Ensine aos seus filhos o que fazer caso se percam

· 12 de abril de 2017

O filho se perder em um lugar público é uma situação sobre a qual não pensamos até o dia em que acontece. Costumam ser momentos de tensão e desespero.

Para evitar que esse fato nos leve à loucura é importante de alguma forma treinar nossos filhos para que eles saibam reagir adequadamente caso se percam de nós.

As regras que toda criança deve saber

Esta preparação deve começar quando seus filhos ainda são bem pequenos, assim que começarem a andar. Você deve estabelecer um plano ao sair e pedir aos seus filhos que sigam suas instruções ao pé da letra, mesmo quando não estiverem perto de você.

  • Lembre-os de que eles não devem se afastar para um lugar onde você não esteja presente para supervisioná-los. Eles sempre devem ficar no seu campo de visão e audição.
  • Certifique-se de que, desde muito pequenos, saibam o próprio nome completo e, claro, o seu também. Dessa forma será mais fácil identificar você.
  • Deixe claro que, se você não estiver por perto eles não devem aceitar nada de estranhos. Muito menos entrar no carro de algum desconhecido.
  • Ensine aos mais pequenos que se estiverem em um lugar no qual não consigam ver você, uma boa solução é se sentar no chão e tentar chamar ou gritar seu nome para que você possa achá-los.
  • Diga que, caso se percam, eles devem procurar uma pessoa responsável pela segurança, um salva-vidas ou qualquer outra pessoa que represente autoridade. Se não for possível, a opção menos perigosa é pedir ajuda às outras mães que estiverem com seus filhos. Para dar o exemplo, quando estiver passeando com seus filhos, peça uma informação em alguma loja. Assim, será mais fácil imitar suas ações e as crianças não entrarão em pânico imediatamente após se perder.
  • Mostre que, quando estiverem em um lugar público aberto, eles devem ficar de mãos dadas com você. Explique que isso irá evitar que qualquer desconhecido possa lhes fazer mal. Se a criança ainda é muito pequena, a melhor escolha é levá-la para dar uma volta de carro e deixar que aprecie a vista.
  • Se você sai para algum lugar com uma criança um pouco maior pode estabelecer um ponto de encontro, para o qual ambos devem se dirigir caso seu filho se perder de você.

 

se perder

As medidas de prevenção que você deve tomar:

  • Mesmo que seus filhos saibam seu número de celular, sempre deixe-o anotado por escrito. Seja em uma pulseira, um adesivo ou uma tatuagem temporária que possibilite à qualquer pessoa encontrar você e entrar em contato. Outra opção é escrever seu número dentro dos sapatos ou nas etiquetas das camisetas das crianças.
  • Se você vai a um lugar aberto com muita gente, pode vestir seus filhos com camisetas de cores fáceis de identificar na multidão. Roupas coloridas e chamativas também servem para afastar possíveis sequestradores.
  • Sempre tenha fotos atuais de seus filhos no celular. Isso pode ajudar muito caso vocês se percam. Pois, se você precisar pedir ajuda e referências, será muito mais fácil fazer isso com uma imagem clara.
  • Tenha um kit de identificação. Parece exagero? Mas não é quando um filho está perdido. Procure ter sempre ao alcance, anotado na agenda ou em um cartão, as características físicas precisas do seu filho, como altura, peso e inclusive suas impressões digitais. É muito melhor estar prevenida.
  • Compre uma pulseira de identificação: Hoje em dia é bem comum encontrar essas pulseiras. Nelas há espaço para colocar seus dados de contato e informações essenciais. E até alergias que a criança tiver, ou os medicamentos que possa tomar. As tatuagens temporárias também podem ser bastante efetivas e divertidas para seus filhos.

 

se perder

O que devo fazer se meu filho se perder

  • Antes de entrar em desespero tente procurar nos lugares à sua volta, seu filho provavelmente não foi muito longe. Pense nas coisas que talvez possam ter chamado a atenção dele. Isso pode dar à você uma ideia de onde começar a procurar.
  • Se você não obteve sucesso com o conselho anterior procure ajuda assim que seja possível. Seja com um guarda policial, ou um empregado do lugar em que estiver e que conheça perfeitamente o local.
  • Peça a ajuda da polícia se seu filho não aparecer depois de 5 ou 10 minutos. Quanto mais cedo você agir, mais fácil será encontrar o caminho que ele seguiu.