma preparação para a vida; a educação é a própria vida “

–John Dewey–

Como ensinar a colaborar nas tarefas da casa

Há uma série de dicas que você deve seguir para educar através da colaboração nas tarefas domésticas.

  1. Não mandar. O objetivo é fazer com que seus filhos internalizem a disciplina e a responsabilidade de ter que fazer as tarefas. Se você mandar, ela se tornará uma obrigação e, portanto, algo que a criança não deseja cumprir. Sugira divisão de tarefas e colaboração
  2. Faça um quadro de tarefas. Cada um executará a tarefa atribuída de acordo com sua idade e habilidades.
  3. Ajude e acompanhe quando necessário. Evite fazer a tarefa pelos filhos. Ensine-os a fazê-las, faça-as de novo juntos e depois fique com eles enquanto fazem sozinhos.
  4. Não gritar nem criticar. Você não busca a perfeição, e sim criar o hábito. Pouco a pouco, eles vão melhorar, mas você deve ser paciente. Tente não gritar com eles ou impor sua maneira de fazer as coisas. Eles alcançarão sua própria perfeição.
  5. Recompense o esforço. Você deve valorizar o trabalho realizado. Não se esqueça de que um “muito bem” ajuda mais do que um “isso está errado”.

Tarefas da casa de acordo com a idade

Mas não basta dar qualquer tarefa. Temos que selecioná-las de acordo com a idade dos pequenos. Lembre-se de que quanto mais eles considerarem uma brincadeira, mais eles vão colaborar. Elaborar um sistema de recompensas que devem ser obtidas após a conclusão das tarefas é um método infalível.

Crianças pequenas (2-3 anos)

  • Levar a fralda suja até o lixo.
  • Juntar seus próprios brinquedos.
  • Deixar roupas sujas perto da máquina de lavar.
  • Alimentar o animal de estimação.
  • Ir sozinho ao banheiro.
  • Tentar se vestir sozinho.

Crianças (4-6 anos)

  • Manter o quarto arrumado.
  • Ajudar a colocar e tirar a mesa.
  • Tentar arrumar a própria cama.
  • Dobrar a roupa.
As crianças também ajudam em casa

Crianças (7-10 anos)

  • Regar as plantas.
  • Lavar os pratos.
  • Arrumar a cama sozinho.
  • Ajudar a limpar: varrer, tirar o pó, etc.

Adolescentes (10-12 anos)

Quanto mais cedo você ensiná-los a colaborar nas tarefas domésticas, mais cedo eles aprenderão que as coisas não acontecem por conta própria e, portanto, a ajuda deles também é necessária.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.