Seu filho não consegue dormir cedo?

1 de julho de 2018
Dormir cedo não precisa ser um tormento para você nem para seu filho. Pelo contrário, essa deve ser uma recompensa ao final do dia. Um ato natural, uma ação à qual ambos estejam completamente acostumados.

Quando seu pequeno não consegue conciliar o sono ou se nega a dormir cedo, estamos frente a um inconveniente que devemos resolver antes que se transforme em hábito. 

Dormir cedo vai permitir que você e seu filho tenham energia garantida para enfrentar os desafios do novo dia que está por vir.

Um bom descaso é essencial para que as crianças desenvolvam a capacidade mental, assimilem o que aprenderam durante as aulas e, inclusive, possam lidar com um atarefado dia na escola.

Uma boa noite de sono vai se transformar em pilhas recarregadas durante o dia. Além de contribuir com o fortalecimento do sistema imunológico e nos ajudar a prevenir doenças.

Também ajuda a melhorar o estado de espírito. Em resumo, dormir bem e adequadamente vai fazer com que seu filho seja uma pessoa mais saudável física e emocionalmente.

Dormir é uma ação que se mostra involuntária. O corpo precisa, mesmo que as crianças não queiram tanto. Cair nos braços do deus do sono, conhecido como Morfeu, não deve ser um momento ruim para seu filho. Quando ficamos irritadas ou bravas porque nosso filho esta resistindo ao sono, somente conseguiremos causar mais rejeição e rebeldia.

Dormir cedo, o momento mais odiado do dia

dormir cedo

Em algumas situações somos nós, mães, que estimulamos essa resistência de dormir cedo nos nossos filhos. Deixamos os pequenos ocupados com muitas atividades – esportes, aulas de música, de idiomas – acreditando cegamente que, quando chegarem em casa, eles estarão tão cansados que irão direto para a cama. Dessa maneira causamos um efeito totalmente inverso.

Outras vezes, nós também acabamos por manter nossos filhos acordados por mais tempo do que normalmente deveríamos. Se acreditamos realmente que dormir cedo vai trazer benefícios, isso não deveria acontecer.

Passamos o dia todo no trabalho, ocupadas com tantas tarefas que, quando vemos nossos pequenos, só queremos passar mais tempo com eles. Assim, acabamos prolongando o tempo das brincadeiras e atrasamos a hora de ir dormir.

Seu filho não consegue dormir cedo? Algumas recomendações

dormir cedo

Estas são algumas recomendações para conseguir fazer com que seu filho durma na hora adequada:

  • Calcule a hora na qual ele deve se levantar. Caso seu pequeno esteja em idade escolar, é importante que ele durma o tempo necessário para que na manhã seguinte não se levante cansado.
  • Explique a ele que dormir é tão necessário quanto comer ou até mesmo brincar. Conhecer e experimentar os benefícios do descanso vão fazer com que seu filho compreenda que, mais do que uma obrigação, dormir cedo é uma necessidade.
  • Proporcione a ele as ferramentas necessárias para entender que ir para a cama na hora combinada vai ajudar a ter mais disposição nas aulas de futebol ou de ballet.
  • Encontre um equilíbrio. Entre os deveres diários e os momentos que você passa com seu filho, deve existir um tempo para o descanso dos dois.
  • Estabeleça uma rotina. Fazer com que as crianças façam o mesmo antes de dormir vai ajudar a criar hábitos. Escovar os dentes, colocar o pijama e apagar as luzes, por exemplo.
  • Determine um horário fixo para ir para cama. Mesmo que as crianças resistam, é importante que saibam que essa é uma regra a qual devem cumprir. Nos finais de semana os horários podem ser um pouco mais flexíveis, mas não muito.
  • Proporcione um tempo para seu filho relaxar antes de dormir. Desligue a televisão e os aparelhos eletrônicos um tempo antes do descanso. Ensine aos seus filhos que a cooperação é importante. O trabalho é conjunto.
  • Mostre para eles que dormir é uma atividade prazerosa. Leve seus filhos para o quarto e tenha uma breve conversa com eles ou leia uma historinha para deixar o momento de dormir mais prazeroso.
  • Ofereça prêmios pelo bom comportamento. Se seu filho vai sozinho para a cama na hora combinada, você pode recompensá-lo na manhã seguinte. Algumas palavras de reconhecimento ou o café da manhã favorito podem mostrar ao seu filho que o bom comportamento valeu a pena.

Como mães, devemos estar conscientes de que todo hábito demora um tempo para ser construído. Como tudo na vida, requer paciência e harmonia.

Enfim, conhecimento é poder. Se você conseguir colocar em prática cada um desses conselhos que propomos, vai descobrir os benefícios de ter crianças ou ser mães mais descansadas e felizes em casa.

Recomendados para você