Entrevista de emprego durante a adolescência: 10 dicas

04 Agosto, 2020
Na adolescência, ao dar os primeiros passos rumo ao mercado de trabalho, um dos principais momentos é o da entrevista de emprego. Para isso, existem algumas diretrizes importantes a serem lembradas.

Fazer a uma entrevista de emprego durante a adolescência pode parecer complicado. Na verdade, existe apenas uma palavra que define o que é necessário nesse caso: atitude. A pergunta que muitos se fazem é: que tipo de imagem devo passar?

Na prática, a atitude correta é se mostrar como você é, com suas responsabilidades, preocupações e desejos. Na lista a seguir, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Fazer uma entrevista de emprego durante a adolescência

Antes da entrevista

Esses são os fatores mais importantes para ter sucesso em uma entrevista de emprego durante a adolescência:

  • Informe-se sobre a empresa e o cargo: pesquisar o tipo de trabalho oferecido é muito importante para chegar à entrevista com confiança e segurança.
  • Pesquise sobre a empresa em si: você deve conhecer bem o que a empresa faz, como gera renda, se possui ou não concorrência no mercado, o número de funcionários, se há filiais e o que mais você puder imaginar. Assim, os empregadores vão perceber rapidamente que você sabe perfeitamente por que e para que está fazendo a entrevista.
  • Faça o seu currículo com base no que você pesquisou: ao fazer uma entrevista de emprego durante a adolescência, é provável que o seu currículo ainda tenha muitas partes em branco, pelo menos no que diz respeito às ‘experiências de trabalho’. No entanto, ele pode servir como um cartão de visita se tiver um bom design.
  • Detalhe cursos, habilidades e virtudes no seu currículo da maneira mais elegante possível: destaque os aspectos da sua vida que fazem de você um trabalhador ou uma trabalhadora responsável. Se ficar complicado, peça ajuda!
  • Ensaie as perguntas e respostas: em todas as entrevistas de emprego, existem algumas perguntas que têm como objetivo conhecer a atitude dos candidatos. Você deve ser capaz de responder com espontaneidade e desenvoltura a perguntas como ‘Por que você quer esse cargo?’. Além disso, você terá que saber como se expressar se te disserem: ‘Fale um pouco mais sobre você’.
dicas para fazer uma entrevista de emprego durante a adolescência

Durante a entrevista

  • A roupa: essa é uma das partes mais complicadas ao se preparar para uma entrevista de emprego durante a adolescência. Nesse ponto, você deve se lembrar daquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. O truque é usar roupas elegantes, porém discretas. Ou seja, é necessário evitar jeans e camisetas.
  • A pesquisa inicial pode ser estendida ao seguinte aspectos da empresa: qual é a imagem que a empresa deseja passar? Por outro lado, é preciso tomar extremo cuidado com a higiene pessoal, maquiagem e penteado.
  • Mais do que pontual: se você chegar à entrevista entre dez e cinco minutos antes, pode ter certeza de que terá marcado vários pontos com o empregador.
  • Cuidado com as solicitações: muitas agências de emprego solicitam que você preencha até dois ou três formulários de solicitação de emprego. Não transmita desconforto diante dessa situação. Leia bem cada pergunta e responda de maneira simples, com poucas palavras e a menor quantidade possível de adjetivos, quantitativos e pronomes pessoais de primeira pessoa.
  • Quebrando o gelo: durante a entrevista, demonstre uma pitada de humor, uma pequena amostra. Isso relaxa e gera simpatia. Tente destacar alguma qualidade que seus amigos e familiares amam em você. Você pode mencionar algo interessante como o último livro que leu ou os poemas que escreve no seu blog, por exemplo.
  • Linguagem corporalLembre-se de colocar os ombros levemente para trás deixando o peito ligeiramente levantado. Ao falar, olhe nos olhos. Se o entrevistador estiver falando, acene de vez em quando para mostrar que você está ouvindo. Por outro lado, mantenha os pés firmes e sorria ao entrar e sempre que for apropriado.
dicas para fazer uma entrevista de emprego durante a adolescência

“Você deve ser capaz de responder com espontaneidade e desenvoltura a perguntas como ‘Por que você quer esse cargo?’. Além disso, você terá que saber como se expressar se te disserem: ‘Fale um pouco mais sobre você'”

Após a entrevista

  • FeedbackMostre que você está 100% interessado no cargo fazendo suas próprias perguntas. Por exemplo, se você quiser saber sobre o salário e os detalhes do cargo, pode perguntar sobre as ‘condições gerais’. No entanto, você também pode fazer perguntas mais específicas sobre o cargo em si.

Em conclusão, fazer uma entrevista de emprego durante a adolescência vai abrir as portas para o mercado de trabalho, para o mundo adulto. Demonstre espontaneidade, tenha total confiança em si mesmo e transmita essa confiança ao empregador. Assim, quase certamente, a vaga será sua.