Entenda o sono do bebê dos 4 aos 6 meses

Quando um bebê nasce, tem o relógio interno descontrolado e não consegue diferenciar entre o dia e a noite. Mas à medida que os meses passam, estará a caminho de poder estabelecer um bom padrão de sono.
Entenda o sono do bebê dos 4 aos 6 meses

Última atualização: 04 julho, 2018

Para regular seu sono e conseguir dormir bem, o bebê vai precisar da sua ajuda. A partir dos 4 meses o sono dos bebês dura uma média de 14 horas por dia.

Um bebê de 4 meses pode dormir oito horas seguidas sem se alimentar. Aos 5 meses poderá dormir entre 10 e 11 horas. E quando tiver 6 meses irá precisar de uma média de 11 horas de sono ininterrupto a noite toda e alguns cochilos durante o dia.

Mas cada bebê é diferente. Assim, se o seu filho dormir menos ou mais do que essas horas você não deve se preocupar. Cada bebê irá precisar de mais ou menos tempo para se sentir descansado e ter energia. Um bebê de 4 meses que dorme 8 horas durante a noite sem se alimentar não pode ser normal. Cada bebê é diferente e você deverá respeitar seus ritmos biológicos.

É hora da mudança de quarto?

Quando os bebês têm entre 4 e 6 meses há pais que preferem mudá-los para um quarto para que eles possam ter o seu próprio lugar de descanso e para criarem boas rotinas de sono. Mas isso é algo relativo. Nem todos os pais optam por fazer essa mudança tão cedo e preferem esperar. Essa é uma decisão muito pessoal e você deverá avaliar as opções, dependendo do espaço em casa e das suas necessidades pessoais (e das do bebê).

sono do bebê

Às vezes a decisão de mudar um bebê para outro quarto é por causa do cansaço. Um pai poderia dormir com seu bebê muito mais tempo se fosse necessário. Mas, às vezes, lutar contra o cansaço pode se tornar uma montanha muito difícil de escalar. O esgotamento prolongado pode ser um fator de risco para a depressão.

Estabeleça rotinas e seja consistente

Para que o relógio interno do bebê se regule adequadamente, será necessário criar uma rotina diária e fazer com que ela aconteça a cada dia. Os bebês precisam se sentir seguros, saber o que vai acontecer depois para poder prevê-lo e assim saber quando tem que dormir.

Por isso, é importante ter uma hora estabelecida para o bebê dormir. As rotinas deverão acompanhá-los durante toda a infância. Uma vez que o relógio interno começa a se equilibrar, você notará como seu bebê vai começar a saber quando deve dormir ou inclusive será capaz de pedir com alguns sinais (esfregando os olhos, bocejando…).

Não se esqueça dos cochilos

Na hora de cochilar, os bebês não deverão dormir na escuridão total porque então poderiam se confundir com a hora de dormir à noite. Também não é necessário que a casa esteja em silêncio absoluto quando o bebê dorme, porque assim ele vai saber que é dia e que o tempo maior para dormir ainda não chegou.

Além disso, é importante respeitar os cochilos dos bebês porque eles dormem o que precisam. Nunca o acorde para mamar e deixe que durma o quanto precisar. Mamar quando o bebê pedir nos primeiros meses de vida é ideal já que eles sabem regular quando estão com fome ou quando preferem parar de comer.

sono do bebê

Reconheça os sinais de sono

Quando um bebê tem entre 4 e 6 meses, é muito importante reconhecer os sinais que te indicam que ele está pronto para dormir. É muito importante saber isso para poder criar hábitos saudáveis de sono e para que o bebê se sinta mais feliz. Quando seu filho te diz que tem sono sem palavras é quando faz estes sinais:

  • Ficar o olhar perdido ou fixo em um ponto
  • Bocejar
  • Esfregar os olhos
  • Perder o interesse em interagir com as pessoas ou com os brinquedos
  • Estar irritável
  • Chorar
  • Fazer birras

Todos estes sinais estarão te dizendo que seu filho está com sono e quer descansar o mais rápido possível. Por isso, é muito importante que você os leve em conta todo o dia. Assim, ao entender os padrões de sono de seu bebê, você vai ajudá-lo a regular graças às rotinas. Quando começar a compreender quais são os sinais evidentes de que ele está cansado e prefere dormir do que ficar acordado, você verá como o sono de seu bebê vai ser previsível.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.