Hábitos saudáveis de sono: de 0 a 3 meses

9 de dezembro de 2016

O bem-estar de seu filho não é só protegê-lo dos perigos, amamentá-lo, cuidá-lo … é também criar hábitos de sono saudáveis que garantam a ele um bom descanso

Os hábitos de sono saudáveis em um bebê de 0 a 3 meses são esses costumes que irá inculcar no seu recém-nascido, a fim de garantir seu descanso e recuperação. Implicam não só as horas que o bebê precisa para dormir, mas também os hábitos antes e durante o sono, desde o nascimento, você os cria.

As horas de sono do bebê

Embora um bebê  geralmente durma mais de 15 horas por dia seu sono é desorganizado e dividido ao longo de um dia inteiro em períodos que variam de meia hora a quatro horas.

Há bebês que confundem a noite com o dia, porque dormem de manhã e passam as madrugadas, acordados. No entanto, no decorrer das semanas, eles começam a aumentar o seu ciclo de sono durante o dia e reduzi-lo à noite.

bebe-recien-nacido-500x374

Há uma crença de que você deve deixar o bebê bem cansado para que ele durma melhor.

No entanto, durante as primeiras semanas isso não será necessário porque eles praticamente seguirão os mesmos padrões que tinham quando estavam no útero. No decorrer das semanas, se for necessário aumente a atividade durante o dia para que durma por muito mais tempo.

Mesmo que um bebê de 0 a 3 meses seja incapaz de aprender as rotinas é importante que para que se acostumem e eduquem seu sono, as mães comecem a partir deste etapa.

Hábitos saudáveis de sono: de 0 a 3 meses

Para ajudar o seu bebê de 0 a 3 meses a dormir melhor em Soumamãe sugerimos alguns hábitos de sono saudáveis para você aplicar.

Estabeleça uma rotina para dormir

Durante a noite vista-o com uma roupa específica, cante a mesma canção, apague a luz e diga “boa noite”. O bebê não entenderá as suas palavras, mas irá progressivamente associar a frase com a hora de dormir.

Durante o dia você pode colocá-lo para escutar música, deitá-lo na cama num quarto com janelas abertas e dizer “é hora de dormir”.

Nunca altere o seu horário de sono

Você deve dormir o bebê nas mesmas horas de sempre mesmo que não tenha sono. Se é hora de ir dormir você deve fazer as rotinas definidas para esse momento.

Coloque-o para dormir sempre no mesmo lugar

Se quiser, durante o dia deite-o em um moisés e à noite em um berço maior, nunca quebre essa regra. É importante que o bebê estabeleça uma diferença entre o sono do dia e o da noite.

id-100213901

Nunca deite o bebê em sua cama

Há muitos perigos aos quais o bebê pode estar exposto dormindo com os pais. O fato de estar todas as noites deitado entre os dois também pode prejudicar a relação amorosa dos pais.

Evite fazê-lo dormir em seus braços

Embora seja extremamente agradável segurar uma criança durante o sono, este é um hábito pouco saudável.

Deite o bebê no berço, cante e dê umas palmadinhas suaves, mas saia da sala antes que esteja completamente adormecido. Ensine-o a dormir a noite toda.

Não espere até que o bebê esteja tão  cansado para dormir

Um bebê com muito sono e cansaço pode ficar alterado e chorar incontrolavelmente. Isso evitará que ele consiga dormir e influenciará negativamente em seu descanso

Diferencie o dia da noite

Durante o dia deite-o em um berço e quarto diferente e mantenha o ambiente com um pouco de luz. Não evite que ele escute os barulhos matutinos e típicos do cotidiano.

De noite, faça tudo ao contrário. Não acenda as luzes e nem faça barulho. Fale pouco com ele, não lhe sorria, nem o estimule tanto.

Lembre-se que há coisas que só se aprendem quando você é mãe. Encontrar e estabelecer os hábitos de sono saudáveis de seu bebê é uma delas.